Certificado Digital


O que é o Certificado Digital?

O Certificado Digital (E-CNPJ ou Cartão NF-e) é um documento eletrônico que representa junto à Secretaria da Fazenda e outros órgãos. Ele pode ser emitido por empresas autorizadas pelo governo (saiba mais aqui).

Este é o mesmo certificado necessário para a emissão de notas – portanto, o computador da sua empresa que emite notas possui o certificado instalado.

Os Certificados Digitais podem ser representado por um arquivo (certificado do tipo A1), por um cartão ou um pen drive (certificados do tipo A3).

Dica: Você tem a opção de armazenar seu Certificado Digital do tipo A1 (o arquivo) direto no Arquivei, de modo que você não precisará mais estar com o certificado conectado na hora da consulta, elimina a necessidade do Java e te permite agendar Consultas e Arquivamentos Automáticos todos os dias. Para saber mais sobre isso, veja sobre Upload de Certificados e Agendamentos.

leitorasmartcard tokena1

Quais Certificados Digitais posso utilizar no Arquivei?

O Arquivei dá suporte tanto para certificados digitais A1 (arquivo) quanto o A3 (cartão ou token), para os modelos E-CNPJ e NF-e.

Entretanto, caso você não utilize Windows ou esteja numa rede com restrições de proxy, você deverá possuir o Certificado A1 e armazená-lo no Arquivei para poder utilizar o sistema. Veja como!

Como obtenho um Certificado Digital?

A emissão, renovação e revogação de Certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ é realizado por empresas devidamente autorizada pela Receita Federal do Brasil, denominada Autoridade Certificadora Habilitada.

Saiba mais em http://www.receita.fazenda.gov.br/atendvirtual/orientacoes/orientacoesgerais.htm

Como vejo quais Certificados Digitais possuo instalado no meu computador?

Se você utiliza o Windows, as instruções estão aqui.

Como instalo meu Certificado Digital?

Você deve consultar a empresa responsável por emitir o Certificado para instruções de como instalá-lo.

Não tenho um Certificado, consigo usar o Arquivei?

Se você não tem um Certificado Digital, você consegue usar o Arquivei, mas não conseguirá efetuar consultas e arquivamentos direto da Sefaz.

O Arquivei sem certificado funcionará para armazenar os documentos XMLs que você possui, como explicado em Armazenando Notas Emitidas e outros XMLs que você já possui.

Logo, indicamos que você adquira um Certificado Digital para poder usar todo o poder de monitoração e controle do Arquivei.


Esse artigo te ajudou?

Artigos Relacionados

Comentários

comentários