Certificado Digital: o que é e como obter


O que é?

O Certificado Digital (E-CNPJ ou Cartão NF-e) é um documento eletrônico, como se fosse uma assinatura, com validade jurídica, que permite a identificação segura de empresas e pode ser emitido com a autorização do Governo.

Ele pode ser na forma de um arquivo (certificado do tipo A1), que tem validade de 1 ano, ou na forma de um cartão ou token (certificado do tipo A3), que tem validade de 3 anos.

Quais Certificados Digitais posso utilizar no Arquivei?

O Arquivei dá suporte tanto para certificados digitais A1 (arquivo) quanto A3 (cartão ou token), para os modelos E-CNPJ e NF-e.

Entretanto, caso você não utilize Windows ou esteja numa rede com restrições de proxy, você deverá possuir o Certificado A1 e armazená-lo no Arquivei para poder utilizar o sistema. Veja como!

Dica: Você tem a opção de armazenar seu Certificado Digital do tipo A1 (o arquivo) direto no Arquivei de forma segura e criptografada, permitindo que você agende Consultas e Arquivamentos Automáticos todos os dias. Para saber mais sobre isso, veja sobre Upload de Certificados e Agendamentos.

leitorasmartcard tokena1

Como obter?

Este é o mesmo certificado necessário para a emissão de notas. Então, se tiver na dúvida se você já tem ou não, é só ver o computador que emite suas notas, que provavelmente estará com o certificado instalado lá.

Para encontrar seu certificado, se você utiliza o Windows, poderá acessar no seu computador o “Painel de Controle” -> “Sistema e Segurança” -> “Ferramentas Administrativas” -> “Gerenciar Certificados de Computador”. O seu certificado deve estar na pasta “Pessoal”. Ou você poderá abrir o Painel de Controle e digitar na barra de busca “Gerenciar Certificados de Computador”.

Caso já tenha conferido e não tenha mesmo, é só obter um. Para isso, saiba mais aqui :)

Como instalo meu Certificado Digital?

Você deve consultar a empresa responsável por emitir o Certificado para instruções de como instalá-lo.

Não tenho um Certificado, consigo usar o Arquivei?

Se você não tem um Certificado Digital, você consegue usar o Arquivei porém não conseguirá efetuar consultas e arquivamentos de notas fiscais junto ao Sefaz.

O Arquivei sem certificado funcionará para armazenar os documentos XMLs que você possui, como explicado em Armazenando Notas Emitidas e outros XMLs que você já possui.

Logo, indicamos que você adquira um Certificado Digital para poder usar todo o poder de monitoração e controle do Arquivei.


Esse artigo te ajudou?

Artigos Relacionados

Comentários

comentários