Certificado Digital


O que é o Certificado Digital?

O Certificado Digital (E-CNPJ ou Cartão NF-e) é um documento eletrônico que representa junto à Secretaria da Fazenda e outros órgãos e funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do usuário. Ele pode ser emitido por empresas autorizadas pelo governo. Para obter um certificado, saiba mais aqui.

Este é o mesmo certificado necessário para a emissão de notas, portanto, se estiver na dúvida se sua empresa já tem ou não certificado, saiba que o computador da sua empresa que emite notas já possui o certificado instalado. Caso ainda não tenha, busque uma certificadora e providencie para poder começar a utilizar os benefícios do Arquivei.

Os Certificados Digitais podem existir na forma de um arquivo (certificado do tipo A1) e têm validade de 1 ano, ou por um cartão, pen drive, token ou similar (certificados do tipo A3), e têm validade de 3 anos.

Dica: Você tem a opção de armazenar seu Certificado Digital do tipo A1 (o arquivo) direto no Arquivei de forma segura e criptografada, permitindo que você agende Consultas e Arquivamentos Automáticos todos os dias. Para saber mais sobre isso, veja sobre Upload de Certificados e Agendamentos.

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Quais Certificados Digitais posso utilizar no Arquivei?

O Arquivei dá suporte tanto para certificados digitais A1 (arquivo) quanto A3 (cartão ou token), para os modelos E-CNPJ e NF-e.

Entretanto, caso você não utilize Windows ou esteja numa rede com restrições de proxy, você deverá possuir o Certificado A1 e armazená-lo no Arquivei para poder utilizar o sistema. Veja como!

Como vejo quais Certificados Digitais possuo instalado no meu computador?

Se você utiliza o Windows, poderá acessar no seu computador o “Painel de Controle” -> “Sistema e Segurança” -> “Ferramentas Administrativas” -> “Gerenciar Certificados de Computador”. O seu certificado deve estar na pasta “Pessoal”. Ou você poderá abrir o Painel de Controle e digitar na barra de busca “Gerenciar Certificados de Computador”.

Como instalo meu Certificado Digital?

Você deve consultar a empresa responsável por emitir o Certificado para instruções de como instalá-lo.

Não tenho um Certificado, consigo usar o Arquivei?

Se você não tem um Certificado Digital, você consegue usar o Arquivei porém não conseguirá efetuar consultas e arquivamentos de notas fiscais junto ao Sefaz.

O Arquivei sem certificado funcionará para armazenar os documentos XMLs que você possui, como explicado em Armazenando Notas Emitidas e outros XMLs que você já possui.

Logo, indicamos que você adquira um Certificado Digital para poder usar todo o poder de monitoração e controle do Arquivei.


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