Tecnologias Emergentes Para A Sua Empresa | Arquivei
Principais tecnologias emergentes que podem ser uma solução prática na sua empresa - capa arquivei
Publicado em

agosto, 2022

Tecnologias emergentes que são uma solução prática para sua empresa

Quando falamos em tecnologia e inovação, sempre vem à cabeça as constantes mudanças que o mundo passa (e que continuará passando), e, com isso, há o surgimento das tecnologias emergentes.

Gestão de Empresas



Automações e IA

Integrações

Processos Internos

Quando falamos em tecnologia e inovação, sempre vem à cabeça as constantes mudanças que o mundo passa (e que continuará passando), e, com isso, há o surgimento das tecnologias emergentes.

Com as grandes e rápidas mudanças, as soluções tecnológicas estão sempre em movimento e desenvolvimento, numa contínua descoberta, a fim de promover impactos positivos nas mais diversas áreas, seja na sociedade, no ambiente de trabalho ou no mercado.


1. O que são as Tecnologias Emergentes?

As tecnologias emergentes são aqueles recursos tecnológicos com grande potencial de transformação, mas que ainda estão em processo de crescimento e evolução, ou seja, a sociedade já sabe da existência deles, mas essas tecnologias ainda não fazem parte do cotidiano.

E se você, empreendedor, quer se manter competitivo no mercado, é essencial se manter informado e conectado com tudo o que está acontecendo no meio da tecnologia.

Assim, para ficar por dentro de todas essas novidades, preparamos uma lista com as principais tecnologias emergentes. Confira!


2. Quais são as tecnologias emergentes? 

Como já mencionado, essas novas soluções têm como propósito trazer mudanças para o cotidiano e impactos positivos na sociedade e na cultura. E, com certeza, as tecnologias emergentes causarão mais impactos trabalhando em união do que se usadas individualmente.

Conforme uma pesquisa realizada pela PWC Brasil, essas são as principais tecnologias emergentes:

  • Blockchain 

Com essa tecnologia emergente, o sistema pode rastrear o envio de dados pela internet de uma maneira mais segura. Essas informações são organizadas em blocos e há mais segurança nas transações. Quem já utiliza esse tipo de tecnologia emergente são os bancos e instituições financeiras.

  • Impressões 3D 

Essas impressões são feitas a partir de modelos virtuais, podendo-se utilizar diversos tipos de materiais, como polímeros, metais ou até mesmo biomateriais.  O principal benefício dessa tecnologia é a redução de custos e de tempo.

  • Drones

Em várias notícias, já ouvimos falar sobre os testes que as grandes empresas, como Google, Amazon e outras, estão fazendo com drones. Essa tecnologia emergente, além de ser um novo transporte em potencial para a entrega de produtos, será útil para a segurança dos processos de comunicação.

  • Realidade Aumentada

Com essa tecnologia emergente, é possível otimizar processos, sendo uma nova maneira de ver o mundo. É possível aplicar essa tecnologia, por exemplo, em estoques, entregas e manutenções.

  • Inteligência Artificial 

Quando falamos em IA (Inteligência Artificial), estamos nos referindo à maneira como os dados e algoritmos estão sendo trabalhados para entender e criar os padrões a partir de determinadas informações “capturadas”. Essa tecnologia pode ajudar o varejo a prever novas tendências e hábitos consumidores.

  • Realidade Virtual 

Essa tecnologia está ficando muito conhecida pela possibilidade do usuário visitar um local ou visualizar qualquer cenário sem sair do lugar. Para isso, a realidade virtual utiliza imagens de computador com dimensões diferentes e em diversos ângulos.

  • Robótica

O principal benefício dessa tecnologia emergente é a agilidade na produção e na automação, sendo possível aumentar a produtividade, tornando-a em larga escala.

  • Internet das Coisas 

Essa é umas das tecnologias emergentes mais utilizadas até o momento, mas que ainda tem muito potencial de crescimento. Um exemplo da utilização dessa tecnologia é o acionamento de eletrodomésticos por voz e carros automatizados.


3. Como as tecnologias emergentes podem impactar as empresas? 

Agora que você já sabe quais são as principais tecnologias emergentes, é hora de compreender como elas vão impactar na rotina empresarial. 

Contudo, antes de tudo, o óbvio precisa ser dito: se você quer crescer, mas não adere à tecnologia na sua empresa, a chance disso dar certo é bem pequena.

Sabemos que o futuro do mundo é a tecnologia, entendendo também, obviamente, que ela não tira o valor do ser humano no mercado.

Nesse contexto, um dos maiores desejos do empreendedor é ter uma gestão mais eficiente, seja na gestão de pessoas, estoques ou em finanças. Isso porque, quando há uma gestão alinhada, os ruídos organizacionais são reduzidos ao máximo, aumentando a satisfação em estar na empresa, bem como proporcionando maior produtividade e comunicação eficaz.

A tecnologia tem impacto em todas as áreas de uma empresa, sendo possível haver redução de gastos, agilidade no atendimento com clientes e fornecedores e, também, realizar a projeção mais assertiva do mercado.


4. O que é Transformação Digital? 

Na visão do senso comum, a transformação digital está diretamente ligada à tecnologia. E sim, a transformação tem como vertente principal a tecnologia, contando com inovações como conectividade, inteligência artificial, internet das coisas e outras.

Mas é preciso pontuar que só a tecnologia não fará a transformação digital da sua empresa. É preciso trabalhar a cultura dessa mudança, engajar as partes envolvidas nesse processo e criar um cenário favorável para seu desenvolvimento.

Assim, é preciso compreender quais são os resultados que você quer alcançar por meio da transformação digital. Para isso, existem 3 pilares essenciais: 

  • Educação sobre inovação;
  • Cultura ágil (maneiras mais rápidas de fazer os processos);
  • Mindset de crescimento.

5. Como fazer a Transformação Digital na sua empresa? 

Como mencionado anteriormente, a transformação terá o apoio da tecnologia, mas sozinha não fará milagres. Para essa mudança, é preciso trazer pessoas, novos modelos mentais e aplicar uma mudança na cultura empresarial. Além disso, é importante ter em mente que a transformação digital é uma estratégia de crescimento e competitividade da empresa.

Dessa forma, para conseguir fazer a transformação digital na sua empresa, é preciso:

  1. Criar uma nova cultura organizacional: nesse ponto, é necessário detalhar para todos os colaboradores quais são os valores da empresa, o que é esperado de cada pessoa e qual o caminho que a organização está tomando.
  2. Desenvolver as habilidades necessárias: como estamos falando em tecnologia, é importante questionar: todos têm habilidades para lidar com as ferramentas tecnológicas? Quais os departamentos que serão impactados por essa mudança? Nesse sentido, é importante disponibilizar formas de capacitação necessárias para que todos da empresa possam aderir a essa evolução.
  3. Analisar e melhorar os processos: com a transformação digital, queremos, com certeza, mais agilidade e eficácia nos processos. Por isso, utilizar softwares, por exemplo, fará toda a diferença na produtividade da organização.

Com esses passos, a transformação digital já será iniciada. Lembrando que também é preciso criar um planejamento estratégico, contendo todas as etapas necessárias, os envolvidos e os prazos para serem executados, o que contribuirá para que a empresa consiga alcançar os objetivos.

⏩ 5 impactos positivos da transformação digital em compras


6. Desafios da Transformação Digital 

Com toda a certeza, a pandemia acelerou ainda mais a transformação digital, mas ainda há muitos desafios que as empresas enfrentam nesse processo, como:

  • Falta de colaboradores com habilidades necessárias;
  • Muitos empreendedores não sabem como e por onde começar;
  • Há falta de recursos financeiros para fazer investimentos em tecnologia.

A solução para amenizar esses desafios é o conhecimento, ficando sempre atento a tudo o que está acontecendo no mundo e observando oportunidades dentro da sua empresa. 

Para isso acontecer, é essencial ter o conhecimento interno da sua empresa, analisando quais são os seus diferenciais, quais os pontos de melhoria que a empresa precisa trabalhar e o que está acontecendo no seu nicho de mercado.


6. Mudança de economia e desenvolvimento de novas soluções digitais

A tecnologia está presente em tudo o que vemos e, com esses avanços, é possível perceber que ela também tem grande influência na economia do país e do mundo. 

Com a criação de novas empresas, novas profissões vão surgindo, bem como novas soluções para a desigualdade e custos menores para a vida cotidiana.

Sabendo que as tecnologias emergentes têm uma evolução muito rápida, em breve todos se beneficiarão delas no dia a dia e, a partir delas, novas vão surgindo com mais potencialidade e pretensão de soluções para a sociedade, meio ambiente, qualidade de vida e muitas outras melhorias.

⏩ Negócios disruptivos e os desafios da inovação na área tributária


7. Qual o futuro dessas tecnologias?

Com a evolução de todas as tecnologias emergentes, a tendência é que o cotidiano seja influenciado cada vez mais por elas. O trabalho será otimizado, a sustentabilidade será priorizada, os meios de transporte ficarão mais eficazes, os hábitos de consumo mudarão e novas profissões surgirão. Além disso, a expectativa para daqui alguns anos é a eliminação de tarefas manuais e repetitivas.

Nesse contexto, pode-se afirmar que o futuro da tecnologia reflete em diversos aspectos, como na medicina, nos carros elétricos, na diminuição da emissão de carbono, na comunicação e na acessibilidade.

A tecnologia estará por todos os lados, tendo uma expectativa de que em até 20 anos ela estará totalmente presente na vida de todas as pessoas, contribuindo com a qualidade de vida da população e ajudando no gerenciamento dos recursos de maneira eficiente.

Portanto, principalmente você, empreendedor, é essencial estar de olho e por dentro das inovações e do progresso das tecnologias, implantando-as na sua empresa com o objetivo de trazer mais competitividade, assertividade nas decisões e resultados concretos. 

⏩ Ecossistema de inovação: o que é e por que investir?


9. A nova realidade do setor contábil e fiscal

Empresas inteligentes, voltadas para a produtividade e processos estratégicos automatizam a rotina de notas fiscais. O recebimento e consulta é tudo feito com poucos cliques, sem depender de fornecedores e sem correria atrás de documentos perdidos. Centralizar todas essas notas em um só lugar, sem confusão e erros é possível com a plataforma Arquivei.

Consulte suas notas de forma prática e rápida, sem perder dados e de forma segura. Para entender como a Arquivei pode mudar seus processos contábeis, acesse:

Pular para a barra de ferramentas