Planejamento Contábil Para Empresas E Escritórios Em 2024
5 etapas para um planejamento estratégico contábil de sucesso
Publicado em

dezembro, 2023

Escrito por

Liliane Teixeira

Planejamento Contábil Para Empresas E Escritórios Em 2024

Otimize seu planejamento contábil em 2024! Dicas essenciais para empresas e escritórios. Acesse agora!

Contábil



Planejamento

Tendências

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A contabilidade possui um papel fundamental nas empresas. Não somente no que diz respeito a atender questões burocráticas, mas também, para aumentar o desempenho da organização e transmitir aos gestores informações essenciais para a tomada de decisão. 

No entanto, é preciso compreender o papel da contabilidade alinhada às estratégias do negócio para colaborar com melhorias na gestão da empresa.

Além de cumprir os registros dos atos e fatos que afetam as variações econômicas e o patrimônio da empresa, a contabilidade proporciona aos gestores uma visão geral da estrutura financeira, fiscal e trabalhista da organização. 

Dessa maneira, o planejamento contábil é uma ferramenta estratégica para garantir a assertividade das operações e auxiliar na tomada de decisão. Continue a leitura e confira!

Como fazer um planejamento contábil efetivo

De modo simples, para fazer um planejamento contábil efetivo você precisará se atentar e colocar em prática 5 pontos:

  1. Defina objetivos SMART:
    • Específico (S): Seja claro e específico no objetivo.
    • Mensurável (M): Quantifique sua meta para fácil avaliação.
    • Atingível (A): Desafie-se, mas mantenha a realidade.
    • Relevante (R): Garanta que a meta impacte positivamente a empresa.
    • Temporal (T): Estabeleça prazos para foco e direção.
  2. Desenvolva Métricas:
    • Crie métricas alinhadas aos objetivos para medir progresso.
    • Exemplo: Aumentar o faturamento em 60%, acompanhar contratos e clientes.
  3. Organize a Equipe:
    • Equilibre a equipe em termos de estilo de trabalho.
    • Defina responsabilidades claras para cada membro.
  4. Utilize Estratégias de Marketing:
    • Identifique o público-alvo e escolha táticas eficazes.
    • Avalie métricas para direcionar investimentos em marketing.
  5. Reúna e Aplique Feedbacks:
    • Estabeleça mecanismos para receber feedback de clientes e equipe.
    • Analise as opiniões para ajustar o plano conforme necessário.

Lembrando sempre que cada segmento possui suas particularidades, e compreender o cenário no qual a empresa está inserida é extremamente importante para realizar um planejamento eficiente.

Dessa maneira, o planejamento contábil contribui para elaborar estratégias e manter um controle assertivo financeiro, fiscal e societário. O plano é uma ferramenta para avaliar as atividades operacionais, variações econômicas, patrimoniais e situações decorrentes de alterações da legislação.

Afinal, segundo o conceito (definido inclusive pelo dicionário), planejamento significa “ação ou efeito de planejar, de elaborar um plano”. Assim, para acompanhar o status contábil de maneira eficiente, é fundamental elaborar um plano. 

Dessa forma, a empresa será capaz de realizar o controle das informações e de entregas das obrigações, bem como monitorar as leis e normas vigentes. 

Como realizar o processo de maneira simplificada? 

A gestão contábil envolve planejamento, análise e estratégia. Embora seja uma tarefa complexa, é possível alinhar as rotinas operacionais ao controle contábil. Com a implementação de algumas práticas, conseguimos otimizar e garantir um processo de maneira simplificada. 

Veja, então, quais ações podem ser colocadas em prática para a otimização da contabilidade de maneira simplificada: 

  1. Definição de metas 

Para uma boa gestão, é importante dividir tarefas e criar um cronograma de entrega. Com esses elementos, os colaboradores têm mais facilidade de organizar seu próprio tempo, e assim  garantir mais produtividade com menor chance de erros. 

  1. Organização de documentos

Organizar documentos é essencial para uma boa gestão contábil de uma empresa. Documentos perdidos ou mal preenchidos custam tempo e dinheiro para a equipe. Para auxiliar na rotina, é interessante utilizar servidores em nuvens que permitam digitalizar documentos e facilitar a comunicação via rede interna. 

Mas lembre-se, é preciso atenção para a necessidade de hierarquia de acesso, assim se mantém a boa ordem e segurança das informações.

  1. Análise das operações

Criar uma rotina para conferência de pagamentos e/ou recebimentos ajuda manter a conformidade nessas operações.                 

A ocorrência de atrasos de pagamentos pode ocasionar um impacto negativo no caixa da empresa. Além disso, é necessário gerenciar o fluxo de caixa para alinhar prazos de entrada e saída com a movimentação financeira do negócio.

  1. Cronograma de tributos

Após examinar todos os tributos obrigatórios do negócio, elaborar um cronograma com as obrigações de cada setor e/ou empresa facilita o gerenciamento das apurações e prazo de entrega das declarações.

  1. Automatização de processos

Padronizar tarefas e utilizar ferramentas de apoio para otimizar as execuções pode ser um bom economizador de tempo e atenção do time. 

Isso porque a automatização facilita o acesso aos documentos eletrônicos para gerar e acompanhar a emissão de guias, acompanhar a regularidade das certidões negativas, etc.

Quais são as vantagens do planejamento contábil para o seu negócio

O planejamento contábil constitui um conjunto de práticas e ações para elaborar, executar e acompanhar a gestão do negócio. Ao implementar alternativas para procedimentos,  é possível monitorar o atendimento a legislação contábil, tributária e as normas societárias vigentes.

 O planejamento contábil assegura a conformidade das atividades, registros e operações. Ele também ajuda a prevenir irregularidades e incorreções, que possam acarretar desembolsos financeiros à empresa, decorrente de multas ou sanções trabalhistas. 

Vale ressaltar que as irregularidades, além de prejudicarem o caixa da empresa, podem impactar negativamente o posicionamento empresarial no mercado. Sendo assim, sua implementação é importante na padronização dos processos, ao otimizar a execução das tarefas e agilizar a entrega das obrigações e acesso às informações. 

Conclusão

Para adotar um planejamento contábil eficiente, é preciso realizar um diagnóstico geral da empresa. Com ele é possível compreender o cenário atual e adotar as medidas necessárias para identificar oportunidades ou correções necessárias.

Contar com o apoio de um sistema de gestão contábil eficiente, irá facilitar a padronização de processos, gerenciar a movimentação financeira e a segurança das informações.

A partir de relatórios, controles e dados, é possível mapear as operações e acompanhar os resultados. Isso gera um maior controle sobre as receitas, despesas, pagamentos, o que nos ajuda a analisar ações para mitigar a carga tributária, ou ainda, executar ações de melhorias.

Pular para a barra de ferramentas