Cultura data-driven: o novo modelo de gestão das empresas - Arquivei
Entenda como implementar a cultura data-driven no seu time, o novo modelo de gestão, quais são seus benefícios e outros pontos importantes:
Publicado em

junho, 2022

Cultura data-driven: o novo modelo de gestão das empresas

Entenda como implementar a cultura data-driven no seu time, seus benefícios e outros pontos importantes. Ah! E se estiver sem tempo de ler, não tem problema! A gente narra o conteúdo para você. Basta clicar no player abaixo: Com a transformação digital, percebe-se o quanto os dados estão movimentando a vida cotidiana e o mundo […]

Gestão de Empresas



Dados

Processos Internos

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Entenda como implementar a cultura data-driven no seu time, seus benefícios e outros pontos importantes. Ah! E se estiver sem tempo de ler, não tem problema! A gente narra o conteúdo para você. Basta clicar no player abaixo:


Com a transformação digital, percebe-se o quanto os dados estão movimentando a vida cotidiana e o mundo dos negócios.

Assim, com os avanços da tecnologia, pode-se observar que as estruturas das organizações estão sendo mudadas, da mesma forma que transformar dados em informações se tornou algo essencial e crucial dentro do empreendedorismo.

Contudo, atualmente, muitos empresários ainda sofrem com a falta de informações do seu próprio negócio. E mesmo quando possuem as informações importantes e valiosas, não sabe como utilizá-las de forma estratégica.

Sabendo manusear as informações, é possível tomar decisões mais assertivas, deixando o achismo de lado. E é a partir dessa união de dados que se deu início à cultura data-driven, que é uma forma estratégica de tomar decisões baseando-se nos dados transformados.


1. O que é cultura data driven?

A cultura data-driven traz um novo modelo de gestão, em que a empresa toma as decisões estratégicas por meio de dados relevantes e significativos para ela.

Com isso, a empresa deixa de lado as ações que antes eram tomadas por impulso do achismo ou convicções (muitas vezes imprecisas) da parte gerencial da empresa, que pode ser o dono, gestores ou líderes.

O data-driven é um método inovador que anda lado a lado com a transformação digital, trazendo para as organizações os modelos ágeis e eficazes.

Desse modo, tendo como objetivo trazer estratégias baseadas em dados e fatos, essa estratégia cada vez mais se torna essencial para o empreendedor e o gestor na hora tomar as decisões que levarão ao seus objetivos.

Mas como criar uma cultura data-driven dentro da rotina empresarial? A seguir, elencamos algumas dicas para facilitar o desenvolvimento desse modelo de gestão.


Disponibilidade dos dados na cultura data-driven

Quando se fala na disponibilidade dos dados, refere-se ao ato de deixar os dados e informações acessíveis para todos os departamentos da empresa, tendo em vista que um dos pilares do data-driven é a transparência e o fácil entendimento desses dados.

Nesse aspecto da disponibilidade, ela é pautada em cinco práticas:

  1. Inteligibilidade;
  2. Integrabilidade;
  3. Rastreabilidade;
  4. Escalabilidade;
  5. Confiança.

Além disso, existem algumas perguntas pautadas nessas boas práticas que são interessantes de fazer na hora de implantar o data-driven.

– Esse dado está fácil para qualquer pessoa da empresa entender?

– Esse dado tem relevância para a cultura da empresa?

– Esse dado pode ser acompanhado por todos os departamentos da empresa?

– Esse dado pode trazer resultados para a empresa?

– Esse dado é 100% confiável?


A importância da qualidade da informação na cultura data-driven

A qualidade da informação é fator essencial no data-driven. Por isso é tão importante para a implantação dessa cultura trazer informações que são relevantes, de confiança e com o mínimo possível de erro. 

Com o volume de dados que temos em mãos, nosso cérebro, mesmo sendo incrível, não consegue absorver e até mesmo filtrar os dados mais importantes para a tomada de decisões assertivas. Então, o data-driven se faz essencial para resumir e simplificar esses dados. 

Dentro das organizações, os dados já estão sendo considerados como ativos de grande ou maior valor, portanto, a qualidade é imprescindível. Ainda mais sabendo que as empresas que estão com os melhores dados, estão na frente com estratégias muito mais eficazes, atraindo mais clientes, criando produtos melhores e tendo muito mais resultados. Em outras palavras, a qualidade das informações também influencia na posição competitiva da empresa no mercado.


Como gerenciar as informações na cultura data-driven?

Nesse ponto, é interessante trazer algumas sugestões de tecnologias para te auxiliar na coleta desses dados e também no que fazer depois dessa etapa.

Algumas das ferramentas mais usadas são: Business Analytics, Big Data e Business Intelligence. Esses dispositivos farão o estímulo da geração de dados brutos e, posteriormente, é preciso lapidá-los para transformar em informações.

Por sua vez, quando falamos em departamentos de marketing e vendas, é possível utilizar Google Analytics, Hubspot e CRMs.

Depois de feita a coleta, é preciso gerir esses dados e trazer as informações, momento em que elas farão parte das decisões do nível estratégico, trazendo para a empresa resultados a partir de estratégias assertivas. 

Aqui, junto às informações que serão transformadas, é importante ter em mente a necessidade de trazer métricas para realizar a avaliação dessas performances.


Investimento em Tecnologias 

Para você ter noção do quanto é importante desenvolver a cultura data-drive, trouxemos alguns exemplos de empresas que são um sucesso justamente por causa da metodologia data-driven. A Amazon, Marvel e Netflix são algumas entre tantas outras empresas que estão no topo de crescimento, e isso se dá por meio das decisões baseadas em dados.

Assim, para ter sucesso e colher resultados do data-driven, é importante fazer um investimento em transformação digital, pensando em adquirir recursos para ERPs, CRMs e outros softwares para gerir resultados.

⏩ Automação de processos fiscais e tributários: a nova realidade


Cultura Organizacional 

Muitas empresas tomam um rumo equivocado na hora de desenvolver a cultura data-driven. Mas por que isso acontece?

Quando falamos em aplicar uma transformação dentro de uma empresa, tudo deve começar com o envolvimento das pessoas, visto que a mudança também é de mentalidade.

Nesse sentido, as empresas estão, na verdade, desenvolvendo ou criando o time data-driven, ou seja, buscando pessoas da área da tecnologia para fazer essa transformação. Sim, precisamos desse time, porém primeiramente é preciso envolver toda a organização nesse novo movimento. Isso porque a tecnologia será responsável por facilitar a transformação dos dados em informação, mas se as pessoas não compreenderem o porquê das mudanças, de nada vai adiantar toda essa implantação.

Já em relação ao conceito de cultura, é preciso englobar vários pontos dentro de uma organização, como a visão alinhada ao mesmo propósito, os valores e as crenças coletivas.

E como estamos falando da união de cultura com tecnologia, também requer o alinhamento entre os processos de um departamento com o outro, visando a agilidade e os resultados efetivos dessa implantação. 

⏩ Fatores de crescimento para startups: investimentos, parceria e cultura da inovação


2. Como aplicar a cultura data driven?

Primeiro de tudo, é preciso ter bem claro qual é o objetivo que você quer alcançar ao implantar o data-driven. Quais são as metas que você quer atingir com essa implantação?

Um dos principais motivos que fazem as empresas buscarem essa cultura é pelo crescimento e expansão da organização e, para isso, é necessário ter informações precisas para esses novos rumos. Outro ponto é a redução de custos, em que é necessário identificar quais os principais custos e o que é possível reduzir.

E o ponto mais minucioso nesse novo desafio é trazer a cultura à tona, pois, quando falamos em uma cultura, é preciso trabalhar e desenvolver fortemente o lado humano da empresa, mostrando para a equipe a importância e quais os benefícios que todos terão ao fazer parte dessa transformação.

Por sua vez, em relação à parte tecnológica do data-driven, é necessário buscar plataformas confiáveis para fornecer dados de qualidade. E, aqui, entra novamente a necessidade de uma equipe especializada e qualificada para lidar com essas tecnologias.

⏩ Como utilizar a análise de dados na contabilidade


3. Vantagens da cultura data-driven

Com essa nova cultura orientada a dados, várias são as vantagens de trazer o data-driven para a sua empresa, como:

 Tomadas de decisão mais eficientes

Como já exposto, com o data-driven, as decisões começam a ser tomadas a partir da análise das informações que são relevantes para a empresa, deixando o achismo de lado. Uma fonte valiosa de dados que pode ser usada na tomada de decisão são as informações das notas fiscais.

Insights estratégicos

A partir da análise das informações relevantes para a sua empresa, diversas ideias surgirão para trazer novos produtos. Da mesma forma, é possível rastrear as melhorias necessárias a serem implantadas, além de atrair mais clientes, visto que você terá muito mais informações corretas sobre os costumes e hábitos do seu público-alvo, desejos de consumo e outras informações riquíssimas.

Experiência para clientes

Quando conhecemos a fundo o nosso cliente, é muito grande a chance de trazer experiências únicas e desenvolver novos produtos e serviços baseados em ser a solução que ele tanto procurou, o que fará com ele se fidelize a sua marca.

Portanto, estar em constante atualização no mundo frenético da transformação digital é estar disposto a trazer a tecnologia para a sua empresa. Por outro lado, quando se trata de cultura, refere-se a trabalhar as pessoas, mais especificamente o mindset de todos os envolvidos nesse processo, visando um só objetivo.

Por fim, é essencial compreender que faz parte da cultura data-driven o acompanhamento constante das tendências do mercado, bem como a análise das informações sobre os clientes e a gestão estratégica da empresa, a fim de obter resultados satisfatórios dessa implantação.


Ser data-drive nas consultas fiscais é essencial

Muitas empresas têm em mente que informações fiscais é sinônimo de complexidade. Isso não é verdade. Os negócios que mais crescem atualmente são aqueles que usam dados ao seu favor, incluindo, claro, as informações das notas fiscais.

A plataforma Arquivei é utilizada por quase 100 mil empresas que simplificam a forma como analisam os dados das notas ficais, geram relatórios avançados e criam filtros poderosos que as ajudam na tomada de decisão. E o melhor: tudo isso é feito em poucos cliques, de forma automática. Assim, você tem uma uma visão geral de alto nível até o último detalhe das suas notas fiscais.

Clique no botão abaixo e entenda como nós te ajudamos a transformar os dados dos XMLs em inteligência:

Pular para a barra de ferramentas