Fontes de atualização para Profissionais Contábeis - Arquivei
atualizações-contábeis-bruna-castro
Publicado em

dezembro, 2020

Escrito por

Bruna Castro

Fontes de atualização para Profissionais Contábeis

Veja algumas dicas práticas de sites, fóruns, cursos, aplicativos e tecnologias contábeis disponíveis para ajudar você a se atualizar.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Com as frequentes alterações nas legislações Contábeis, Tributária e na área previdenciária, está cada vez mais difícil se manter atualizado e acompanhar todas as mudanças.

De acordo com o último levantamento realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), a quantidade de normas editadas no Brasil desde a Constituição Federal de 1988, que no ano de 2020 completou 32 anos, está em torno de 20 normas por dia útil, sendo 4 (quatro) relacionadas a tributo. O estudo indica que 27% das medidas provisórias, 19% das leis ordinárias e 15% das emendas constitucionais aprovadas no Brasil estão relacionadas à área tributária.

Nos últimos 5 (cinco) anos, foram editadas 13.182 normas tributárias, o que é mais que o triplo do 2º e 3º colocado entre os países analisados no mesmo período, a Itália e a China.

De acordo com a pesquisa, para conhecer todo o sistema tributário nacional em vigor seria necessário ler 327 mil artigos, com 763 mil parágrafos, 2,4 milhões de incisos e 321 mil alíneas.  Esse estudo foi publicado no jornal Folha de S. Paulo, no dia 20 de outubro 2020. 

Chamamos a atenção para um detalhe: acima citamos apenas as legislações tributárias, porém um profissional contábil precisa se manter atualizado em todas as áreas. Sendo assim, além de todas essas mudanças no setor tributário, ainda faltam os CPC`s, as normas contábeis, os pronunciamentos, os societários e o previdenciário. Devido ao alto número de informações e alterações, os profissionais dessa área sentem muita dificuldade para acompanhar as mudanças e se manter atualizados. 

Desde quando foi decretada a pandemia no Brasil, em março de 2020, as legislações sofreram diversas alterações diárias, principalmente na área trabalhista, exigindo mais atenção e tempo do profissional contábil.

Nesse contexto de constantes mudanças, os recrutadores e os clientes buscam profissionais extremamente qualificados, atualizados, flexíveis e proativos, para que assim desenvolvam um serviço com excelência. Por isso, estudar é o melhor caminho para o reconhecimento profissional. 

Que desafio, não é mesmo?

Quem disse que o contador faz apenas cálculos? Embora essa profissão esteja relacionada a números, ela não se encontra dentro das Ciências Exatas, e sim faz parte das Ciências Sociais Aplicadas. Por isso vamos trazer alguns pontos para ajudar vocês, especialistas Contábeis, a se renovarem.

Neste artigo listamos algumas dicas práticas de sites, fóruns, cursos, aplicativos e tecnologias disponíveis para ajudar você a se atualizar. Continue a leitura e confira!

Por onde começar?

Sabemos que é de extrema importância o profissional da área Contábil e Fiscal se atentar às mudanças nas legislações. O profissional de contabilidade com maior nível de capacitação maximiza suas chances de alcançar as melhores oportunidades disponíveis. Visando essa ideia, muitas empresas, como o próprio escritório de contabilidade, incentivam colaboradores a buscarem atualizações, por exemplo: pagam a anuidade do Registro do CRC para o colaborador que fizer uma quantidade X de cursos por ano para se renovar.

Vale salientar a importância de buscar boletins técnicos e novidades nas legislações em sites confiáveis de credibilidade, para não correr o risco de ler notícias equivocadas, visto que ultimamente temos muitas informações falsas, as famosas Fake News.

Uma excelente dica é acessar os sites do Conselho Federal de Contabilidade, do Conselhos Regionais de Contabilidade, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, dos Sindicatos, da Associação da Classe Contábil etc.

Você pode também assinar newsletters e utilizar os sistemas Econet, IOB, Cenofisco, acessar o site ou baixar o aplicativo do DOU (Diário Oficial da União), acessar o site da Receita Federal do Brasil, o portal da Secretária da Fazenda e Planejamento do estado de seu interesse e o IBRACON (Instituto de Auditores Independentes do Brasil). 

Outra dica é acessar fóruns, como o CONTÁBEIS, pois eles podem agregar muito no conhecimento e levantam constantes discussões sobre vários assuntos.

Além disso, você ainda pode buscar escolas que oferecem cursos, sendo que algumas concedem descontos para associados, como o UNISESCON

Também temos o 1º aplicativo para contadores no Brasil, o CONTCONT, que foi lançado oficialmente no Congresso ConbCon 2020 (Congresso Online Brasileiro de Contabilidade). Falaremos sobre essas plataformas com mais detalhes no decorrer do artigo. 

Programa de Educação Continuada da Entidade (PEPC)

No site do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) você encontra as principais novidades da área contábil. Eles informam sobre palestras, webinar e eventos voltados para os contabilistas. Assim, é uma forma mais rápida e segura de obter notícias confiáveis.

Além disso, o CFC, junto com CRC (Conselho Regional de Contabilidade), disponibiliza o Programa de Educação Continuada da Entidade (PEPC), que foi desenvolvido com base na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PG 12), o que ajuda a se manter atualizado e conta como pontos. Lembrando que o CRC determina que os profissionais de contabilidade que possuem o registro do CRC  devem cumprir 40 (quarenta) pontos de treinamento por ano calendário.

CRC (Conselho Regional de Contabilidade)

O CRC foi constituído com o intuito de regulamentar a profissão de contador e está presente em todos os Estados Federativos. 

Cada estado disponibiliza o seu cronograma de cursos e educação continuada, possuindo parceria com algumas instituições de ensino, em que é possível obter descontos em graduação e pós-graduação. Vale a pena acessar o site do CRC do seu estado e conferir.

CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis)

O CPC disponibiliza notícias sobre as normas internacionais de contabilidade,  centralizando essas normas e a sua emissão no Brasil.

No Comitê de Pronunciamentos Contábeis, você vai encontrar os pronunciamentos técnicos, as orientações e as interpretações das normas internacionais, sendo uma fonte segura de notícias.

Portais contábeis importantes para acesso

Além de todos esses sites disponíveis expostos acima, podemos contar com portais que são confiáveis para obter informações e atualizações, como ECONET, IOB e CENOFISCO. Apesar de serem plataformas pagas, vale a pena conferir e assinar, pois, além de ter as legislações e suas alterações, é possível utilizar suas consultorias via e-mail ou telefone.

É de extrema importância acessar o site da Receita Federal do Brasil, pois nele é possível conferir as legislações, a agenda tributária com datas de obrigações federais e as últimas notícias. O mesmo site redireciona para outros portais, como Simples Nacional, Siscomex, Redesim, eSocial, NF-e, Sped, entre outros. Por isso, é importante acessar e conferir com atenção todo conteúdo disponível.

Também temos o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de cada Estado. No caso de São Paulo, podemos conferir Portaria CAT, Decretos, Leis Complementares Estaduais, Decisões Normativas CAT, Comunicados da CAT, Respostas Consultas, Outros Atos Normativos, Todos os Atos Estaduais, Agenda Tributária com data de obrigações estaduais etc. Ainda tem a opção para realizar a e-CT (Consulta Tributária Eletrônica). Se você nunca acessou o site da Secretaria da Fazenda do seu Estado, a dica é para que entre e conheça tudo o que ele oferece.

Aplicativos que ajudam o profissional contábil

Nos dias agitados dos contadores, sabemos o quanto é difícil lembrar de acessar todos os sites e conferir as atualizações. Para isso, podemos contar com a ajuda dos aplicativos que podem nos avisar quando foi publicada alguma novidade na legislação.

Um deles é o app do DOU (Diário Oficial da União), que pode ser baixado tanto em Android como em sistema IOS. A opção para sempre ficar por dentro das novidades é permitir as notificações desse aplicativo, assim você pode saber em tempo real quando a legislação for publicada.

Nele você encontra Atos Normativos, Atos Pessoal, Contratos, Editais e Avisos, podendo criar uma rotina dentro do aplicativo chamada “meu diário” e selecionar o órgão desejado, como: Atos do Poder Judiciário, Legislativo, Atos do Congresso Nacional, Senado Federal, Atos do Poder Executivo, Presidência da República e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento etc. Assim você cria um filtro apenas para as informações que deseja.

Caso não tenha interesse em baixar, o app pode ser acessado através do site, que conta com as mesmas informações. 

Outra opção de aplicativo é o CONTCONT, o 1º aplicativo no Brasil voltado para contadores, que foi lançado no Evento ConbCon2020.

É uma rede social dos Contadores do Brasil em que você pode estabelecer contatos, fazer network, interagir com os colegas de profissão, divulgar conteúdos e ler as publicações com novidades na área contábil, tributária e previdenciária.

O maior programa de relacionamento com contadores do Brasil, tendo acesso a serviços e produtos exclusivos para membros da comunidade, descontos e benefícios junto aos parceiros do ContCont, foi desenvolvido exclusivamente para classe contábil, gerando benefícios para você e seus clientes.

Na plataforma, além de todas as vantagens citadas acima, você também tem descontos e vantagens exclusivas, podendo gerar uma receita extra para você através do ContMai$. Também pode contar com conteúdos relevantes, notícias, agenda e muito mais, tudo disponibilizado pelo contNews por Cenofisco.

No ContMai$ é possível encontrar produtos e serviços ofertados pelos parceiros de negócios do ContCont, com valores e condições especiais. A maioria desses produtos pode ser indicada aos seus clientes do escritório e você consegue acompanhar toda a negociação pelo aplicativo. Caso a parceria seja concretizada, ela gera pontos para você, os quais podem ser trocados por vantagens exclusivas ou, ainda, você pode optar por saque em dinheiro direto na sua conta bancária. 

Além de todas essas vantagens, ele também possui o Ranking de Engajamento da rede, ou seja, quanto mais você interage com os colegas, faz publicações relevantes, curte e comenta os posts, indica amigos de profissão, participa de enquetes e pesquisa, mais pontos você acumula na rede.

Os membros Contconters mais engajados ganham prêmios concedidos por parceiros da ConCont, como cursos, licenças de softwares, avaliação do Marketing, entre muitos outros. Crie sua conta e participe da 1º Rede Social para Contadores no Brasil.

Não fique de fora! 

Use e abuse da Tecnologia 

O que seria dos Profissionais Contábeis sem a tecnologia para otimizar a rotina de trabalho, com o volume imenso de obrigações a cumprir e prazos apertados?

A tecnologia nos últimos anos mudou os procedimentos contábeis, que antes eram feitos manualmente em papel. Hoje podemos contar com sistemas e softwares para realizar essas tarefas, como: emissão de nota fiscal, escrituração de NF-e, registrar os eventos no diário e balanços, gerar as obrigações acessórias e muito mais.

Além de aperfeiçoar a rotina de trabalho, podemos contar com as novidades e atualizações disponibilizadas por esses sistemas contábeis. Eles possuem em suas plataformas boletins informativos e atualizados, o que ajuda a acompanhar, de maneira mais rápida e segura, todas as mudanças nas legislações.

Entre em contato com o suporte responsável pelo seu sistema, veja todos os serviços oferecidos e disponíveis para você e sua empresa!

Por fim, busque sempre se atualizar e estudar. Use e abuse das redes sociais, Youtube, Webinar, Lives, boletins técnicos, fóruns etc.

Uma dica de ouro: sempre compartilhe informações com seus colegas de profissão, pois, quando compartilhamos, aprendemos cada vez mais. Lembre-se também de verificar a veracidade da fonte de notícias para não ter informações inexatas.

Organize a sua agenda e defina como prioridade 1 hora por dia para se atualizar, acessar todos os sites e verificar as mudanças.

O destaque e o sucesso na profissão vão depender exclusivamente do seu empenho e dedicação. Só assim terá o reconhecimento dos seus colaboradores e clientes. Seja fonte de inspiração para outros colegas de profissão, então invista em você, na sua profissão e busque sempre se especializar cada dia mais.

Esperamos que este conteúdo seja útil para você e que agregue no seu desenvolvimento como profissional.

Se você tiver dúvidas, ou deseja fazer suas considerações, comente abaixo ou escreva diretamente para autora: brunacastro@vamosescrever.com.br .

Pular para a barra de ferramentas