Softwares de contabilidade para todo contador conhecer - Blog | Arquivei
mão mexendo no computador lendo sobre softwares de contabilidade
Publicado em

junho, 2023

Escrito por

Arquivei

09 Softwares Contábeis Para Contadores, Pequenas e Médias Empresas

Conheça 09 sistemas contábeis para otimizar o seu dia a dia com automação de tarefas, organização e análise de dados fiscais e contábeis!

Contábil



Contabilidade

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Está sem tempo para ler ou quer consumir o conteúdo sobre 09 Softwares Contábeis de uma forma diferente? Dê o play e escute o artigo!

Já conhece as opções de softwares de contabilidade disponíveis no mercado? Um bom software de contabilidade é essencial na hora de emitir notas fiscais, fazer o balanço do mês, rastrear as despesas com funcionários, avaliar os volumes de estoque, acompanhar a flutuação do caixa da loja e, claro, organizar tudo na hora de pagar o imposto de renda.

Sem tecnologia não é mais possível realizar um bom trabalho, e os avanços tecnológicos trazem ferramentas que facilitam e organizam as mais diversas áreas produtivas.

Na área contábil não poderia ser diferente. Existe uma série de softwares de contabilidade, por meio dos quais todo o trabalho de controle e gestão de documentos fica muito mais fácil. A utilização desses programas é imprescindível para o contador se manter competitivo no mercado.

Contadores são profissionais que, devido suas muitas obrigações e responsabilidades, precisam ser muito organizados e ter pleno conhecimento de números e para auxiliá-los, há várias opções de softwares de contabilidade e programas contábeis que podem otimizar seu trabalho.

As notas fiscais são o coração do processo contábil e para um controle na emissão, gestão e consulta de NFe, por exemplo, existem alguns softwares que se encarregam delas.

A importância de um bom software para contabilidade

A contabilidade é uma parte essencial de qualquer negócio, independentemente do tamanho e da área de atuação. Acompanhar as finanças, gerenciar as despesas e manter as obrigações fiscais em dia são tarefas fundamentais para o sucesso de uma empresa. No entanto, lidar com essas atividades manualmente pode ser demorado e facilitar a ocorrência de erros. É aí que entra a importância de um bom software contábil.

Um software contábil eficiente pode automatizar processos, simplificar tarefas e fornecer informações precisas e atualizadas sobre as finanças da empresa. Com recursos avançados e uma interface amigável, essas ferramentas ajudam contadores e empresas a manterem-se organizados e a tomar decisões financeiras mais informadas.

09 sistemas para contabilidade

Existem diversos softwares contábeis disponíveis no mercado, cada um com suas próprias funcionalidades e vantagens. A seguir, apresentamos uma lista com os nove softwares contábeis mais usados hoje em dia:

1. Arquivei: Gestão e Automação de Processos Contábeis

Consulta, faz download e armazena automaticamente as notas fiscais diretamente da Secretaria da Fazenda e das prefeituras emitidas contra um CNPJ.

Proporcionando segurança fiscal e facilidade para o contador. Para o profissional que busca uma ferramenta eficaz na consulta de notas fiscais, é a melhor aliada.

A solução em documentos fiscais Arquivei permite consultar NFes, baixar em formato XML sem a necessidade de Chave de Acesso do DANFe online e armazenar esse e outros documentos fiscais, como NFSe, NFCe e CTe momentos após serem emitidos.

Isso permite à empresa ter autonomia sobre todos os documentos fiscais e não ficar dependente de e-mails para obter o arquivo XML das NFes que talvez nem chegariam ao seu conhecimento.

Uma solução como o Arquivei te permite um gerenciamento de Notas muito mais eficiente e poupa seu departamento fiscal e contábil de ter surpresas desagradáveis numa fiscalização da Receita Federal.

Experimente grátis o Arquivei!

2. Xero

O Xero é um software contábil baseado na nuvem que oferece uma ampla gama de recursos para pequenas e médias empresas.

Com ele, é possível fazer a gestão de contas a pagar e a receber, conciliação bancária, controle de estoque e faturamento. Além disso, o Xero permite a integração com várias outras ferramentas, como sistemas de folha de pagamento e de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).

Entre as principais vantagens do Xero podemos destacar:

  • Acesso fácil e seguro aos dados contábeis a partir de qualquer lugar;
  • Integração com diversas outras ferramentas de gestão;
  • Recursos avançados para reconciliação bancária;
  • Opção de planos personalizados de acordo com as necessidades do negócio.

3. QuickBooks Online

O QuickBooks Online é um software contábil amplamente utilizado por pequenas empresas e contadores. Com uma interface intuitiva e recursos robustos, o QuickBooks Online oferece funcionalidades como controle de despesas, faturamento, gestão de estoque e geração de relatórios financeiros. Além disso, ele permite a integração com várias outras ferramentas de negócios, como sistemas de pagamento e aplicativos de folha de pagamento.

Alguns dos pontos fortes do QuickBooks Online incluem:

  • Interface amigável e de fácil navegação;
  • Recursos avançados para gestão financeira;
  • Integração com outras ferramentas de negócios;
  • Suporte técnico especializado.

4. Sage Intacct

O Sage Intacct é um software contábil voltado para empresas de médio porte. Ele oferece recursos abrangentes para gerenciamento financeiro, como gestão de contas a pagar e a receber, controle de caixa, gestão de projetos e relatórios financeiros avançados. Além disso, o Sage Intacct é conhecido por sua escalabilidade e flexibilidade, permitindo que as empresas personalizem o sistema de acordo com suas necessidades específicas.

O Sage Intacct apresenta algumas vantagens que facilitam o trabalho contábil, como:

  • Recursos avançados de gestão financeira;
  • Escalabilidade e flexibilidade;
  • Integração com outras soluções de negócios;
  • Suporte técnico especializado.

5. NetSuite ERP

O NetSuite ERP é uma solução abrangente de gestão empresarial que inclui módulos contábeis. Além de oferecer recursos contábeis, como controle de contas a pagar e a receber, o NetSuite ERP também abrange áreas como vendas, marketing, gestão de estoque e gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Com sua interface intuitiva e personalizável, o NetSuite ERP é amplamente utilizado por empresas de médio e grande porte.

Entre as principais vantagens do NetSuite ERP, destacam-se:

  • Solução abrangente de gestão empresarial;
  • Interface intuitiva e personalizável;
  • Recursos avançados de gestão financeira;
  • Integração com outras áreas do negócio.

6. SAP Business One

O SAP Business One é uma solução integrada de gestão empresarial voltada para pequenas e médias empresas. Além dos módulos contábeis, o SAP Business One oferece funcionalidades para gestão de estoque, compras, vendas, produção e relatórios financeiros.

Alguns dos pontos fortes do SAP Business One são:

  • Solução completa de gestão empresarial;
  • Interface amigável e de fácil navegação;
  • Recursos avançados de contabilidade;
  • Integração com outros sistemas SAP.

7. TOTVS Protheus

O TOTVS Protheus é um sistema de gestão empresarial (ERP) que inclui módulos contábeis. Com recursos para gestão financeira, fiscal, contábil e de recursos humanos, o TOTVS Protheus atende a diversas necessidades de pequenas, médias e grandes empresas.

Sua flexibilidade e capacidade de customização são pontos fortes, permitindo que as empresas adaptem o sistema de acordo com suas demandas específicas. Além disso, destacam-se:

  • Sistema de gestão empresarial completo;
  • Flexibilidade e capacidade de customização;
  • Recursos avançados para contabilidade;
  • Suporte técnico especializado.

8. Conta Azul

A Conta Azul é um software contábil voltado principalmente para pequenas empresas e empreendedores individuais. Com uma interface intuitiva e recursos simplificados, a Conta Azul oferece funcionalidades para controle de despesas, emissão de notas fiscais, gestão de contas a pagar e a receber, além de relatórios financeiros básicos.

É uma opção popular para empresas que estão dando os primeiros passos na organização de suas finanças. Algumas das suas principais vantagens são:

  • Interface intuitiva e de fácil navegação;
  • Recursos básicos para controle financeiro;
  • Emissão simplificada de notas fiscais;
  • Suporte técnico especializado.

9. Prosoft Contábil

O Prosoft Contábil é um software contábil tradicionalmente utilizado por escritórios de contabilidade. Com recursos completos para gestão financeira, controle de impostos, folha de pagamento e relatórios contábeis, o Prosoft Contábil atende às demandas de empresas de diversos setores.

Sua ampla gama de funcionalidades e a integração com outras ferramentas contábeis são pontos fortes dessa solução, que também se destaca em outras frentes, como:

  • Recursos completos para gestão financeira e contábil;
  • Controle de impostos e folha de pagamento;
  • Integração com outras ferramentas contábeis;
  • Suporte técnico especializado.

Como escolher o melhor sistema contábil para o seu negócio

Ao escolher um software contábil para o seu negócio, é essencial considerar alguns aspectos importantes. Primeiramente, leve em conta as necessidades específicas da sua empresa. Avalie os recursos que são indispensáveis para o seu negócio, como emissão de notas fiscais, controle de contas a pagar e a receber, relatórios financeiros e integração com outras ferramentas.

Além disso, verifique a reputação e a confiabilidade do fornecedor do software. Pesquise sobre a experiência de outros clientes, a qualidade do suporte técnico e a estabilidade do sistema. Uma boa opção é solicitar uma demonstração ou um período de teste para avaliar a usabilidade e a eficiência do software antes de tomar uma decisão final.

Considere também a escalabilidade do sistema. À medida que o seu negócio cresce, é importante que o software possa acompanhar essa evolução e atender às novas demandas. Portanto, escolha um sistema que ofereça flexibilidade e a possibilidade de personalização conforme as necessidades do seu negócio se alterem.

Por fim, leve em conta o custo-benefício. Avalie o valor do investimento em relação aos recursos oferecidos pelo software. Considere não apenas o preço inicial, mas também os custos de manutenção, atualização e suporte técnico.

Conclusão

A utilização de tecnologia para diminuição de erros e maior controle sobre tributos e impostos já vem sendo adotada até mesmo pelo governo há anos.

Os escritórios contábeis não podem ficar à margem de atualizações. Não se trata mais de método de trabalho, trata-se de entregar números exatos e informações precisas que o mercado, o fisco e seus clientes exigem.

Conheça essas soluções e se adapte, o quanto antes, às novas soluções inteligentes para ter clientes satisfeitos, seu trabalho otimizado e suas entregas em conformidade com as leis!

E para aumentar ainda mais a eficiência da gestão fiscal do seu negócio, confira os materiais exclusivos que o Arquivei separou para te ajudar. O kit inclui:

  • Ebook completo sobre Regime Tributário para você entender tudo sobre o assunto;
  • Infográfico completo sobre ICMS, desmistificando os mitos sobre o tributo;
  • Tabela interativa sobre CFOP para consultar e encontrar o código rapidamente;
  • Guia e infográfico sobre SPED para te ajudar a entender tudo sobre o assunto;
  • Calendário Fiscal para te ajudar a organizar a rotina fiscal do seu negócio.

Baixe agora o kit Contador de Sucesso e comece a simplificar a rotina contábil e ter mais tempo para ir além.

Pular para a barra de ferramentas