Consulta NFe através da Sefaz GO - Blog | Arquivei
Consulta NFe Sefaz GO
Publicado em

setembro, 2017

Escrito por

Arquivei

Consulta NFe através da Sefaz GO

O contribuinte pode verificar os dados sobre uma NFe ou CTe emitido contra seu CNPJ através da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Uma das obrigações de toda empresa que tem fluxo de entrada e saída de Notas Fiscais é a emissão e consulta dessas NFes, CTes ou NFSes.

O contribuinte pode fazer essa consulta da autenticidade de uma NFe através da chave de acesso presente no DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica).

No artigo de hoje mostraremos como fazer consulta de NFe pela Sefaz GO. Continue a leitura para conferir!

Como consultar NFe pela Sefaz GO?

Para fazer consulta de NFe, o primeiro passo é baixar o software e instalá-lo em seu computador. Depois, é preciso realizar o cadastro de sua empresa, lembrando que o programa permite cadastrar diferentes empresas no mesmo sistema. Após inserir as informações completas, é preciso identificar qual destinatário deve ser utilizado naquele momento.

Vá ao meno “Sistema – Destinatário”, em seguida clique na opção “Incluir”, preencha os campos com os dados e clique novamente em “Incluir”.

Agora faça o seguinte:

  • Localize a chave de acesso da NFe;
  • Preencha as informações para consulta da  NFe completa;
  • Clique em “Continuar”;
  • Confira a validade jurídica da NFe.

Como dissemos anteriormente, qualquer empreendedor pode consultar NFe, inclusive microempreendedores individuais (MEI).

Por quanto tempo a consulta de NFe fica disponível?

O prazo para que as consultas sejam realizadas é de até 90 dias após a concessão de autorização de uso da NFe. As informações ficam disponibilizadas pelo Fisco de forma gratuita e pública através da internet.

Após esse prazo, a consulta deve ser substituída pela prestação de dados parciais que remetam à NFe GO, como a data de emissão, número, CNPJ do emitente e do destinatário, ou valor e situação.

Consulta de NFe sem chave de acesso

Com o intuito de facilitar o trabalho de contadores e gestores empresariais, o Arquivei tornou possível o acesso diretamente da Secretaria da Fazenda, sem que seja necessário inserir a chave de acesso. Basta acessar a plataforma do Arquivei com seu certificado digital (A1 ou A3), consultar, baixar e até mesmo armazenar todas as notas fiscais eletrônicas de forma automática.

Vale ressaltar, ainda, que essa transação pode ser realizada por qualquer empresa, sem limite de consultas de NFe, além de permitir que diferentes usuários sejam cadastrados, tornando o acesso dos responsáveis pela gestão de tributos da empresa mais fácil.

A ferramenta da Arquivei gerencia todos os documentos fiscais, por meio de um sistema tecnológico que permite filtrar por número de CNPJ emitente, empresa emitente, ou por notas de produtos específicos. O gestor também acesso a relatórios para melhorar suas análises e otimizar sua tomada de decisões.

Esse post está sendo útil? Então assine a nossa newsletter agora mesmo:

É possível consultar o status de várias notas de uma vez?

O sistema de consulta NFe das Secretarias da Fazenda permite consultar o status de apenas uma nota eletrônica por vez. Porém, através do Arquivei é possível tanto consultar o status de todas as NFes, quanto consultar a existência de uma Carta de Correção eletrônica (CCe) ou cancelamentos, em tempo real.

É obrigatório fazer a consulta NFe?

consulta da validade, existência ou autorização de uma NFe GO é obrigatória apenas por parte do destinatário. Porém, não é necessário imprimir ou guardar qualquer documento que comprove que a consulta foi feita.

É importante lembrar que a NFe, DANFe e XML tem papeis diferentes. A Nota Fiscal eletrônica (NFe) deve ser armazenada em arquivo XML pelo contribuinte, pelo período de 5 anos, segundo a legislação vigente. Sendo assim, o DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica) é apenas um documento impresso que acompanha a mercadoria.

Pular para a barra de ferramentas