Blog Arquivei | Comportamento do Empresário de Sucesso
Confira neste texto qual o perfil ideal para as pessoas que desejam crescer cada vez mais no mercado:
Publicado em

janeiro, 2023

Comportamentos do Empresário de Sucesso

Confira neste texto qual o perfil ideal para as pessoas que desejam crescer cada vez mais no mercado:

Gestão de Empresas

Em um mercado cada vez mais competitivo, praticar atitudes que te tornem um empresário de sucesso fazem toda a diferença para a sua empresa. Confira neste texto qual o perfil ideal para as pessoas que desejam crescer cada vez mais no mercado:


O empreendedorismo só cresce no Brasil. Prova disso são os 3,9 milhões de negócios abertos no Brasil só em 2021. Muitas pessoas já tiveram várias ideias para começar o próprio negócio, mas o medo de fracassar muitas vezes se torna um impedimento. Afinal, todos querem ser empreendedores de sucesso.

Segundo um estudo desenvolvido em mais de 30 países pelo psicólogo David Clarence McClelland, muitas pessoas acreditam não ter perfil para empreender, além de desconhecerem os comportamentos empreendedores e como desenvolvê-los.

Essa pesquisa também possibilitou descobrir por que alguns empreendedores têm sucesso e outros não. A partir disso, ele descobriu as características empreendedoras e o perfil que o empreendedor de sucesso possui.


1. Qual é o perfil de um empresário de sucesso? 

Quando desenvolvida as características empreendedoras, crescem as chances de sucesso do negócio. Assim, analise as 10 principais características empreendedoras. 

1. Busca de oportunidades e iniciativa

Para manter o negócio competitivo e relevante, é necessário ser proativo, acompanhando o mercado e lançando serviços e produtos de acordo com a demanda dos consumidores

2. Persistência

Sabemos que o dia a dia é muito desafiador, por isso a resiliência precisa ser constante na vida do empreendedor

3. Corre riscos calculados

É preciso analisar ao máximo as oportunidades existentes e, a partir disso, fazer a melhor escolha, visto que uma decisão errada pode prejudicar muito a empresa.

4. Exigência de qualidade e eficiência

Manter a qualidade dentro da empresa fideliza clientes e conquista novos. Da mesma forma, a eficiência em todos os processos produz melhores resultados, proporcionando confiança e segurança ao cliente.

5. Comprometimento

A importância de assumir responsabilidades faz o empreendedor ser comprometido com os seus colaboradores, clientes e com a sociedade.

6. Busca de informações

Ser empreendedor é estar em constante aprendizado. Portanto, é essencial se manter atualizado sobre o segmento de atuação no mercado, novas demandas e vontades dos clientes e possíveis tendências.

7. Estabelecimento de metas

Para guiar o processo de crescimento do negócio, é fundamental traçar onde quer chegar e, para isso, é preciso definir metas. 

8. Planejamento e monitoramento sistemáticos

Após definir as metas, é preciso planejar como é possível alcançá-las, fazendo o monitoramento do processo e calculando se está próximo de atingir esse objetivo.

9. Persuasão e rede de contatos

Desenvolver networking faz toda a diferença para a empresa, visto que essa conexão abre portas para diversas possibilidades.

10. Independência e autoconfiança

A autoconfiança diz respeito a acreditar nas decisões tomadas, enquanto a independência é ter liberdade para conquistar objetivos pessoais e empresariais.


2. O que eu preciso para pensar como um empresário de sucesso? 

Ter uma mentalidade empreendedora faz toda diferença na vida de quem tem o próprio negócio. Inclusive, a origem da palavra empreender está relacionada à coragem para assumir riscos em busca de um objetivo.

Ao observar empreendedores de sucesso, é possível notar que são pessoas inquietas, que estão sempre buscando novas maneiras de atuar no mercado, de melhorar e lançar novos produtos e serviços e que têm objetivos claros.

Como já analisado nos comportamentos empreendedores, a mentalidade do empreendedor de sucesso é de muita motivação e resiliência, alto nível de confiança e calma para tomar decisões, já que possui um olhar crítico para analisar as alternativas que mais beneficiarão a empresa.

Mas como desenvolver a mentalidade empreendedora? Confira alguns passos:

  • Aprenda com os erros: errou? Veja o que você pode aprender com isso.
  • Tenha resiliência: não desista na primeira vez. O caminho do empreendedorismo pode ser repleto de adversidades, mas é preciso ter resiliência.
  • Olhe para os grandes concorrentes: aprenda com quem está no mercado há tempos.
  • Tenha autoconfiança: acredite em você, na sua capacidade.
  • Seja persistente: nem tudo será um mar de rosas, você terá desafios diários, então acredite em você e no seu negócio.
  • Invista em autogestão: invista na sua capacitação e de seus colaboradores.
  • Foque nas prioridades: veja o que realmente trará mais resultado no momento.

Colocando essas dicas em prática, a mentalidade empreendedora levará ao caminho do sucesso.


3. Quais são as atitudes importantes voltadas para o futuro da empresa e do mercado? 

Além de desenvolver uma mentalidade empreendedora, é fundamental desenvolver a gestão estratégica da empresa, analisando como está a situação do negócio e criando estratégias para o seu crescimento e expansão. Para isso, também é essencial desenvolver pessoas e ficar de olho no mercado, principalmente nas tendências que podem ser lançadas no seu segmento.

Da mesma forma, para que isso aconteça, é preciso ter claramente onde você quer chegar com a sua empresa. Como você se vê a longo prazo? Daqui a 5, 10, 20 anos? É necessário responder a essas perguntas para tomar atitudes hoje que construirão o amanhã.

Nesse ponto, é preciso ter certa atenção: criar metas desafiadoras é importante para o crescimento da empresa, mas lembre-se que elas precisam ser mensuráveis e devem estar de acordo com a capacidade do negócio.

Conhecer profundamente o cliente também é algo que ditará o sucesso da empresa, visto que é por causa dele que o negócio foi criado. E não podemos deixar de falar da melhoria contínua, em que é preciso estar em constante movimento para se manter competitivo no mercado.

A inovação também é uma atitude que é voltada para o futuro da empresa, assim, é essencial desenvolver ideias e projetos pensando no cliente, podendo usar ou não a tecnologia a seu favor.

⏩ Foresight estratégico e a sua importância para as empresas


4. Como um empresário de sucesso lida com crises e de desafios econômicos? 

Crises são momentos críticos que a empresa enfrenta, podendo ser decorrentes de atitudes errôneas da própria empresa ou por fatores externos, como crises na situação econômica do país ou do mundo.

Na maioria das vezes, as crises são previsíveis, por isso o empreendedor precisa estar antenado ao mundo e ter múltiplas fontes de informação, conforme os comportamentos empreendedores citados anteriormente.

⏩ 7 dicas para empresas vencerem a crise

As crises são difíceis e perigosas, então é importante saber que ela pode não afetar diretamente a empresa, mas sim causar um efeito cascata. Muitas vezes, esse impacto indireto não é observado pelo empreendedor, o que pode trazer prejuízos muito maiores.

Para esses momentos de crise e desafios econômicos, existem 3 pilares:

Capacidade analítica

É preciso ter atenção para entender quando a crise vai começar, sua duração e se está melhorando ou piorando. Assim, ao antecipar a percepção, será possível tomar decisões para afetar menos a empresa.

Imunidade

Devido ao avanço tecnológico, as pessoas consomem informação de forma turbulenta e rápida. Assim, é interessante que o negócio filtre apenas as informações que realmente são necessárias.

Agilidade

É preciso ser capaz de tomar boas decisões em períodos desafiadores, agindo de maneira rápida e inteligente. Nesses momentos de crise, há apenas uma certeza: não adianta querer fazer as coisas do mesmo jeito, pois isso não trará resultados. É preciso agir de maneira inovadora.


5. Investimento em tecnologia e inovação 

Para ser um empresário de sucesso, é preciso ter acesso a ferramentas que proporcionem uma gestão eficiente, tornando possível analisar a empresa de forma rápida e crítica para tomar as melhores decisões e criar estratégias.

Nesse sentido, é fundamental usar a tecnologia a seu favor, deixando os processos mais ágeis, economizando tempo e aumentando a produtividade. Então resta saber: como você faz atualmente o controle das informações da sua empresa? Como fluxo de caixa, cadastro de clientes, emissão de relatórios para análise, gestão de notas fiscais etc.

Para ter um bom controle, é interessante investir em:

Pode consultar e fazer a gestão dos documentos fiscais de forma automática e segura é essencial para um empresário de sucesso. Se organizar dessa forma contribui com o compliance fiscal e agilidade nos processos. Para garantir tudo isso na sua empresa, acesse o site da Arquivei, uma plataforma inteligente de notas fiscais.


6. Como desenvolver essas habilidades?

Para qualquer mudança dentro de uma empresa, é preciso um planejamento. Isso porque é por meio dele que o empreendedor entenderá quais são as necessidades da organização e o que é preciso mudar, melhorar ou aprimorar. 

Depois, o segundo passo é buscar qual ferramenta e/ou tecnologia, e até mesmo pessoas ou instituições, ajudarão nesse processo. Lembre-se que toda mudança é constante.

Dessa forma, desenvolver os comportamentos empreendedores ajudará a trilhar o caminho para ser um empresário de sucesso. 

Inclusive, o autoconhecimento faz toda a diferença na gestão e no direcionamento da empresa. Um empresário sem clareza e visão a longo prazo não conseguirá ter metas definidas e não alcançará o que deseja.

⏩ Automação fiscal: 5 razões para implementar na sua empresa


Sobre a Arquivei

Uma plataforma de soluções para automatização e gestão de rotinas fiscais e financeiras. Aqui, a gente te mostra como é possível crescer com mais tranquilidade a partir do controle adequado de seus documentos fiscais

Hoje, contamos com mais de 100.000 clientes e cerca de 2,5 bilhões de documentos fiscais armazenados para análises e cruzamento de dados, com toda segurança e compliance que você precisa.  

Ajudamos empresas, profissionais e escritórios contábeis com tecnologia de ponta, aumentando produtividade, reduzindo custos e garantindo os melhores recursos para transformar equipes colocando a nota fiscal no centro da operação. Conheça agora o Arquivei!