Automação fiscal: 5 razões para implementar na sua empresa
Confira 5 razões para começar agora a implementar a automação fiscal na sua empresa!
Publicado em

agosto, 2023

Escrito por

Daniele Lima

Automação fiscal: benefícios e como começar

Confira 5 razões para começar agora a implementar a automação fiscal na sua empresa!

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Automações e IA

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Confira o que é automação fiscal e 5 razões para começar agora a implementar na sua empresa!


A tecnologia já é uma realidade no cotidiano das empresas brasileiras. Não é mais um diferencial, é essencial que os negócios implementem sistemas, softwares e ferramentas que facilitem as atividades diárias. 

Usar a automação como estratégia para agregar é muito inteligente e traz diversos benefícios. A tecnologia vem para somar nos negócios e equipes e não para excluir.


O que é automação fiscal?

Afinal, o que é automação fiscal? De forma geral, é uma aplicação tecnológica que tornam atividades de rotinas fiscais e contábeis automáticas e mais ágeis dentro das empresas.

Ou seja, com a automação fiscal é possível ter mais produtividade e cumprir mais processos em menos tempo. Normalmente, a automação fiscal entra para resolver problemas de tarefas repetitivas muito suscetível a erros humanos.

Por que investir em automação fiscal na sua empresa?

Como mencionado, a automação fiscal simplifica processos complexos, agiliza tarefas que levam tempos para serem cumpridas e diminui a incidência de erros.

Por esses e outros motivos que serão detalhados a seguir, a automação é importante. Você tem mais segurança no cumprimento de processos indispensáveis, reduz custos e garante a eficiência na gestão fiscal da empresa.

Uma empresa com automação é mais eficiente e inteligente, contribuindo para o atingimento de resultados satisfatórios.

Confira a seguir com mais detalhes alguns dos benefícios de automatizar a gestão fiscal:

Benefícios da automação fiscal

1. Diminuição de erros

Sabe-se que processos manuais, que exigem muita intervenção humana, como digitar números, buscar links, lembrar de datas, subir arquivos são passíveis de muitos erros. 

Na área fiscal, esses erros se transformam em autuações e multas, que em sua maioria custam alto para a empresa. Esse é o maior problema de errar na área fiscal, um pequeno deslize pode ser grave e gerar consequências grandes.

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E não tem como fugir das obrigatoriedades. A consulta das notas fiscais emitidas contra o CNPJ da empresa deve acontecer. Porém, buscar as notas de forma manual, digitando números, organizando em pastas, subindo documentos aumenta muito a chance de erros. Podendo prejudicar a escrituração fiscal e contábil. 

O ideal é consultar as NFes da empresa de forma automática, sem papelada, sem erro, sem preocupação e concluir tudo em poucos segundos.


2. Aumento da produtividade

Consequentemente, erros exigem que tarefas sejam revistas e refeitas, em muitos casos, mais de uma vez. Ou seja, o famoso retrabalho. Atividades manuais tem muito mais chance de precisarem ser refeitas, aumentando o tempo de conclusão das tarefas.

Assim, a produtividade fica comprometida. Com a baixa produtividade, o custo de mão de obra é maior. Além disso, sobra pouco tempo para a equipe focar nas estratégias de crescimento da empresa, por conta do time focar muito mais na parte operacional. 

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3. Monitoramento das NFes em tempo real

Precisar ir a todo momento no site da Sefaz conferir se alguma nota foi emitida contra o CNPJ da empresa não é produtiva. É possível monitorar todas as NFes que foram emitidas em tempo real. 

Assim, você não se preocupa com notas frias, fraudes e não perde tempo. Tudo é recebido de forma automática, te dando tranquilidade no dia a dia. Além disso, te livra de apagar incêndios por atraso de notas de fornecedores. 

Ter as notas recebidas sempre de forma fácil diminui drasticamente a chance de divergência nos pedidos de compra devido a antecipação de confrontar os dados. E se caso houver alguma divergência, o próprio fornecedor pode corrigir.

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4. Diminuição de custos

Os 3 pontos acima trazem muitas consequências positivas para a empresa. Uma delas é a diminuição de custos através da automação fiscal. Mas como?

Simples, diminuindo os erros, a chance da empresa ser multada é menor. Com mais produtividade, os colaboradores trabalham melhor, fazem as entregas em dia, o que contribui para alcançar as metas. 

Além disso, ser preventivo e monitorar a entrada de notas fiscais ajuda a manter as áreas conectadas, evitando problemas, se antecipando de dificuldades e melhorando a produtividade. Tudo isso, contribui para diminuir custos e aumentar a receita da empresa. 

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5. Foco total no negócio

Quando atividades essenciais, porém minuciosas e demoradas, como a gestão fiscal, são automatizadas, a equipe pode investir o tempo livre em tarefas mais estratégicas do que operacionais. 

Ou seja, o time consegue focar apenas no negócio, em estratégias de crescimentos, melhoria de processos, compliance fiscal e não perde tempo em atividades repetitivas. 

A automação fiscal te ajuda a direcionar esforços para o que realmente importa e contribui no crescimento da empresa ou escritório contábil.


Como implementar a automação fiscal no meu negócio?

Para implementar uma gestão fiscal inteligente na sua empresa, que previna erros, aumente a produtividade, monitore suas notas fiscais em tempo real, diminui custos e te ajuda a focar no seu negócio existe o Arquivei

O Arquivei é um sistema que consulta as notas automaticamente e faz o armazenamento automático. Tudo isso sem erro, papelada, dor de cabeça ou atraso. As notas são processadas em poucos segundos e podem ser conectadas com diversos ERPs, facilitando a criação da pré nota e relatórios do mês.

Com isso, todas as informações são fornecidas para que você precisa e que são úteis para utilizar em estratégias para o negócio.

A automação fiscal é o segredo não só da produtividade para a área contábil e tributária, mas também da área financeira e estratégica.

Clique no link abaixo e veja como o Arquivei pode revolucionar a gestão fiscal da sua empresa:

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