Foresight Estratégico e sua importância para as empresas - Arquivei
Confira o que é Foresight estratégico, benefícios, porquê utilizar, diferenciais e como aplicar em pequenas, médias e grandes empresas
Publicado em

dezembro, 2022

Foresight Estratégico e sua importância para as empresas

Confira o que é Foresight estratégico, benefícios, porquê utilizar, diferenciais e como aplicar em pequenas, médias e grandes empresas

Gestão de Empresas



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Você nunca ouviu falar sobre Foresight Estratégico ou Strategic Foresight? Então vamos lá!

Atualmente, o mundo vivencia um tempo de muitas mudanças e com muita agilidade, então é preciso se preparar para o inesperado a longo prazo. Por exemplo, você já parou para imaginar como estará sua empresa daqui 20 anos?

Quais as decisões que você precisará tomar no futuro e quais as consequências dessas decisões?

Sendo assim, se você quer desenvolver novos projetos levando em consideração os riscos globais, as ameaças e as possibilidades de sucesso, comece a focar no Foresight Estratégico.

Continue a leitura e confira detalhadamente tudo sobre essa prática estratégica que é essencial para o futuro da sua empresa.


1. O que é Foresight Estratégico? 

O Foresight Estratégico é um método que tem como objetivo fazer reflexões sobre o futuro da empresa, criando possíveis cenários futuros e, claro, possíveis soluções para lidar com essas diferentes realidades.

O Foresight se diferencia de outros modelos de planejamento porque olha para diversas possibilidades do futuro, levando em consideração o mundo VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade).

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2. Por que é importante usar o Foresight Estratégico

A expressão Strategic Foresight tem como tradução “previsão estratégica”, sendo também conhecida como Estudos do Futuro, envolvendo um conjunto de ações para alcançar um objetivo. Infelizmente, no Brasil, esse conceito ainda é pouco conhecido. 

Com os avanços da tecnologia, os modelos de negócios estão se transformando cada vez mais rápido. Com isso, a mentalidade das organizações também precisa acompanhar essa agilidade do mercado, rompendo algumas barreiras, como o medo do desconhecido e a resistência a mudanças. 

Desse modo, o Foresight Estratégico visa estabelecer meios em que a empresa possa garantir bons resultados no futuro, independente do cenário que vai enfrentar.

Por meio dele, é possível traçar estratégias visando o pioneirismo e as novas tendências no mercado em que você atua. Da mesma forma, também é possível mostrar ao gestor quais os problemas que a empresa está enfrentando atualmente e definir ações para lidar com elas.

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3. Foresight Estratégico x Planejamento Estratégico: qual a diferença? 

Pelo fato desse termo ainda ser uma novidade no Brasil, há certa confusão entre os conceitos de Foresight Estratégico e de Planejamento Estratégico. Contudo, ressalta-se que existem diferenças entre eles, principalmente por uma questão de visão de futuro.

O planejamento estratégico olha para o que a empresa já fez e questiona o que e como pode ser feito melhor, mais rápido ou com mais eficiência, analisando a possibilidade de expandir o que já está sendo feito.

Já o Foresight Estratégico olha para o futuro, para daqui a 10 ou 20 anos, fazendo com que os gestores e a equipe observem quais os produtos e serviços as pessoas precisarão daqui esses anos. Para isso, é preciso contar com um brainstorm (ou chuva de ideias), sendo até possível criar novos modelos de negócio.


4. Como aplicar o Foresight Estratégico na minha empresa?

Para fazer a aplicação do Foresight Estratégico na empresa, é preciso realizar pelo menos 6 passos iniciais, os quais são detalhados a seguir.

4.1 Faça um recorte do que você precisa ou quer dominar

O Foresight é muito abrangente e, como já sabemos, não é possível abraçar o mundo. Assim, faça uma escolha e priorize qual assunto você quer dominar nesse futuro, traçando um plano de estudos e levando em consideração os desejos da empresa ou do setor. Também é importante delimitar um período para essa realização.

4.2 Procure tendências

O mercado não vive apenas de opiniões, palpites e achismos, até porque, nesse mundo VUCA, as coisas acontecem em uma velocidade fora do normal.

Por isso, é preciso procurar por tendências dentro do mercado específico de atuação, tendo um pensamento mais profundo. Isso pode demorar um pouco, visto que precisa muita pesquisa para identificar essas tendências e validá-las.

Ainda, ressalta-se que essas pesquisas devem ser baseadas em dados confiáveis e devem contar com a opinião de outros especialistas. 

4.3 Produza Cenários

Após a seleção dos temas e a compreensão das tendências, pode-se criar possíveis cenários para imaginar as variedades do futuro.

Assim, é preciso fazer o questionamento: quais são as possibilidades de cada ideia desenvolvida?

4.4 Visualize o futuro ideal

Como na etapa anterior houve a realização de um brainstorm dos cenários, agora é o momento de visualizar o futuro ideal para o produto ou serviço. Como ele deve ser no futuro?

Nessa etapa, é muito interessante (e necessário) envolver a equipe, fazendo com que eles tragam ideias dentro das visualizações para o futuro.

Inclusive, algumas perguntas podem ajudar nesse momento:

– O que seria um futuro de sucesso para esse cenário?

– Que novidades podem acontecer nesse novo mundo?

– O que seria diferente de hoje?

– O que pode dar errado?

Com as respostas dessas perguntas é possível traçar se o futuro será de sucesso ou não, tendo uma visão panorâmica do que a empresa pode ser lá na frente.

4.5 Mova do futuro para o presente

Como as etapas anteriores já estão construídas, é hora de pegar essa visão do futuro e construí-la no presente.

Nessa etapa, precisa-se criar os marcos que a empresa precisará alcançar pra chegar ao resultado desejado.

Por exemplo, se a sua visão é para daqui 20 anos, o primeiro marco deve estar próximo da data da visão, portanto daqui a 15 anos. Assim, acompanhe as projeções, descendo essa “escada” e pensando no que é preciso fazer hoje para alcançar no futuro.

4.6 Implemente agora

Depois de identificados os marcos, está na hora de implementar. Esse momento pode ser mais difícil para algumas empresas, principalmente para o empreendedor ou para a equipe que não tem um perfil planejador e executor. 

Contudo, basicamente, é necessário traçar as metas de execução, dividir responsabilidades, delimitar as atividades e, então, partir para a implementação.


5. Quais os benefícios do Foresight Estratégico em empresas grandes, médias e pequenas?

O Foresight Estratégico, além de trazer a adaptação das empresas para o futuro, é a porta de entrada para a inovação.

Com essa metodologia é possível criar novos negócios, iniciar a transformação digital e, ainda, otimizar a gestão da empresa. Então confira abaixo algumas principais vantagens dessa estratégia:

  • Otimização das contratações – visando os perfis ideais para compor o seu time;
  • Identificação de melhores parceiros – você busca por pessoas e empresas que vão de encontro aos seus propósitos no futuro;
  • Melhora a aprendizagem estratégica – você aprende mais sobre a sua própria empresa;
  • Busca por conhecimento – já que o Foresight traz a necessidade de estudos sobre um assunto específico e conhecimento sobre tendências do seu mercado, isso aumenta sua aprendizagem sobre o seu negócio.

Se você quer se preparar para o futuro, se tornar mais competitivo e até mesmo pioneiro do seu segmento, comece agora mesmo a utilizar o Foresight Estratégico. 

É importante dizer também que para as empresas que querem mais inovações, é essencial buscar por organizações investidoras ou já consolidadas no mercado.

Com todas essas informações, percebe-se o quanto é importante o Foresight Estratégico, visto que toda estratégia deve ser focada na preparação da empresa para que ela possa estar pronta para receber toda a mudança necessária e alcançar os objetivos do futuro.

Além disso, tendo em vista a rápida dinâmica do mercado, é possível dizer que uma pequena startup hoje pode tirar o lugar da maior empresa de determinado segmento.

Assim, lembre-se que a única certeza que existe é a mudança e, para se manter competitivo hoje, é preciso projetar o futuro.


6. Esteja no futuro agora!

A área fiscal, financeira e tributária precisam acompanhar as tendência do mercado e melhorar cada vez mais seus processos. Para isso, é importante poder contar com uma plataforma que traga agilidade e inteligência para o setor.

O Arquivei é uma ferramenta que automatiza a busca de notas fiscais e transforma os dados desses documentos em uma fonte valiosa de informações, para serem usados na parte estratégica do negócio. Milhares de empresas já participam da transformação digital do universo fiscal. Veja como utilizar o Arquivei e sair na frente da concorrência:

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