Como antecipar recebíveis com boleto - Blog | Arquivei
credito
Publicado em

dezembro, 2018

Escrito por

Arquivei

Como antecipar recebíveis com boleto

Antecipar crédito (ou antecipação de recebíveis)  é uma espécie de acordo de financiamento de ativos em que uma empresa se utiliza de valores de vendas realizadas e que ainda estão em aberto como garantia para receber um valor imediato.

Fiscal


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Antecipar recebíveis  é uma espécie de acordo de financiamento de ativos em que uma empresa se utiliza de valores de vendas realizadas e que ainda estão em aberto como garantia para receber um valor imediato.

Explicando melhor, é como ter um cheque pré datado ou uma duplicata e receber esse valor agora, pagando uma taxa de juros. É receber faturas pendentes ou dinheiro devido pelos clientes imediatamente.

Nesse tipo de financiamento, é necessário procurar uma empresa especializada de antecipação de recebíveis, que também é comumente chamada de empresa de factoring.

Vale salientar que esse tipo de negociação é legalizado e aprovado pelo Banco Central do Brasil. Não tem nenhuma relação com agiotagem, que é uma prática criminosa de extorsão e ameaças.

Esse tipo de financiamento, quando usado com uma gestão responsável, ajuda as empresas a liberar capital que está preso em suas contas a receber.

Ao antecipar recebíveis, as empresas transferem o risco de inadimplência associado às contas a receber para a empresa de factoring, que ficará responsável pelo recebimento.

Uso de boletos para Antecipação de recebíveis

Os boletos são um dos modelos mais comuns de cobrança no Brasil. Exatamente por isso, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) tem intensificado a segurança dessa forma de pagamento.

Um dos exemplos desse maior rigor foi o processo de extinção de boleto sem registro para evitar fraudes e garantir que o boleto esteja atrelado à empresas sérias e que garantam a existência de documento fiscal que comprove a venda de uma mercadoria (NFe)  ou a prestação de um serviço (NFSe).

Ao antecipar o valor dos boletos que ainda irão vencer, a factoring fica com uma parte desse montante, que é a taxa cobrada. Essa taxa cobre as despesas com o serviço e ainda serve com garantia caso esse boleto não seja pago na data do vencimento.

Como antecipar recebíveis com boletos

Para que a empresa possa realizar essa operação com a maior segurança possível, o trabalho tem que começar antes da emissão de boletos.

O primeiro trabalho começa no cadastro de seus clientes. É importante saber se eles são bons pagadores. E essa coleta de dados deve ser iniciada com o pedido da mercadoria ou serviço.

Pedir referências bancárias e referências comerciais deve ser rotina em todas as novas negociações. Um bom pagador não irá se incomodar em preencher uma ficha com informações das empresas com as quais se relaciona.

Após essa pequena “investigação” é hora de negociar prazos, parcelas e formas de pagamento.

Se você já está pensando em antecipar os créditos sobre suas vendas, deve pensar muito bem de que forma vai cobrar seu cliente, porque é através dessa cobrança que você irá conseguir que seus valores cheguem mais rápido ao seu caixa.

As factorings estão migrando para o ambiente online e isso facilita muito a vida das empresas, que não precisam deslocar algum executivo para realizar a negociação ou finalizar a transação.

Normalmente, o primeiro passo é realizar um cadastro

Após esse procedimento, é hora de avaliar o quanto você pode receber em adiantamentos baseado no volume de documentos que você apresentar. Como já dissemos, esses documentos podem ser Notas Fiscais, boletos ou mesmo cheques, apesar de essa última opção estar cada vez mais em desuso.

Após essa apresentação da soma de valores, a factoring irá analisar seu risco de recebimento, soma de valores e daí calcular a taxa de juros e já passar o valor disponível para adiantamento.

Existem opções excelentes, muito seguras, no mercado de factorings, por isso esse processo de aprovação acontece em pouco tempo. Em algumas horas.

Está gostando do conteúdo do artigo? Assine nossa Newsletter!

Como as empresas se beneficiam do financiamento de recebíveis

Antecipar contas a receber permite que as empresas tenham acesso aos valores para aplicar em capital de giro, investir em estoque, pagar dívidas e até mesmo realizar aplicações se valendo da facilidade e disponibilidade imediata.

Outras opções para utilização do valor antecipado são:

  • Fluxo de caixa
  • Crescimento das Vendas
  • Renegociar dívidas
  • Comprar matéria prima
  • Pagar seus funcionários
  • Organizar seu financeiro

Algumas empresas de adiantamento de recebíveis solicitam listas e listas de documentos de sua empresa para fornecer valores referentes aos seus créditos. Outra vantagem de factorings online é a praticidade: elas não solicitam essa infinidade de papéis e requerimentos.

Nossa recomendação é que você sempre busque por empresas sérias que realizem sua antecipação com segurança e rapidez. Existem excelentes opções no mercado.   

Pular para a barra de ferramentas