Os clientes do seu escritório contábil são seus fãs? Achou a pergunta estranha? Pois saiba que assim como um astro da música ou um gênio da tecnologia têm seguidores fiéis, o contador pode ter clientes que são apaixonados pelo seu trabalho, não trocam por nenhum outro e ainda recomendam para seu círculo de relacionamento.
Para se destacar aos olhos do seus clientes e do mercado e ir além da imagem de “apurador de impostos”, uma solução de consulta de documentos fiscais é uma grande aliada na criação de um diferencial digno de uma celebridade. Saiba mais sobre ela agora!
Atenção! Antes de seguir a leitura do artigo: se você está à procura de uma solução que consulte, baixe e armazene XML de NFes em lote, diretamente da Sefaz, conheça o Arquivei: Consultar NFes>>
Uma solução de consulta de documentos fiscais automatizada pode ser uma grande parceira na rotina do contador, garantindo maior precisão e eficiência nas análises, pois extrair informações – valor de impostos, tipos e quantidades de produtos e serviços, para quais clientes, em quais regiões, para citar apenas algumas -, a partir de planilhas preenchidas a mão acabaria em grande desperdício de tempo e esforço da equipe. Pense no nível de inteligência competitiva e fiscal que você irá agregar com estas análises.
Quer saber melhor o poder dos dados? Ouça o podcast sobre Análise de Dados: eleição de Trump e o aprendizado que a equipe contábil/fiscal pode tirar desta situação. Dê o play.
Confira quatro análises que você pode fazer para seus clientes com base nos documentos fiscais:
1. Definir o melhor regime de tributação
Simples, Lucro Real ou Lucro Presumido? Uma das dúvidas mais comuns do empreendedor no seu planejamento tributário diz respeito à escolha do regime de tributação da sua empresa.
A opção por esses regimes afeta o cálculo de tributos como IRPJ, CSL, PIS e COFINS e a sua definição é irrevogável por um ano. Por isso, escolher o regime de tributação mais adequado é de extrema importância para as empresas, podendo reduzir bastante os custos com esse tipo de encargo.
E você é o profissional mais capacitado para orientar os seus clientes na escolha certa a partir da análise dos XML de NFe de saída e dos valores movimentados.
Com uma solução específica de consulta de documentos fiscais você faz o download dos XML de NFe do seu cliente direto da SEFAZ e pode gerar um relatório para análise.
O processo automatizado proporciona um ganho de tempo enorme para fazer essa avaliação, além de ter a garantia de informações corretas conforme imagem da tela a seguir:
2. Identificar padrões do mercado que seu cliente está inserido
O contador é um profissional que lida com diversas empresas de diferentes segmentos e sabe em detalhes como é o desempenho, dificuldades e oportunidades de cada uma. Ao fazer a análise dos XML das NFe é possível identificar padrões como tipos de produtos ou serviços mais vendidos em um determinado período (sazonalidade) e em determinados locais (localização geográfica).
Utilize essas informações para transformar-se em um verdadeiro conselheiro, ajudando os clientes a tomar decisões importantes, como participar do seu planejamento estratégico, indicar investimentos que dão lucros, bons negócios para seu segmento entre outros.
Nas NFSe (Notas Fiscais de Serviço) emitidas, o contador pode, ainda, fazer uma curva ABC para entender quais são os serviços prestados mais recorrentes e quais trazem mais receita e lucro. Com esta orientação, seu cliente pode priorizar os esforços das suas áreas de marketing e vendas para gerar ainda mais demanda para esses serviços.
3. Avaliar fornecedores
Fornecedores são parcerias importantes para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao mercado e também para os custos das empresas contratantes. Ao verificar tributos que incidem nos produtos e frete das mercadorias é possível avaliar os fornecedores que apresentam o melhor custo-benefício para a empresa cliente do escritório contábil.
Exemplo: ao fazer uma análise dos XML das NFe do transportador contratado pelo cliente para uma determinada região do país o contador pode identificar que, devido à tributação e o valor do frete, poderia ser mais vantajoso para a empresa enviar a mercadoria pelos modais aéreo ou marítimo ao invés do tradicional rodoviário.
Assista o “Webinar: 7 análises estratégicas para avaliar a saúde das empresas“.
Você pode, ainda, levantar os custos que seu cliente tem com entregas por produtos ou categorias de produtos que mais demandam transporte. Além disso, pode separar a mercadorias transportadas por fornecedor para entender quais são mais requisitados, por custo e por volume de entregas para renegociar contratos, por exemplo.
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4- Fazer a gestão financeira a partir da análise dos documentos fiscais
A contabilidade é uma poderosa ferramenta e que apresenta grande importância, disponibilizando dados valiosos para o empreendedor gerir o seu negócio e fazer com que se mantenha forte e saudável financeiramente. Ao avaliar custos, volumes e carga tributária presentes nos documentos fiscais, você tem em mãos uma série de informações úteis para o planejamento e gerenciamento financeiro das empresas-clientes.
A partir de uma solução de consulta de documentos fiscais automatizada a inteligência financeira é alcançável justamente porque nos campos das notas fiscais é possível obter informações como o valor ICMS sobre cada produto, alíquotas e o CFOP (Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços).
Com isso, por meio do aplicativo automatizado você consegue gerar relatórios em Excel com todas as informações das notas em um determinado período e assim saber o valor total de tributações, produtos, entre outros.
Com a plataforma do Arquivei, você pode baixar os XML das NFe, CTe e NFSe com um clique – desde que elas estejam arquivadas na plataforma -, e gerar relatórios criados a partir da análise destes documentos fiscais.
Com o Arquivei, o seu escritório de contabilidade está integrado automaticamente às bases da Receita Federal e dos Estados (SEFAZ), sem precisar fazer a relação de todas esses documentos fiscais manualmente.
A aplicação de etiquetas personalizadas para distinguir os documentos fiscais com termos, citações a áreas e unidades da empresa pode ser uma funcionalidade útil para o contador criar segmentações ainda mais avançadas além das informações que já existem ao baixar o XML da NFe.
Conte com o Arquivei – plataforma de consulta de notas fiscais automatizada -, para agregar valor ao serviço do seu escritório contábil e transformar clientes em fãs. Experimente 7 dias grátis!