Produtividade marginal: o que é e como calcular - Blog - Arquivei
Produtividade Marginal: O que é e como calculá-la?
Publicado em

fevereiro, 2021

Escrito por

Vitor de Araujo

O que é e como calcular a produtividade marginal

A produtividade ou produto marginal é um conceito básico da economia neoclássica.
Ela ajuda gerentes financeiros a determinar quanto gastar na produção objetivando sempre maximizar os lucros.

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Quer saber o que é e como calcular a produtividade marginal, mas está sem tempo de ler? Não se preocupe, nós lemos para você. Basta clicar no player e ouvir o nosso conteúdo em formato de áudio:

Sempre há um porquê na contratação de novos trabalhadores, na compra de novos equipamentos ou na solicitação de mais matérias-primas. Quando proprietários de empresas fazem alguns tipos de investimentos, eles procuram um retorno — o aumento da produção e do lucro líquido da empresa. A produtividade marginal nada mais é que a relação entre o aumento de investimento e o aumento da produção.

O que é a produtividade marginal?

A produtividade ou produto marginal é um conceito básico da economia neoclássica

Ela ajuda gerentes financeiros a determinar quanto gastar na produção objetivando sempre maximizar os lucros. 

Portanto, para entender como calcular a produtividade marginal,  existe uma fórmula básica, que ajudará a garantir que sua empresa esteja otimizando a produção, em vez de perder dinheiro em custos de mão de obra desnecessários, por exemplo.

Produtividade marginal é quanto de saída a empresa ganha com uma unidade extra de entrada ou, neste caso, por ter um trabalhador extra realizando a tarefa.

Como calcular a produtividade marginal

Um exemplo de cálculo de produtividade marginal é, hipotéticamente, um escritório de advocacia decidir contratar um arquivista porque sua papelada está ficando fora de controle. 

O funcionário arquiva 15 documentos por hora. Como ele não consegue resolver o problema da papelada sozinho, a empresa contrata outro trabalhador. O total de documentos arquivados por ambos os trabalhadores é 45 por hora.

Se formos calcular a produtividade média dos funcionários, isto é, o resultado de cada trabalhador, precisamos apenas dividir 45 pelos dois para obter 22,5. 

Agora, a produtividade marginal é diferente: é a produção total dos dois trabalhadores menos o primeiro, ou 45-15, que é 30. Pois a produtividade marginal representa o resultado da adição de um trabalhador.

Para calcular a produtividade marginal do trabalho pode utilizar a seguinte fórmula:

Pmg = Δ Y / Δ X

Sendo que:

● Pmg = produtividade marginal;

● ∆Y = variação de saída;

● ∆X = variação de entrada.

Citando agora outro exemplo, digamos que uma empresa possua 20 trabalhadores que no total produzem 1000 sapatos em um determinado intervalo de tempo. Sua produtividade média é de 5 sapatos por funcionário. 

Portanto, quando adicionamos um novo trabalhador, a mesma empresa passará a produzir 1005 sapatos.

1005 – 1000= 5 unidades de saída;

21 – 20 = 1 unidade de entrada;

5 / 1 = 5 sapatos/por trabalhador adicional.

Exemplos de produtividade marginal

O cálculo da produtividade marginal é mais comum ao ser medido em unidades físicas. 

Por exemplo: quando uma padaria mede o número de pães que pode produzir; ou um fabricante de tinta mede o número de metros cúbicos de tinta que pode produzir. 

Por outro lado, em indústrias de serviços, como aulas particulares ou cabeleireiro, o produto marginal pode se referir ao número de serviços prestados – como aulas individuais ou cortes de cabelo.

Mas o produto marginal também pode se referir a dinheiro, como no caso do mundo financeiro. 

Como os fundos de investimento e as firmas de capital de risco não produzem bens ou serviços para o público em geral, eles medem sua produtividade marginal pela quantidade de riqueza que podem acumular para si próprios.

Quando a produtividade diminui

O produto total de uma empresa representa a soma total do que ela produz, enquanto o produto marginal representa a produção adicional decorrente do aumento de um único insumo. 

Portanto, quando a produção total é baixa, aumentar a entrada resultará em um produto marginal positivo. Em outras palavras, investir mais no capital, na tecnologia, na força de trabalho de uma empresa provavelmente levará ao aumento do produto.

Em alguns casos, adicionar um trabalhador extra nem sempre melhora a produtividade. 

Afinal, se não houver trabalho suficiente para todos ou não houver espaço de trabalho suficiente para todos, a produtividade pode diminuir. 

Uma empresa pode chegar a um ponto em que aumentar a entrada realmente diminui a produção total. Como resultado, a produtividade marginal torna-se negativa.

A lei dos rendimentos decrescentes explica que, no curto prazo, o investimento em unidades adicionais de trabalho renderá um produto marginal aumentado. Mas, à medida que o negócio aumenta, cada aumento adicional de um insumo de produção produzirá aumentos progressivamente menores na produção.

Qual é a diferença entre produto marginal e custo marginal?

Enquanto a produtividade marginal diz respeito a mudanças na produção, o custo marginal é o aumento nos custos quando unidades adicionais de um produto são produzidas. Isto é, salário da mão de obra extra, matéria-prima e maquinário extra, o transporte da nova produção etc.

Em alguns casos, o custo marginal para se produzir algo ou oferecer um serviço a mais é bem baixo. Dessa forma, é possível dizer que a produção teve um custo marginal zero. 

Um exemplo são os negócios tecnológicos, que oferecem produtos digitais. Estes podem ser reproduzidos diversas vezes sem custo extra para a empresa que o desenvolve – ou com custo bem baixo, já que a distribuição é feita de forma online.

Além do custo, também temos a receita marginal, que é a quantidade de receita que uma empresa ganha quando adiciona uma unidade extra de entrada.

Investimento na produtividade fiscal

Investir em tecnologia é investir em produtividade da sua empresa. O uso de tecnologia pode ser decisivo para o sucesso de um negócio, garantindo agilidade e eficiência dos processos.

O Arquivei resolve diversos problemas do dia a dia de pequenas, médias e grandes empresas. O nosso software realiza a gestão de notas fiscais de um jeito muito mais fácil, permitindo a consulta de NFe diretamente do site da Sefaz. Além disso, a solução permite baixar arquivos XML das notas fiscais emitidas contra seu CNPJ automaticamente, facilitando o gerenciamento e arquivamento seguro dos documentos.

O software de gestão de notas fiscais do Arquivei é uma plataforma inteligente que automatiza processos para você e sua empresa ganharem mais tempo e produtividade.

Que tal experimentar o Arquivei agora mesmo? Você pode realizar um teste de 7 dias, sem nenhum tipo de compromisso. Se a experiência for boa, basta se unir a um time de empresas que inclui McDonalds, Riachuelo, iFood, Volkswagen e outras 90.000 marcas que também agilizam e automatizam seus processos!

Conclusão

As empresas podem tentar adicionar funcionários ou investir em novos equipamentos como meio de aumentar a produção e então medir seu sucesso examinando o efeito no produto marginal. Em suma, a produtividade marginal é um conceito importante para calcular se suas decisões resultaram em uma conclusão bem-sucedida.

Pular para a barra de ferramentas