O que é squad: entenda tudo sobre esse modelo de trabalho
O que é e como é o modelo de trabalho Squad
Publicado em

maio, 2021

Escrito por

Arquivei

O que é e como é o modelo de trabalho Squad

A transformação digital proporcionou a criação de novos negócios, que possuem necessidades e estruturas diferentes das empresas tradicionais.

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A transformação digital proporcionou a criação de novos negócios, que possuem necessidades e estruturas diferentes das empresas tradicionais. 

O modelo tradicional de trabalho, formado por equipes separadas, com pouca comunicação entre os departamentos, cheia de burocracias, está sendo substituído por modelos de trabalho ágil como o Squad – uma metodologia que busca integração, produtividade e eficiência. 

Conheça em detalhes o modelo e saiba o que é Squad e seus benefícios, que podem trazer muitas vantagens para uma organização que busca competir no mercado atual. 

O que é a metodologia Squad 

Squad é uma metodologia ágil que existe desde do anos 70, mas que se popularizou quando a equipe de engenharia do Spotify a adotou em 2012. 

Basicamente Squads são equipes pequenas e flexíveis que são responsáveis ​​pela entrega de ponta a ponta de um produto. 

Cada Squad, ou equipe, tem no máximo 8 membros, é multifuncional, planeja e organiza as demandas juntos. A proposta dessa metodologia é que cada Squad trabalhe em um ambiente colaborativo, transparente e use os pontos fortes de cada membro da equipe para colocar o produto da mais alta qualidade no mercado no menor tempo possível. 

Cada Squad possui um Product Owner, que seria um “gestor da squad” – quem define as prioridades a respeito do projeto que está sendo desenvolvido. Nessa configuração de equipes, os times são determinados de forma multidisciplinar e agem de acordo com as necessidades que surgem nos projetos. Além disso, há iniciativas para a cocriação de soluções criativas para os projetos e há a autonomia de cada time para decidir quais problemas devem ser solucionados e como esse processo vai ocorrer, segundo as metas da empresa. Esse modelo é bastante difundido em startups e tem conquistado grandes empresas de tecnologias.

E se você quer garantir agilidade para a sua rotina fiscal, conheça o Arquivei, software de gestão fiscal que te permite consultar, armazenar e baixar todas as notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ diretamente da Sefaz, sem precisar de chave de acesso. Faça o teste grátis de 7 dias!

Como funciona uma Squad 

A comunicação é um elemento muito importante para o sucesso desse modelo ágil. Para isso, existem Chapters, Tribes e Guilds. São três fatores responsáveis por manter alinhados os objetivos da empresa nas Squads.

Chapters

Os Chapters (capítulos tradução em português) são um grupo de pessoas que trabalham em uma mesma especialidade de um setor. Por exemplo, em uma Squad de um produto digital, podemos ter membros com especialidades em Front-End, Back-end, testers e outros, o agrupamento de pessoas com a mesma especialização se torna um Chapter.

Tribes

Tribes são a junção de dois ou mais Squads, que possuem objetivos similares e precisam estar em maior conexão. Exemplo: a Tribo de aplicativos de um banco reúne as Squads que cuidam dos sistemas Android, iOS, etc.

Guilds

Guilds são um grupo de profissionais, que podem ser de Squads e Tribos diferentes, mas se une para trocar experiências, aprendizados, e melhores práticas sobre temas de interesse comum.

Benefícios de se trabalhar com Squads

Adotar o modelo de Squad pode trazer muitos benefícios para a organização de projetos da sua empresa e desenvolvimento de produtos. Conheça algumas vantagens:

Controle do tempo e dos prazos

Para desenvolver um projeto é fundamental ter um planejamento, certo? As Squads trabalham com cronogramas pré-existentes e pré-estabelecidos. 

E devido a sua natureza multidisciplinar, com o planejamento feito em conjunto e a comunicação frequente entre os membros, o modelo ganha a vantagem de lidar melhor com prazos de projetos, pois com essas ações, as equipes podem minimizar o tempo de inatividade, superar desafios rapidamente e oferecer velocidade na resolução de problemas.

Conhecimento total do projeto

Como o time planeja em conjunto, todos estão cientes das funções e responsabilidades uns dos outros. Essa abordagem permite que cada membro tenha total conhecimento de todos os aspectos do projeto. Isso facilita a transferência de informações e permite que a equipe detenha o conhecimento para manutenção do produto ou fases futuras. 

Mais produtividade

As Squads permitem reduzir o desperdício e minimizar o tempo de inatividade. Cada membro do time está envolvido no planejamento para que cada pessoa receba tarefas específicas que combinem cumulativamente com a capacidade do time, melhorando, assim,  a produtividade

Alinhamento e autonomia 

Como dito anteriormente, a autonomia é uma característica desse modelo. Apesar de cada Squad ter um objetivo, por exemplo, implementar um recurso específico em uma determinada data, os membros da Squad são autônomos no sentido de que decidem como atingirão seus objetivos dentro dos limites da estratégia geral do produto. Isso transmite a sensação de que as opiniões dos profissionais são relevantes para os projetos. 

Co-localização

Com equipes pequenas, é bem mais fácil de discutir os problemas cara a cara e chegar a soluções mais rapidamente. Se um membro da Squad precisar de outro, eles podem se virar e falar com ele, em vez de participar de uma teleconferência ou enviar um e-mail. Além disso, times que compartilham o mesmo espaço de trabalho para cada projeto conhecem os pontos fortes e fracos uns dos outros e se familiarizam uns com os outros, o que os ajuda a desenvolver confiança e se tornarem mais eficientes como equipe. 

Redução de riscos 

O desenvolvimento ágil baseado em Squads ajuda a reduzir riscos de problemas ou falhas no projeto, visto que há um incentivo para que as equipes multifuncionais tenham uma visão de 360 ​​graus do projeto. A fácil transferência de conhecimento dentro dos times permite que eles se adaptem rapidamente se houver um problema, sem ter que começar do zero.  

Conclusão

O modelo Squad é uma grande fonte de inspiração se você está procurando construir uma organização focada em se mover rapidamente com autonomia e propósito na sua empresa. É importante lembrar que o modelo é flexível, que pode evoluir e se adaptar ao negócio. Começar com os principais elementos do modelo Squad pode fazer você se mexer, mas a verdadeira organização ágil vem com a evolução do modelo para se ajustar ao seu contexto.

E para facilitar a gestão de notas fiscais da sua empresa e estar sempre em dia com as suas obrigações, experimente o Arquivei e faça o teste grátis de 7 dias!

Pular para a barra de ferramentas