5 dicas para um negócio de sucesso - Blog | Arquivei
negócio de sucesso
Publicado em

abril, 2018

Escrito por

Raquel Lisboa

5 dicas para um negócio de sucesso

Ter um negócio e ter um negócio de sucesso são dois casos bastante distintos. O primeiro trata-se de simplesmente investir um montante e criar uma empresa. Já a segunda situação vai além do dinheiro: relaciona-se ao tempo e aos esforços dedicados para fazer acontecer. E aí, será que você tem se empenhado suficientemente? Caso deseje […]

Contábil



Dicas

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Ter um negócio e ter um negócio de sucesso são dois casos bastante distintos. O primeiro trata-se de simplesmente investir um montante e criar uma empresa. Já a segunda situação vai além do dinheiro: relaciona-se ao tempo e aos esforços dedicados para fazer acontecer.

E aí, será que você tem se empenhado suficientemente?

Caso deseje compreender se o seu empreendimento está no caminho certo, considere estas três principais questões:

  • As metas estão sendo atingidas?
  • Você está obtendo o lucro esperado?
  • Seus clientes estão satisfeitos?

Sentiu dificuldade em responder às perguntas acima? Não se preocupe, separamos cinco dicas essenciais para que você consiga traçar um planejamento ainda melhor e mais eficiente para a sua marca. Acompanhe:

1.Analise o seu empreendimento

Antes de partir para qualquer mudança, é necessário averiguar. E uma das maneiras mais efetivas de se examinar um negócio é pela análise SWOT, técnica desenvolvida pelo pesquisador Albert Humphrey na década de 70.

A sigla SWOT indica quatro diretrizes – Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) – e para colocá-las em prática, basta responder aos seguintes questionamentos:

  • Quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio?
  • Quais são as oportunidades e as ameaças para o seu empreendimento?

Para a primeira questão, leve em consideração elementos internos: o que a sua empresa tem como diferencial e onde há falhas. Já para a segunda pergunta, observe razões externas: o que a sua concorrência ainda não oferece e como ela afeta a sua companhia.  

Esse check-up te fará pensar em estratégias que usem forças para aproveitar oportunidades e minimizem fraquezas para evitar ameaças.

2.Crie metas

Depois de notar quais são os pontos que merecem mais atenção, chega o momento de delimitar metas. Para isso, existe um método bastante eficaz chamado SMART. Essa sigla traz fatores para serem considerados em objetivos de curto, médio e longo prazo. Confira:

  • Specific (específico): cada propósito deve ser contemplado com todos os detalhes possíveis, como pessoas envolvidas e limitações do projeto;
  • Measurable (mensurável): sua meta deve contar com variáveis pré-definidas que servirão de base para o acompanhamento do progresso;
  • Attainable (atingível): o escopo deve ser viável para não causar frustrações;
  • Realistic (realista): o objetivo deve estar de acordo com os recursos da empresa – relaciona-se com o ponto anterior;
  • Timely (em tempo): o prazo deve ser praticável para se atingir cada meta.

Ponderando os requisitos acima, será mais fácil montar seu plano de ação e incorporá-lo à rotina do seu trabalho de uma maneira mais equilibrada e guiada.

3.Cuide das finanças

No que se refere ao planejamento financeiro, é indispensável categorizar custos para ter um controle maior do que se é investido. No geral, se faz necessário considerar os gastos fixos e os variáveis.

No primeiro caso, leve em conta despesas de água, luz, internet, salários (caso você tenha funcionários) e custos operacionais, como impostos. Na segunda circunstância, são os gastos com serviços de entrega, marketing e fornecedores, por exemplo.

Separando-os dessa maneira, você compreenderá prontamente o que tem sido aplicado. E, subtraindo esses valores do seu faturamento, será possível encontrar o montante lucrativo do seu negócio e entender se o mesmo está alcançando as metas financeiras propostas.   

4.Melhore a gestão

Para aperfeiçoar a gestão da sua marca, além dos detalhes já abordados, é preciso se dedicar a uma boa estratégia de marketing. Pois, por meio dela, será mais fácil atingir seu público-alvo e oferecer a ele uma experiência satisfatória.

Via de regra, para que um plano de marketing atinja seus objetivos com eficiência, ele deve passar por quatro momentos principais (os 4Fs): fluxo, funcionalidade, feedback e fidelização.

O fluxo considera o nível de interatividade que se deseja depreender, o valor que você agrega pelos seus conteúdos (em blog e redes sociais, por exemplo) e como o seu negócio de sucesso se difere da concorrência.

Está gostando do conteúdo do artigo? Assine nossa Newsletter!

A funcionalidade analisa questões de estrutura do seu empreendimento: o que se é oferecido e quais ações o seu cliente pode atingir através dele.

O feedback relaciona-se ao atendimento. Pondera quais meios estarão disponíveis para contato (e-mails, telefones e chats, por exemplo) e como você estabelecerá diálogo com o consumidor.

Já no último momento, a fidelização atenta-se em como você construirá a relação com o seu cliente: quais ferramentas e mecanismos serão utilizados para isso e os benefícios que serão ofertados para manter o seu público fiel à sua marca.  

5.Invista na cultura organizacional

Por fim, seu negócio deve ter personalidade, assim como uma pessoa. Ele necessita de visão, valores e missão bem delimitados, porque só por meio dessas particularidades será possível transmitir a cultura da sua empresa.

A visão tem como propósito determinar a direção do seu empreendimento em diferentes prazos – o que será investido, como e o porquê. Relaciona-se à técnica SMART para a criação de metas (comentada no tópico 2).

Os valores referem-se ao que orienta o seu negócio: quais são os princípios e crenças adotados em qualquer tomada de decisão – seja interna (entre a equipe) ou externa (no atendimento ao cliente, por exemplo).

E a missão trata-se do motivo pelo qual a sua empresa foi criada – o que faz e para quem. Como, por exemplo, a da Starbucks: “Inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez.”

Com essas três questões bem traçadas, você terá um norte sempre que se sentir em dúvida sobre qual caminho apostar e investir.

Tudo certo para ter um negócio de sucesso?

Com todas essas ações (re)estruturadas, resta apenas a prática. Mantenha seus objetivos e siga em frente. Você está muito próximo de alcançar um negócio de sucesso!

Esperamos que essas dicas tenham inspirado você a continuar empreendendo e investindo na sua marca. E, se você já aplicou alguma das estratégias acima, não deixe de nos contar nos comentários!

Pular para a barra de ferramentas