6 Inovações Do Mercado Contábil Para Sua Empresa | Arquivei
6 inovações no mercado contábil para atualizar sua empresa
Publicado em

novembro, 2021

Escrito por

Arquivei

6 inovações no mercado contábil para atualizar sua empresa

A tecnologia continua a remodelar setores e negócios, mesmo nos tempos difíceis provocados pela crise de saúde da COVID-19. Ele transforma sistemas e processos, convertendo tarefas manuais em funções automatizadas. Com a tecnologia, as empresas operam com mais eficiência e produtividade. E no mercado contábil não é diferente. Por isso, selecionamos aqui as últimas tendências e inovações no mercado contábil.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A tecnologia continua a remodelar setores e negócios, mesmo nos tempos difíceis provocados pela crise de saúde da COVID-19. Ele transforma sistemas e processos, convertendo tarefas manuais em funções automatizadas. Com a tecnologia, as empresas operam com mais eficiência e produtividade. E no mercado contábil não é diferente. Por isso, selecionamos aqui as últimas tendências e inovações no mercado contábil.

De acordo com o site norta-americano Accounting Today , “o mercado de software de contabilidade terá um valor global de US$ 11,8 bilhões em 2026, segundo uma nova pesquisa de mercado, a uma taxa de expansão de 8,6% ao ano.

Os próprios contadores veem a importância de softwares de contabilidade hoje, especialmente aqueles profissionais que estão na área há tempo suficiente para ver como os recursos avançaram ao longo dos anos. Hoje, a maioria das empresas de contabilidade adotam novas tecnologias para se tornarem as empresas de contabilidade do futuro. 

Isto porque as ferramentas digitais de contabilidade os ajudam a automatizar tarefas repetitivas e demoradas e a redefinir os processos de negócios existentes. No entanto, as tendências nas tecnologias de contabilidade mudam de tempos em tempos.

Na lista a seguir, mergulharemos em discussões mais abrangentes de cada tendência e técnica contábil no setor de contabilidade.

1. Contabilidade baseada em nuvem

Em um curto espaço de tempo, a computação em nuvem vem transformando empresas de vários setores. Como outras empresas, sistemas de contabilidade devem aproveitar o armazenamento em nuvem e mudar para o sistema para se manterem relevantes e competitivas no futuro.

As   ferramentas de contabilidade baseadas na nuvem permitem que os contadores acessem dados financeiros a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, permitem a criação de fluxos de trabalho, economizando um tempo valioso para as empresas. 

Leia: 6 benefícios da gestão fiscal e tributária em nuvem

O uso da computação em nuvem dá oportunidade aos gestores fiscais de realizar um planejamento tributário sob medida para a organização. Com o fácil acesso aos dados, armazenados online com segurança, é possível extrair relatórios rápidos em ferramentas digitais, como Excel, Google Sheets, entre outros apps.

Ao optar por um software de consulta e gestão de notas fiscais como o Arquivei, por exemplo, que funciona em serviço de nuvem, a empresa garante a segurança do armazenamento dos arquivos XML e já está um passo à frente em relação àquelas que preferem consultar e armazenar manualmente.

No serviço em nuvem da Arquivei, é possível manter os documentos guardados e seguros, cumprindo a lei em termos de armazenamento de documentos fiscais. Experimente grátis o Arquivei, agora!

2. Foco na análise de dados

Como a tecnologia permite que tarefas contábeis específicas se tornem mais fáceis, o setor de contabilidade muda seu foco para a análise de dados. Dessa forma, os contadores estão assumindo novas funções como consultores, com conjuntos de habilidades exclusivos que giram em torno da análise de dados. A análise de números ajuda as empresas a obterem insights valiosos, o que lhes permite identificar melhorias no processo, bem como aumentar a eficiência e gerenciar melhor os riscos.

Portanto, uma das inovações no mercado contábil são as soluções de análise de dados para dar suporte às necessidades específicas do setor. Isto é, sistemas que aplicam a análise de dados em impostos, consultoria, gerenciamento de risco e auditoria. 

3. Blockchain

Blockchain não está mais restrito às transações em moeda digital. É também uma tendência no mercado contábil, pois muitas empresas já utilizam o blockchain para registrar suas transações financeiras digitalmente e com segurança. Além de manter as transações financeiras transparentes e auditáveis, o blockchain torna os registros de transações acessíveis a usuários autorizados a qualquer hora e em qualquer lugar.

As empresas de contabilidade podem até optar por aplicativos de software personalizados para usar blockchain para vários fins — acelerar a transferência de fundos e transações financeiras, registrar transações financeiras com precisão, reduzir contas a receber e contas a pagar e facilitar a auditoria. Os aplicativos de software personalizados podem ser personalizados de acordo com casos de uso específicos.

4. Reconhecimento óptico de caracteres (OCR)

A tecnologia Optical Character Recognition (OCR), ou Reconhecimento Ótico de Caracteres, permite que as empresas de contabilidade automatizem e acelerem as entradas manuais. O OCR reconhece caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits, sejam eles escaneados, escritos a mão, datilografados ou impressos.

As empresas de contabilidade devem aproveitar a tecnologia OCR para converter informações textuais em arquivos digitais usando scanners e câmeras de dispositivos móveis. Investir em soluções baseadas em OCR para registrar dados financeiros garante mais rapidez e precisão.

Quer saber o que é, como é disponibilizada e como funciona essa tecnologia? Então baixe nosso e-book agora mesmo!

5. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) está produzindo resultados positivos no setor contábil. Com ela, é possível analisar grandes volumes de dados em alta velocidade, além de aumentar a produtividade e gerar dados mais precisos a um custo reduzido. Essa é uma das inovações que está crescendo cada vez mais no mercado contábil à medida que otimiza tarefas administrativas e processos que resultam em várias mudanças estruturais. 

Além de automatizar tarefas repetitivas, a IA permitirá que os contadores forneçam funções de maior valor, como implementação de estratégia de negócios e consultoria financeira. As tecnologias de IA têm até o potencial de transformar completamente as empresas de contabilidade.

5. RPA

A sigla RPA vem da expressão em inglês robotic process automation, que significa automação robótica de processos. Como o próprio nome sugere, a RPA é feita por robôs que simulam atividades humanas em processos operacionais. No setor contábil e financeiro, a RPA é uma das inovações que pode lidar com tarefas repetitivas e demoradas, como análise e processamento de documentos, que são abundantes em qualquer departamento de contabilidade.

Livres dessas tarefas rotineiras, os contadores podem dedicar tempo ao trabalho de estratégia e de consultoria. Em conjunto com a Inteligência Artificial, é capaz de imitar a interação humana e pode até mesmo entender o significado inferido na comunicação do cliente e se adaptar a uma atividade baseada em dados históricos. 

Um relatório de 2017 da McKinsey, empresa líder de mercado de consultoria empresarial em nível global, estimava que ainda existia um potencial de 43% de automação em atividades relacionadas às finanças e à contabilidade.

Isso significa que praticamente metade das rotinas dos profissionais dessas áreas poderiam ser feitas por um robô.

Conclusão 

Em suma, as inovações em tecnologias no mercado contábil mudam de tempos em tempos. E a cada nova tendência exige que as empresas de contabilidade mudem para as mais recentes inovações para se tornarem competitivas no mercado. Mas para isso acontecer, negócios de contabilidade devem manter uma estratégia robusta para monitorar e adotar as tendências e inovações tecnológicas de forma oportuna e proativa.

Quer inovar na gestão fiscal da sua empresa ou escritório de contabilidade? A plataforma Arquivei faz a gestão das suas notas fiscais de maneira digital. Você consulta, organiza e gerencia as atividades com as NFes de maneira segura, utilizando recursos da nuvem, na internet.

O banco de dados é conectado com a Secretaria da Fazenda e Planejamento, a Sefaz, para que você mantenha a situação da sua empresa regularizada com o Fisco.

Mais de 90 mil empresas utilizam a Arquivei, não importando o tamanho do negócio. É um sinal de uso dos recursos tecnológicos. Experimente grátis o Arquivei, agora, e comece agora a inovação de sua gestão fiscal.

Pular para a barra de ferramentas