Giro de estoque: como calcular e melhorar a gestão do seu negócio
Como calcular o giro de estoque e melhorar a gestão do seu negócio
Publicado em

abril, 2021

Escrito por

Arquivei

Como calcular o giro de estoque e melhorar a gestão do seu negócio

Muitos fatores influenciam a lucratividade de seu negócio que lida com a venda de mercadorias. Mas um giro de estoque saudável é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Compras E Estoque


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Muitos fatores influenciam a lucratividade de seu negócio que lida com a venda de mercadorias. Mas um giro de estoque saudável é fundamental para o sucesso a longo prazo. 

Mas o que realmente significa e como calcular o giro de estoque?

Basicamente, é a rotação de estoque. Esse índice é um KPI de gerenciamento e contabilidade, usado para medir quantas vezes o estoque é vendido (usado ou substituído) em um período fixo de tempo.

Geralmente o giro de estoque é usado para medir a eficiência de um depósito ou processo de controle de estoque. O cálculo dele é definido a partir de alguns parâmetros que vamos abordar logo mais.

Por que calcular o giro de estoque é importante?

Independentemente do tamanho da sua empresa, ter uma compreensão clara do que é o giro de estoque e como calculá-lo pode ser a diferença entre crescimento e fracasso.

Isto porque a velocidade com que o estoque é vendido influencia o tempo que você o mantém fisicamente no depósito. Portanto, é muito importante certificar-se de que está fazendo uma boa gestão de estoque, comprando a quantidade certa de produtos. Caso contrário, você corre o risco de taxas de armazenamento desnecessárias, sem mencionar os custos adicionais incorridos, como seguro, obsolescência e assim por diante.

Ficar sem estoque também é um problema, pois você pode deixar de atender à demanda dos clientes e perder oportunidades de vendas. Em outras palavras, falta de lucros potenciais.

Você precisa ter o equilíbrio certo entre vendas e compra de estoque. Mais importante, você deve se esforçar para melhorar a velocidade de rotação do estoque.

Como calcular o giro do estoque

Para calcular você precisa dos seguintes parâmetros:

  • Período de tempo: pode ser anual, mensal, semanal, etc.
  • Total de Vendas: é o valor em dinheiro de todas as vendas ao longo de um período. Lembre-se de que se trata de receita de vendas, não de fluxo de caixa.
  • Custo de bens vendidos (CPV): é o custo dos produtos que você vendeu. Seu valor de vendas é o preço das mercadorias vendidas. Em outras palavras, seus números de vendas incluem uma marcação.
  • Estoque médio: Encontre seu estoque médio adicionando seu estoque inicial (no início do ano, por exemplo) ao seu estoque final (no final do ano, neste caso) e dividindo-o por 2.

Para o cálculo, executamos a seguinte fórmula:

Giro De Estoque = Total De Vendas / Volume Médio De Estoque

O estoque médio é usado no índice porque as empresas podem ter níveis de estoque mais altos ou mais baixos em certas épocas do ano. Por exemplo, grandes varejistas provavelmente têm um estoque maior antes de grandes feriados como Natal ou Dia das Mães, por exemplo.

Vamos supor que uma loja de carros venda 400 automóveis por ano e tem um estoque médio de 40, ao aplicar a fórmula de como calcular o giro de estoque, terá:

Giro de estoque = 400 / 40, ou seja, 10 giros por ano

Se você quiser entender como calcular o giro de estoque por valor de venda, o cálculo é o mesmo.

Imagine que cada carro seja vendido a R$40.000, então a fórmula será:

Giro de estoque = (400 x 40.000) / 40 x 40.000

Giro de estoque = 16.000.000 / 1.600.000

Ou seja, 10 giros por ano

Como analisar as métricas do giro de estoque

Como acontece com qualquer análise de dados, é importante olhar para os números de forma geral, em vez de isolá-los. Este mesmo princípio se aplica ao giro de estoque.

Por exemplo, se a taxa de giro de seu estoque for maior, isso normalmente é um bom sinal. Isso significa que você está vendendo produtos rapidamente e que há demanda suficiente.

Por outro lado, uma taxa de giro de estoque mais baixa indica que o estoque não está se movendo muito rapidamente e não há muita demanda. Talvez você tenha estocado demais ou não tenha executado campanhas de marketing e publicidade eficazes para impulsionar as vendas.

Uma análise comparativa do giro de seu estoque também pode fornecer ótimos insights sobre o seu negócio. Você pode comparar isso com a média do seu setor para ver como você se compara à concorrência.

Depois de calcular o giro do estoque por alguns ciclos, você também pode comparar o seu período a período. Isso indica se você está melhorando ou não com o tempo.

Normalmente, você deseja atingir uma alta taxa de rotatividade de estoque e trabalhar para aumentar esse número ao longo do tempo. Isso significa que você vende estoque rapidamente.

Mas vale ressaltar que cada setor é diferente. Por exemplo, ao considerar um joalheiro de luxo, provavelmente não há uma curva tão alta quanto há para uma mercearia. Lojas online têm produtos que expiram mais rapidamente e estão em constante demanda por um determinado público, enquanto as joias de luxo experimentam menos demanda e compras menos frequentes.

Para ver rapidamente se a taxa de giro de seu estoque é boa ou não, multiplique-a pela margem de lucro bruto (em porcentagem). Você vai querer 100 por cento ou mais; qualquer coisa menos indica que pode haver um problema com a taxa de giro de seu estoque e diagnósticos adicionais são necessários.

Conclusão

O giro de estoque é uma medida eficaz de quão bem uma empresa está trabalhando seu estoque em vendas. A proporção também mostra como o gerenciamento está executando bem os custos associados ao estoque e se eles estão comprando muito ou pouco estoque.

Além disso, o giro do estoque mostra o quão bem a empresa vende seus produtos. Se as vendas estiverem baixas ou o desempenho da economia for inferior, isso pode se manifestar como uma taxa de giro de estoque inferior. Normalmente, essa taxa mais alta é preferível porque indica que mais vendas são geradas a partir de uma certa quantidade de estoque.

Para ajudar e melhorar a gestão do seu negócio, confira o nosso conteúdo sobre 5 ferramentas de gestão para turbinar seu negócio e o que é BPO e por que é vantajoso para a sua empresa

E para facilitar a  sua rotina contábil e estar sempre em dia com as suas obrigações, experimente o Arquivei, o software que realiza a gestão de notas fiscais de um jeito muito mais fácil, permitindo a consulta de NFe diretamente do site da Sefaz e muito mais!

Pular para a barra de ferramentas