Notas Fiscais E-commerce: as vantagens do Arquivei para lojas online
Como o Arquivei ajuda na gestão de notas fiscais do seu e-commerce
Publicado em

julho, 2021

Escrito por

Arquivei

Como o Arquivei ajuda na gestão de notas fiscais do seu e-commerce

Administrar um negócio de comércio eletrônico requer uma ampla gama de habilidades. Se você gerencia uma loja online sozinho ou com uma pequena equipe, pode ser especialmente difícil conciliar tarefas como cobrar fornecedores e controlar as notas fiscais, por exemplo. Para uma gestão mais efetiva das notas fiscais do seu e-commerce, várias plataformas foram criadas, e uma delas é o Arquivei – que vamos dar mais detalhes logo abaixo!

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Administrar um negócio de comércio eletrônico requer uma ampla gama de habilidades. Se você gerencia uma loja online sozinho ou com uma pequena equipe, pode ser especialmente difícil conciliar tarefas como cobrar fornecedores e controlar as notas fiscais, por exemplo. Para uma gestão mais efetiva das notas fiscais do seu e-commerce, várias plataformas foram criadas, e uma delas é o Arquivei – que vamos dar mais detalhes logo abaixo!

E-commerce e notas fiscais

A pandemia de Covid-19 provocou uma mudança de hábitos do consumidor, o que fez elevar os números do comércio eletrônico no país. Diante das restrições sociais e do fechamento do comércio físico, lojas on-line se beneficiaram dessa mudança. De acordo com o relatório “Recovery Insights: Commerce Evolution”, da Mastercard, as lojas virtuais brasileiras chegaram a representar 11% das vendas de todo o varejo nacional desde o início da crise sanitária, número 75% mais alto do que os 6% registrados no começo de 2020. 

Mas a facilidade de acesso ao e-commerce gera muitas dúvidas em empreendedores, que podem imaginar que esse é um ambiente de vendas mais informal. No entanto, seguir essa mentalidade não só coloca em risco o negócio, como também pode significar a perda de clientes.

Em toda operação de venda, seja ela física ou online, é obrigatória a emissão de nota fiscal eletrônica. Seja em um e-commerce próprio, utilizando a plataforma de terceiros ou anunciando nos marketplaces, a emissão de Nota Fiscal eletrônica (NFe) é exigida nas vendas. A única exceção para esses casos fica por conta dos Microempreendedores Individuais (MEIs), cuja emissão de NFe é facultativa.

Vender online sem a emissão de notas fiscais é trazer riscos desnecessários para o negócio, além de limitar severamente o potencial de crescimento das vendas e do faturamento.

O uso de NFe é benéfico tanto para consumidores quanto para os vendedores, já que todas as transações assumem maior credibilidade e transparência. Com isso, é possível traçar estratégias de crescimento na receita sem risco de infringir a lei ou sofrer sanções.

O uso de notas fiscais eletrônicas assegura maior controle e transparência para o negócio. Isso faz toda a diferença para que a empresa comprove o cumprimento da legislação perante os órgãos fiscalizadores.

Quer saber mais sobre a emissão de Notas Fiscais em e-commerce? Leia nosso artigo: 7 vantagens da emissão de notas fiscais no e-commerce

Gestão das notas fiscais em e-commerce

O Fisco tem utilizado cada vez mais tecnologia para receber e controlar os documentos e informações fiscais vindas de empresas e lojas. Com isso, a implantação de soluções tecnológicas para sempre estar de acordo com a legislação fiscal se torna imprescindível.

No e-commerce, dependendo da época do ano, há um grande volume de documentos fiscais que o empresário precisa ter controle. No período de Black Friday, por exemplo, o Fisco e a Receita Federal aumentam a fiscalização e estão de olho nas importações e nos documentos fiscais que circulam, tanto no ambiente virtual, quanto nos documentos impressos, como é o caso da DANFe.

Você sabe por que o e-commerce emite NFe e não NFCe? Leia nosso artigo completo sobre o tema: Por que o e-commerce emite NFe e não NFCe?

Se o volume de documentos se multiplica e a fiscalização dos órgãos competentes também, a sua atenção também deve ser redobrada. E contando com uma tecnologia que consulta seus documentos fiscais, faz download e ainda os arquiva, você pode otimizar seus recursos para as vendas.

Solução Arquivei

Hoje, para ter uma gestão mais efetiva das notas fiscais do seu e-commerce é muito fácil e economicamente viável. O Arquivei é uma solução com armazenamento em nuvem, que possibilita ter acesso direto da Sefaz: consulta, download e armazenamento ilimitado de NFes, NFSe, CTes e outros documentos, somente com seu acesso à internet.

Com a plataforma, é possível manter o controle de todas as notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ. Além disso, o Arquivei gera Relatórios Inteligentes, úteis para criar insights valiosos para o setor de compras da sua empresa.

Outra vantagem do Arquivei para a gestão de notas fiscais de e-commerce é que a plataforma permite extrair dados importantes que dão visibilidade e ajudam na consolidação de um processo de compras mais estratégico, como por exemplo: 

  • Preço médio do produto, ajudando a entender as sazonalidades e alterações nos valores de acordo com o período da compra;
  • Prazo de recebimento de mercadoria, entre a emissão da nota fiscal e o recebimento do produto;
  • Validação do prazo de pagamento e cruzamento com contrato negociado com fornecedor;
  • Cruzamento dos dados do pedido com as informações das notas fiscais, como item, valor, prazo de entrega e prazo de pagamento. Verificar as notas fiscais e os respectivos pedidos de compra;
  • Dados XML que permitam criar indicadores para o processo de qualificação de fornecedores.

Vale ressaltar que esses relatórios são disponibilizados em excel. Sendo assim, permite o tratamento do dado da forma que mais for conveniente, conforme o uso habitual da ferramenta.

Experimente o Arquivei agora mesmo e comece a organizar a atividade fiscal do seu e-commerce! Você pode realizar um teste de 7 dias, sem nenhum tipo de compromisso. Se a experiência for boa, basta se unir a um time de empresas que inclui McDonalds, Riachuelo, iFood, Volkswagen e outras 90.000 marcas que também agilizam e automatizam seus processos com a gente!

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