Fim da profissão de contador: a automatização é uma ameaça?
A tecnologia de gestão de documentos fiscais decreta fim a profissão de contador?
Publicado em

julho, 2021

Escrito por

Arquivei

A tecnologia de gestão de documentos fiscais decreta fim ao contador?

A Revolução da Informação tem espalhado seus efeitos colaterais por todos os lados. E eles podem estar chegando a profissão de contador. Por isso, reflita sobre o seguinte fato: quanto mais repetitiva for uma tarefa, mais suscetível ela está à automatização.

Contábil



Contabilidade

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A Revolução da Informação tem espalhado seus efeitos colaterais por todos os lados. E eles podem estar chegando a profissão de contador. Por isso, reflita sobre o seguinte fato: quanto mais repetitiva for uma tarefa, mais suscetível ela está à automatização.

Automatizar significa substituir o esforço humano pela eterna repetição e reprodução que um robô é capaz de desempenhar. Quanto menos estratégica se torna uma função, mais ameaçada está a desaparecer com o uso da tecnologia.

Na verdade, esse desaparecimento é uma reinvenção!

Atividades artesanais não deixaram de existir na Segunda Revolução Industrial. Elas se reinventaram e conquistaram um lugar de vanguarda. A profissão de ourives, por exemplo, foi automatizada por máquinas. No entanto, continua sendo um trabalho exercido principalmente com base nas qualidades artísticas e no valor da exclusividade que joias feitas a mão passaram a ter.

A tendência é de que as tarefas da contabilidade sigam a mesma lógica.

Lembra da escrituração feita a caneta, em livros pautados e numerados? Ela perdeu espaço para o Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) e é mais um exemplo de que a revolução já chegou. A gestão de documentos fiscais também não é mais a mesma depois da NFe (Nota Fiscal Eletrônica).

Uma sucessão de mudanças vem consolidando as transformações da Era da Informação. Mas como fica a sua profissão? Será que o escritório contábil será habitado por máquinas?

O fim dos contadores e auditores

Nunca o ser humano se viu tão ameaçado pela sua própria criação. E esse medo se vê reproduzido nas notícias sobre essa profunda transformação. Não é à toa que contadores e auditores estão preocupados com sua própria extinção.

Observe a reportagem da Revista Exame que traz a justificativa de especialistas sobre a previsão de automatização da profissão:

Quando a profissão será automatizada: 2030
Justificativa dos especialistas: “dois movimentos complementares devem impactar estas profissões: digitalização dos processos e aumento no uso de Blockchain. Contadores ainda estão envolvidos com tarefas que podem ser automatizadas em grande escala sendo a brasileira Contabilizei um exemplo de disrupção nesta área (a startup é considerada a empresa contábil mais inovadora do mundo segundo a Fast Company). Além disso, com as criptomoedas e registro de operações em Blockchain, o conceito de contabilidade desaparece, visto que todas as transações são públicas e tecnicamente impossíveis de serem fraudadas. O mesmo vale para auditores”. 

A maior ameaça à contabilidade, portanto, tem a cor do Bitcoin. Essa moeda digital promete se tornar universal e tem ganhado cada vez mais investidores. No entanto, não é possível decretar o fim de uma profissão com base no crescimento da transparência nas transações dessa moeda em ascenção.

Afinal de contas, ninguém melhor do que o contador para reinventar o próprio trabalho. Soma-se a isso o fato de o Bitcoin ainda não estar globalmente regulamentado.

Não seria correto afirmar que para estar de acordo com a regulamentação é preciso cumprir processos e entender a complexidade de um mercado em constante mudança? Mesmo que os robôs estejam cada vez mais capacitados pela inteligência artificial, eles seriam capazes de desempenhar tal tarefa?

Quais são as atividades contábeis imunes à extinção?

Essa pergunta pode ser respondida com base em uma lógica principal: descubra o que os robôs não são capazes de fazer e você poderá trabalhar sossegado.

 Existem três principais características que tornam uma profissão imune à automação:

·  percepção e manipulação;

·  inteligência social;

·  criatividade.

As atividades que dependem de tais características não devem sofrer o esvaziamento de perspectivas pelo qual outras funções têm passado. Ao identificar em suas rotinas tarefas que reúnam tais predicados, invista nelas e as desenvolva como um porto seguro da profissão de contador.

 Em quais tarefas a automatização cai bem?

Enquanto o anunciado fim das atividades de contabilidade como se conhece hoje não chega, aproveite as vantagens da tecnologia. Antes de questionar a profissão de contador, recursos tecnológicos são ferramentas úteis para libertar o profissional da eterna e maçante repetição.

Imagine continuar escrevendo à caneta todas as movimentações financeiras dos seus clientes. Essa já uma condição extinta na rotina da contabilidade. O Sped tem grande responsabilidade nisso. Ao digitalizar as informações prestadas ao Fisco, a necessidade de manter arquivos registrados manualmente perdeu sentido.

Tudo começou com a NFe, que abriu portas para a digitalização das transações. O próprio arquivo XML, o original da nota, é uma forma de simplificação promovida pela tecnologia. Com ele, os arquivos de papel também perderam sua importância.

Mesmo com essas mudanças, o seu papel, contador, não se perdeu em num momento: apenas foi reinventado e está a cada dia melhor, por ser mais estratégico.

Como se tornar indispensável aos clientes

Assim como as três características de ouro já mencionadas aqui neste texto, o seu foco deve estar sempre nas estratégias. Por mais que o mundo esteja traduzido na internet e ao alcance de todos, nunca foi tão importante desenvolver a confiança.

Por mais completa que seja a informação digital, os mecanismos para confiar nela ainda são um tanto quanto analógicos.

Quer um exemplo?

A quem o seu cliente procuraria se buscasse investir em bitcoins?

Você certamente estaria na lista. Porque, de tanto se informar na internet, os clientes acabam sem um norte para tomar a decisão certa na hora certa, contabilizando riscos e prevendo cenários – que podem ser muito mais catastróficos do que os desenhados pelos entusiastas da moeda digital.

Como fica o contador no Brasil?

Em pesquisa feita na Universidade de Oxford, entre os trabalhos mais suscetíveis à automatização, a profissão de contador levou a pior. Contadores têm 97,6% de chance de ter um robô trabalhando em seu lugar na realização de análises numéricas, cálculos e outras funções.

Mas será que no Brasil essa se tornará a realidade preponderante?

Ao que tudo indica, o cenário brasileiro será tardio para essa revolução tão esperada. Tudo isso porque a mão de obra brasileira ainda é mais barata do que os investimentos necessários a montagem de um exército de contadores robotizados.

Enquanto os ares das novas tecnologias não alcançam solo brasileiro, é possível desfrutar das facilidades que algumas ferramentas oferecem, como a gestão de documentos fiscais. Isso porque, muito além de causar o sofrimento, a tecnologia pretende amenizá-lo!

E para saber mais sobre a automatização da contabilidade, leia o nosso artigo: Contabilidade Moderna: porque e como modernizar o seu escritório.

Pular para a barra de ferramentas