Redução de Custo nas Indústrias: 5 dicas para reduzir custos de produção
Dicas para reduzir os custos de produção nas indústrias
Publicado em

setembro, 2021

Escrito por

Janaina Dourado

Dicas para reduzir os custos de produção nas indústrias

Os processos de custos nas organizações, ocorrem em inúmeros momentos entre os processos produtivos. Entretanto, o problema inicial está atrelado ao desconhecimento sobre as áreas e como elas ocorrem na cadeia organizacional.

Gestão de Empresas



Dicas

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Os processos de custos nas organizações, ocorrem em inúmeros momentos entre os processos produtivos. Entretanto, o problema inicial está atrelado ao desconhecimento sobre as áreas e como elas ocorrem na cadeia organizacional.

Dessa forma, é importante destacar alguns significados no mundo da contabilidade de custos, os quais são fundamentais para compreender os processos industriais. Dentre eles, temos os custos fixos e diretos, variáveis, diretos e indiretos. Para conseguir compreender melhor, a seguir detalhamos esses gastos e suas respectivas definições:

Vale ressaltar que o gasto é um sacrifício financeiro que deve ser subdividido em investimento, custo e despesa. Nesse sentido, o investimento é o gasto que gera benefícios futuros para a organização e para a sociedade.

Por sua vez, o custo é um gasto e pode ser atribuído ao produto ou serviço, podendo também ser representado como despesas na estrutura contábil. Assim, a despesa é o gasto que pode ser efetuado para um cumprimento administrativo, que muitas vezes serve para apoiar atividades da organização.

Os custos são fundamentais para a manutenção das atividades operacionais, a qual está relacionada ao valor desembolsado com a estrutura administrativa e ao desenvolvimento do papel corporativo da organização ou instituição.

Quando, por algum motivo, o gasto ocorrer de forma anormal ou mesmo inesperada, isso pode ser decorrente de perda, enquanto o pagamento da aquisição de bens ou serviços será considerado desembolso. 

Para analisar qualquer processo de custo, é fundamental compreender o expediente e os passos para uma gestão coerente e profunda, bem como as melhores condições para decidir sobre a redução de despesas, o combate aos prejuízos e, principalmente, a continuidade dos serviços oferecidos. 

Assim, para poder ponderar seus gastos, a instituição pública precisa conhecê-los com detalhes, suas características e inúmeras possibilidades. Somando-se a isso, a decisão assertiva na redução dos gastos, sem perder de vista a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade, é o exercício mais importante de um gestor. 

Nesse sentido, é necessário trabalhar as aplicações práticas, que nos levam ao aprimoramento e à interpretação dos procedimentos de gestão de custos, cujo principal objetivo será correlacionar a comunicação coesa interligada aos órgãos, com atenção especial à redução de gastos sem debilitar os benefícios à sociedade.

Leia: Redução de custos com compras a partir de NFes

Percebe-se então que reduzir os custos é um processo complexo, o qual é parte importante nas decisões dos gestores. Ainda, a indústria tem essa prática como papel fundamental no crescimento e desenvolvimento dos negócios. Afinal, para conquistar novos clientes, é preciso aumentar constantemente a qualidade e reduzir o tempo e o custo de produção.

Ainda, ressalta-se que, para atuar e alcançar os diversos objetivos, é necessária uma manutenção constante dos setores, a fim de assegurar o bom funcionamento e uma boa saúde financeira dos negócios. E, para que isso seja alcançado, separamos algumas dicas importantes para aplicar a redução de custos. Confira!

1. Padronização dos procedimentos internos

A falta de padronização dos processos é um dos maiores problemas encontrados no processo produtivo, causando inúmeras falhas. Assim, para guiar os profissionais em suas atividades, é fundamental ter um planejamento de trabalho a ser executado em diversos procedimentos das fábricas, inclusive no processo de manutenção e melhorias contínuas em todos os processos. A seguir, seguem algumas práticas importantes:

  • Manutenção preventiva das máquinas e equipamentos;
  • A definição de responsabilidade por cada atividade, de forma descritiva;
  • Os procedimentos relacionados, quando uma máquina ou equipamento sofrer alguma avaria;
  • Registrar todos os serviços realizados;
  • Identificação do gestor responsável pelos documentos.

2. Capacitação contínua com todos os envolvidos no processo

Mesmo que a equipe de manutenção não esteja próxima, é preciso que haja uma capacitação eminente mais profunda e direta. Isso porque a capacidade técnica e as atualizações contínuas são fundamentais para viabilizar o trabalho de forma profissional, individual e coletiva, sempre com resultados positivos para o negócio.

Dessa forma, para manter o alto nível do corpo técnico, é importante que as práticas de capacitação contínuas contem com:

  • Treinamentos constantes;
  • Promoção de trabalhos contínuos, de forma periódica, para todos;
  • Reuniões coletivas, com atendimento e trabalho contínuo;
  • Trabalho com a presença de novas tecnologias, para uma evolução dos processos;
  • Desenvolvimento de temas ligados à gestão da qualidade e trabalho em equipe.

3. Observação contínua das linhas de produção

Além da manutenção e da contínua capacitação técnica, também é importante manter o controle real dos processos de produção e o conhecimento das variáveis que o interferem, estabelecendo, por exemplo, indicadores, a fim de poder atuar em todas as atividades de acompanhamento e atuação.

Desse modo, é possível adotar medidas, como os indicadores, que indiquem e verifiquem os impactos e as falhas do processo:

  • Adoção de tecnologias;
  • Implementar a verificação de quebras ou falhas no processo;
  • Investir em equipamentos;
  • Capacitar os colaboradores.

4. Custo específico percentual

Nesse ponto, é importante assegurar de forma eficiente a produção confiável, com poucas falhas e manutenção eficaz, a fim de validar e controlar todos os processos envolvidos. Uma das principais estratégias é garantir a manutenção corretiva e preventiva contínua.

O custo usado para a manutenção pode representar a validação dos processos produtivos e, inclusive, trazer a redução direta nos gastos da organização. A seguir, temos algumas medidas possíveis: 

  • Manutenção preventiva;
  • Políticas de economia de energia na empresa;
  • Processos corretivos e preventivos de manutenção, a fim de antecipar falhas.

5. Otimizar os custos

É necessário pensar estrategicamente para adotar práticas inteligentes, buscando manter o equipamento eficiente e coerente dos custos. Para isso, é interessante aplicar processos de implementação e validação com problemas específicos, bem como para validação das novas opções.

Isso deve ser feito de forma que as metodologias e a eficiência possam refletir diretamente na redução dos custos com a manutenção, mão de obra e com a validação e inclusão das preocupações com rateio.

Na prática, é recomendável restabelecer os itens necessários e sua quantidade exata, assim como o momento certo para a realização das atividades, promovendo, então, a redução de custos do processo e a eficiência operacional, além da redução do desperdício.

E, para finalizar, deve-se definir os limites para a operação, como: temperatura das máquinas, tempo de operação, velocidade da produção e componentes sensíveis.

Assim, é comum identificar diferentes linhas de produção que utilizam iguais finalidades para a redução dos custos, sendo importante definir turnos diferentes em cada processo, analisar as atividades desempenhadas, estabelecer procedimentos padronizados para evitar o desperdício e, novamente, treinar os colaboradores em diferentes funções.

E para manter otimizados os processos, leia nosso artigo sobre como melhorar os processos internos da sua empresa.

Pular para a barra de ferramentas