Demonstrações Contábeis: como manter a rotina de organização?
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: COMO MANTER A ROTINA DE ORGANIZAÇÃO
Publicado em

junho, 2021

Escrito por

Liliane Teixeira

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: COMO MANTER A ROTINA DE ORGANIZAÇÃO

Para uma boa gestão dos negócios, é extremamente importante considerar as demonstrações contábeis. Principalmente porque elas fornecem informações sobre a situação econômica e financeira da organização.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Para uma boa gestão dos negócios, é extremamente importante considerar as demonstrações contábeis. Principalmente porque elas fornecem informações sobre a situação econômica e financeira da organização.

Além de atender aos usuários externos (fornecedores, bancos, acionistas, entre outros), as demonstrações são grandes aliadas dos usuários internos (administradores e gestores). Isso porque possuem a representação da saúde financeira da organização para a tomada de decisão.

Dessa forma, neste artigo vamos falar sobre as demonstrações contábeis e como utilizá-las na organização das rotinas!

Demonstrações Contábeis e Financeiras

A Lei 6404/76, em seu Art. 176, determina sobre a elaboração e a divulgação das demonstrações, com as informações da situação patrimonial e suas mutações durante o período. As declarações são:

  • Balanço Patrimonial – BP;
  • Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA;
  • Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL;
  • Demonstração do Resultado do Exercício – DRE;
  • Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC;
  • Demonstração do Valor Adicionado – DVA.

De acordo com a Resolução do CFC nº 1185/2009 e CPC nº 26, que estabelece informações sobre estrutura, elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, com o objetivo de uniformizar as demonstrações em conformidade com as regras internacionais, é obrigatória a apresentação da Demonstração do Resultado Abrangente – DRA, mesmo não sendo prevista na Lei 6404/76.

Tendo em vista que as pequenas e médias empresas não possuem a mesma estrutura administrativa que as empresas de grande porte, a regra geral foi adaptada para modelos aplicáveis que acompanham a estrutura dessas organizações.

Assim, a norma contábil NBC ITG 1000 traz informações sobre o modelo contábil para microempresa e empresa de pequeno porte, e a NBC TG 1000, para as pequenas e médias empresas.

De acordo com o porte da organização, temos a informação sobre qual demonstração é obrigatória ou facultativa. Dessa maneira, há declarações de apresentação obrigatória para sociedades anônimas e facultativas para pequenas e médias empresas. Veja:

Fonte: Liliane Teixeira, Vamos Escrever para Arquivei, maio de 2021.

Garanta produtividade automatizando a rotina contábil da sua empresa. Conheça o Arquivei, software de gestão fiscal que te ajuda a cumprir os prazos e evitar multas e sanções!

O que é apresentado em cada demonstração?

As demonstrações contábeis e financeiras fornecem informações com relação ao patrimônio, mutações e saúde financeira da organização. Nesse sentido, administradores, investidores, instituições financeiras, entre outros, podem analisar o perfil da empresa para a tomada de decisão. 

Para compreender sobre cada declaração, faremos uma breve descrição abaixo:

Balanço Patrimonial – BP: é a demonstração de posição estática com a consolidação dos saldos das contas patrimoniais dos bens, direitos e obrigações, em determinado período. 

Demonstração do Resultado do Exercício – DRE: é a demonstração com as informações de receitas, custos, despesas para a apresentação do resultado do exercício – lucro ou prejuízo. 

Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados – DLPA: é a demonstração com a destinação do lucro apurado: reservas, lucro líquido do exercício, dividendos etc.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL: é a demonstração em que são apresentadas as variações e alterações ocorridas nas contas do Patrimônio Líquido.

Demonstração de Fluxo de Caixa – DFC:  é a demonstração em que consta toda a movimentação – entradas, saídas, aplicações – e o resultado dessas movimentações envolvendo o dinheiro da empresa.

Demonstração de Valor Adicionado ou Valor Agregado – DVA: é a demonstração com o valor da riqueza gerado pela organização e a maneira como foi distribuída.

Demonstração de Resultado Abrangente – DRA: demonstra as alterações do patrimônio líquido da empresa e mantém atualizada a divisão do que é patrimônio da empresa e o que é dos sócios.

Notas Explicativas: apresenta descrições com os detalhes necessários para facilitar a interpretação e compreensão das demonstrações pelos usuários externos.

Sabendo as características e funções de cada uma das demonstrações, veremos agora como aplicá-las na rotina empresarial.

Rotinas de organização: por onde começar?

A contabilidade recebe grandes quantidades de informações, afinal, os dados de todos os departamentos – compras, vendas, estoque, financeiro, fiscal, pessoal – são consolidados nos registros contábeis.

Assim, é imprescindível ter atenção às rotinas dos departamentos, em relação aos dados repassados, para que o setor contábil possa utilizar na elaboração e consolidação das demonstrações.

Os principais pontos de atenção são: gestão dos documentos, agenda de obrigações, definição de um controle interno para a otimização e integração das rotinas entre os departamentos, sendo possível contar com o apoio de recursos tecnológicos.

ATENÇÃO! Você sabia que fazer o gerenciamento dos seus documentos fiscais na nuvem é muito mais seguro do que guardar em pastas físicas? Conheça hoje mesmo o Arquivei e tenha todas as Notas Fiscais emitidas contra o seu CNPJ armazenadas com segurança em um mesmo lugar. Faça um teste grátis de 7 dias!

Atualmente, no mercado, podemos contar com várias opções para sincronização do recebimento de notas fiscais, conciliação bancária, acompanhamento de obrigações acessórias e de tributos, a fim de minimizar as falhas e otimizar as informações contábeis, como o Arquivei.

Com o módulo Sincroniza Notas®, por exemplo, você pode — tanto através de download, quanto de upload — armazenar todas os seus documentos fiscais em um mesmo lugar. 

Confira nosso infográfico com 4 Casos de Uso do Sincroniza Notas e veja como consultar, fazer download e armazenar suas notas fiscais, direto do site da Sefaz, sem a necessidade de chave de acesso. 

Conclusão

Como podemos analisar, a elaboração das demonstrações contábeis e financeiras é de extrema importância para a organização empresarial. Não somente para o cumprimento das obrigações legais, mas também nas rotinas gerenciais.

Com as demonstrações, os gestores acompanham a saúde e a evolução da empresa, podendo acompanhar o volume de vendas, definir o volume de compras, investimentos, entre outros.

Portanto, a organização das rotinas contábeis deve ser analisada desde a comunicação dos dados e informações entre os departamentos, sendo possível contar com o apoio de sistemas integrados. 

A constante atualização profissional também é muito importante para a elaboração e análises das demonstrações contábeis e financeiras, a fim de acompanhar a legislação e obrigações.

E para otimizar a rotina do seu setor contábil, faça um teste grátis de 7 dias com o Arquivei e comece hoje mesmo a armazenar seus documentos fiscais em segurança, na nuvem, em um só lugar!

Pular para a barra de ferramentas