Como Lançar CTe No Protheus De Forma Automatizada | Arquivei
Imagem ilustrativa do post sobre como lançar CTe no Protheus de forma automatizada
Publicado em

março, 2024

Escrito por

Arquivei

Lançar CTe No Protheus: Veja Como Automatizar O Processo!

Veja o passo a passo sobre como lançar CTe no Protheus de forma rápida e automatizada, sem digitar a chave de acesso.

Fiscal



CTe

Funcionalidades Arquivei

Integrações

Protheus

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) é um documento digital essencial para empresas transportadoras de carga, onde o principal objetivo é simplificar a gestão fiscal e otimizar os processos rotineiros. No entanto, lançar CTE no Protheus pode ser trabalhoso e propenso a erros, se você não dominar a ferramenta.

A seguir, o artigo vai mostrar que é possível ter menos trabalho com o Protheus, por meio da automatização para o lançamento de CTe. Você aprenderá a ter maior agilidade, segurança e confiabilidade para sua operação logística. Boa leitura!

O que é CTe?

O CTe é o documento fiscal digital substituto do conhecimento de transporte impresso. Ele deve ser emitido em formato XML, e armazenado eletronicamente por cinco anos, conforme legislação vigente.

Sendo assim, saiba que o CTe centraliza todas as informações relevantes sobre a carga, assim como o transporte e os envolvidos na operação para facilitar a fiscalização e agilizar o trânsito de mercadorias pelas malhas do país. 

Processo manual de lançamento no Protheus:

Em um processo manual de lançamento de CTe, o responsável por lançá-lo no Protheus terá que passar por diversas etapas. Primeiro, deve-se aguardar o recebimento do DACTE para obter a chave de acesso. Assim, já percebemos que o processo não depende somente da sua empresa, correndo o risco de encalhar a fila desse tipo de burocracia. 

Já com o código em mãos, é preciso validar a chave no Portal Nacional do CTe. Caso tudo esteja correto, o responsável pode começar o lançamento. 

Dentro da ferramenta, é necessário digitar manualmente as informações do CTe, como chave de acesso, fornecedor, itens, tributos e muitos outros. O próximo passo é conferir todas as informações e finalizar. Devemos salientar que esse processo se repetirá a cada lançamento de CTE. Por isso, se a sua empresa tem um grande volume de transporte, o ideal é buscar pela automatização.

Dificuldades e riscos

Todo e qualquer processo manual tem risco de erros e retrabalhos e é algo prejudicial à empresa, mesmo com profissionais capacitados. Nesse contexto, podemos citar:

  1. Digitação manual repetitiva, podendo levar a erros de contabilidade, fiscalização e até imagem da empresa no mercado;
  2. Retrabalho por conta de erros, atrasando a finalização das tarefas e gerando custos adicionais;
  3. Processos lentos, quando é feito manualmente, impactando na produtividade e na agilidade da logística onde cada minuto é precioso;
  4. Falta de integração com outros sistemas do negócio, como o financeiro e o sistema de gestão de estoque.

Como importar CTe de forma automática no Protheus

Agora, uma boa notícia: é possível automatizar as importações do CTe no Protheus! Para isso, é necessário contar com a ajuda de um software especializado. Um dos mais completos e utilizados no mercado é a Arquivei. Várias empresas já revolucionaram a organização fiscal com a plataforma, como a varejista C&A, Batavo e Riachuelo. 

Para utilizar as funcionalidades de um sistema como o da Arquivei, saiba que o recebimento do arquivo XML a ser lançado não dependerá do fornecedor, e nem da entrega da mercadoria no armazém. O próprio software é capaz de capturar o CTe direto da plataforma da Secretaria da Fazenda. 

Ou seja, não é preciso fazer buscas manuais pelo documento, pois de forma automatizada, ele já fica disponível para ser importado no ERP. Você também vai gostar de saber que não é preciso digitar a chave de acesso e as informações do XML, até porque elas já são incorporadas no momento de checagem dos dados.

Recapitulando o que um ERP especializado pode fazer pela sua empresa:

  • Importador automático de XML para Protheus;
  • Validação automática antes da importação;
  • Integração direta com a SEFAZ;
  • Portal de gestão para gerenciar e baixar os CTes em um único lugar.

É possível importar mais de um CTe no Protheus de uma só vez?

Sim, é possível importar os CTes em lote, ou seja, de uma só vez no Protheus. Isso pode ser feito através do Portal da Arquivei. 

Para isso, siga os passos a seguir:

  1. Acesse a Arquivei;
  2. Selecione os CTe que deseja importar;
  3. Clique no botão “Importar em Lote”;
  4. Selecione o Protheus como destino da importação;
  5. Confirme a operação.

Preste atenção, pois o Protheus precisa estar previamente configurado para receber a importação em lote de CTe;

Diferente da forma manual, onde a regra é um CTe por vez, o processo em lote é muito mais simples e rápido, oferecendo vários benefícios, como:

  • 1. Agilidade de importação simultânea e redução significativa do tempo gasto;
  • 2. Praticidade de seleção dos CTe desejados;
  • 3. Eficiência com a importação dos dados sem necessidade de digitação manual;
  • 4. Segurança com a validação automática antes da importação;
  • 5. Integração para a simplificação do processo de gestão dos documentos fiscais.
  • 6. Garantia de um processo tranquilo e eficiente com o suporte técnico do Arquivei.

Conclusão

Lançar CTe no Protheus de forma automatizada com ERPs como o da Arquivei pode ser a melhor maneira de otimizar sua gestão logística. Isso implica na eliminação de erros, aumento da produtividade e garantia de conformidade fiscal.

E atenção: para um armazenamento seguro e eficiente dos seus CTe, use também as funcionalidades de arquivamento da Arquivei — é simples e fácil de encontrar o que você precisa. Com essas soluções integradas, sua empresa terá um fluxo de trabalho mais ágil, confiável e sem preocupações com a guarda e o acesso aos documentos fiscais.

Pular para a barra de ferramentas