Dicas sobre arquivo XML para os novos profissionais - Blog | Arquivei
Dicas para novos profissionais sobre arquivo XML
Publicado em

outubro, 2017

Escrito por

Arquivei

Dicas sobre arquivo XML para os novos profissionais

Algumas dicas podem ser valiosas para quem está entrando na área contábil e fiscal. Não se preocupe, elencamos algumas respostas essenciais.

Contábil



Dicas

Os documentos fiscais em formato eletrônico gerou uma série de oportunidades e economias para as áreas contábeis e fiscais. Além disso, consultar o arquivo XML é fundamental para a gestão estratégica de qualquer negócio e previne dores de cabeça com o Fisco.

NFes, CTe, NFSes, entre outros documentos são essenciais para a gestão eficiente da contabilidade da empresa. Mas, muitos profissionais que estão começando, levam um bom tempo até conseguirem ficar por dentro de todas as novidades e informações relacionadas sobre os arquivos XML que eles terão de lidar.

Confira tudo o que qualquer profissional da contabilidade gostaria de saber quando iniciou suas ações de consulta de NFe:

Sistema gratuito para consulta de NFe

Há um aplicativo de manifestação do destinatário gratuito disponibilizado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Para utilizá-lo, é necessário possuir o certificado digital (A1 ou A3), ter acesso à internet e possuir a versão adequada do Java instalado.

O passo a passo para utilizar o sistema da Sefaz é o seguinte:

  1. Faça o download do aplicativo;
  2. Siga as instruções para a instalação do Java;
  3. Cadastre e inicie o Destinatário (sua empresa);
  4. Cadastre um certificado digital por meio do menu “sistemas”, depois “certificados” e escolha qual se encaixa com o seu tipo (A1 ou A3);
  5. Clique  no menu “manifestação destinatário”, depois “gerenciar manifestação” e por fim “pesquisar NFe”;
  6. Selecione o tipo de consulta desejada.

Já publicamos um passo a passo mais completo aqui no blog. Esse tipo de consulta manual, tem contrapartidas. Acompanhe a próxima dica para entender melhor:

Indisponibilidade da Sefaz para baixar arquivos XML

A consulta manual da NFe enfrenta um grande obstáculo: a disponibilidade do sistema da Sefaz. Muitas vezes, os webservices estão indisponíveis, o que “leva para o brejo” a eficiência do trabalho.

Para saber se o serviço está disponível na hora de consultar suas NFes, basta acessar o Portal da Nota Fiscal eletrônica e clicar em “consultar disponibilidade”. Um painel aparecerá com várias cores que indicam o status da operação.

  • Vermelho: quando há respostas negativas seguidas para uma consulta (falta serviço ou falha de conexão);
  • Amarelo: a consulta retornou a primeira resposta negativa (falta serviço ou falha de conexão);
  • Verde: a consulta retornou resposta positiva. Ocorre após qualquer estágio.

Há uma forma mais complexa de consulta no site da Sefaz onde é necessário o certificado digital: acesse o menu “serviços” e depois “relação de serviços web”. Escolha o seu autorizador, que virá acompanhado de uma URL que deverá ser copiada para o navegador. O certificado digital será necessário para autenticar a conexão com o webservice.

Por meio do aplicativo OpMon é possível verificar o status de execução (se é completada com sucesso ou não) e o tempo de resposta (total ou por etapas) por meio do site da Secretaria da Fazenda, o que agiliza o processo.

Plataforma de consulta automática em lote

É custoso para uma empresa que emite e consulta uma grande quantidade de XMLs, obedecer o passo a passo definido pela Sefaz. Contribuintes com uma grande quantidade de notas necessitam de soluções que façam essas operações em lote.

Por isso, automatizar a geração e consulta de XML é um dos primeiros passos que um profissional deve tomar.

Para começar a automatização basta procurar por ferramentas de emissão e consulta de notas fiscais. A plataforma do Arquivei consulta todas as notas emitidas contra o CNPJ da empresa nos últimos 90 dias, direto da Sefaz.

Para ter acesso as suas notas basta:

  1. Acessar a página do Arquivei;
  2. Preencher as informações sobre a empresa;
  3. Inserir o certificado digital (A1 ou A3);
  4. Consultar as notas e já armazená-las com segurança.

Aliás, o armazenamento é uma obrigatoriedade do Fisco. Veja abaixo a próxima dica:

Obrigatoriedade do armazenamento de documentos fiscais em arquivo XML

O contribuinte precisa apresentar essas notas sempre que questionado pelo Fisco. Perder essas notas pode significar multas de até R$ 1 mil por documento perdido.

Para armazenar documentos fiscais com segurança é preciso extinguir o armazenamento local, ou seja, em pastas no computador ou e-mails, é preciso ter um repositório que garanta realmente que nenhum vírus possa atacar essas notas tão importante.

Não deixe de armazenar seus documentos ficais com segurança. Utilize a plataforma do Arquivei para armazenar NFes, CTes, NFSes, CFes-SAT e NFCes. Teste a plataforma gratuitamente.

Notas Frias acarretam multas para a empresa

Notas frias são notas emitidas para uma empresa, sem que a mesma tenha feita a compra de algum produto ou sequer tenha conhecimento da operação.

Normalmente as empresas não ficam sabendo dessas notas e posteriormente podem ser questionadas pelo Fisco sobre o motivo de não terem escriturado tais notas e pago os devidos impostos, podendo acarretar em multas.

Então, é preciso controlar o que terceiros podem fazer com o nome da sua empresa. Por isso, a frequente consulta da NFe precisa existir na rotina de todas as empresas, de todos os portes. Isso permite o acompanhamento detalhado das notas que constam contra seu CNPJ, na data em que foram emitidas.

A vantagem dessa vigilância é reagir rapidamente realizando a manifestação do destinatário, ou seja, avisando à Receita Federal formalmente de que sua empresa desconhece a transação e evitando as penalidades apresentadas acima.

Este post está sendo útil? Então assine agora mesmo nossa newsletter:

É possível gerar relatórios a partir dos dados das NFes

A inteligência financeira é alcançável através dos dados presentes nas notas. Isto ocorre porque, nos campos das notas fiscais, é possível obter informações como o valor ICMS sobre cada produto, alíquotas e o código CFOP.

É possível gerar relatórios em Excel com todas as informações das notasque desejar e assim saber o valor total de tributações, produtos, entre outros. Distribuindo essas informações em uma linha do tempo é possível entender como os preços por unidade, litro ou peso estão variando ao longo dos meses do ano. A mensuração fica mais fácil.

Filtrando as NFes recebidas e emitidas é possível avaliar o giro de estoque da sua empresa. O controle de tráfego pode ser levando em consideração o quanto de determinado produto você está comprando e o quanto te vendido, assim como avaliar a margem de lucro.

Mais uma vez o Arquivei entra em ação fornecendo relatórios como esse em Excel, prontos para a análise do setor contábil da empresa. Teste gratuitamente a ferramenta do Arquivei e comece a ter esses relatórios em minutos.

Não há diferença entre emitir uma NFe com CFOP de prestação de serviços e uma NFSe

Há muitas dúvidas entre os profissionais da contabilidade sobre o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) e sua relação com a Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFSes). A questão é que uma CFOP pode substituir uma nota focada em serviços.

A NFSe serve para registrar a prestação de serviços. Já o CFOP identifica a operação e o seu destino. A partir do CFOP, é possível saber se uma operação é estadual, interestadual ou com o exterior. É possível saber, ainda, se é de entrada ou saída.

A NFSe é considerada de responsabilidade do município, cabendo à prefeitura a tarefa de manutenção de todas as notas geradas e o envio para a Receita Federal.

É possível descrever vários serviços em uma mesma NFSe, desde que relacionados a um único item da lista de serviços da prefeitura local, de mesma alíquota e para o mesmo tomador de serviço. Já explicamos tudo sobre CFOP e NFSe aqui no blog.

A gestão automatizada das Notas Fiscais pode ajudar muito na eficiência da sua empresa ou escritório de contabilidade. Contar com um serviço como o do Arquivei para armazenar, consultar e armazenar arquivos XML leva para a sua operação toda a experiência acumulada em anos de trabalho voltado à eficiência contábil.

Ficou com alguma dúvida sobre os assuntos abordados nesse post? Entre em contato conosco ou deixe o seu comentário!

Pular para a barra de ferramentas