A antecipação de recebíveis é uma solução que factorings focam para que empresas lidem com a organização de débitos e planejamento financeiro.
A pressão para ter um planejamento financeiro impecável e uma boa performance ao longo do ano é dos principais motivos para a escolha pela antecipação de recebíveis.
Veja como ir além da proposta da operação de factoring tradicional para realizar a antecipação de recebíveis de forma inteligente:
Antecipação de recebíveis e factoring tradicional
A gestão de recebíveis, juntamente à antecipação de recebíveis, merece atenção, principalmente caso a empresa queira destacar-se frente ao mercado.
É possível que este processo esteja em conformidade com as boas maneiras do setor financeiro se a viabilidade for devidamente avaliada, desde a análise de juros, até quais pagamentos devem ser antecipados, taxa de consumidores/clientes inadimplentes, etc.
A antecipação pode gerar um grande impacto, tendo em vista que lidar com o transacionamento do dinheiro de uma empresa é sempre um risco, mesmo que um banco não esteja envolvido na operação. Veja o vídeo de exemplo abaixo:
Para realizar esta transação, muitas empresas procuram factorings (fomento mercantil) para apoiar a antecipação de recebíveis, pois há uma série de benefícios reconhecidos pelo mercado financeiro, como a agilidade no acesso ao capital de giro.
Além disso, as empresas de factoring, e a sua forma de prestação de serviço, costuma ter uma taxa menor do que outras cobradas em linhas de crédito, o que brilha aos olhos do responsável pela aprovação desta operação.
Apesar da factoring viabilizar uma maneira fácil, apenas um gestor financeiro poderá dizer se é a ocasião adequada para antecipar o valor (antecipar recebíveis) e como isto deve ser feito.
As factorings já estão deixando o modelo tradicional de lado para lidar com o avanço tecnológico e até mesmo expandindo Fundos de Investimento em Direito Creditório (FIDCs) para antecipação de recebíveis.
Ainda existe mais uma opção além da factoring tradicional, que é a Weel. Uma solução para antecipação de recebíveis que utiliza tecnologia para garantir um serviço mais acessível, prático e rápido.
O uso da plataforma é 100% online e gratuito, somente operações de antecipação irão gerar um custo, que será mostrado antes de você realizá-las e é calculado para cada empresa individualmente.
Com a Weel, o gestor importa as NFes em arquivo XML ou integra-se via ERP para realizar a antecipação com facilidade.
Cuidados ao antecipar recebíveis
Uma das principais preocupações à observar é o real valor de desconto, geralmente para este tipo de processo incide o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e até mesmo outras tarifas.
Como a antecipação promete otimizar o fluxo de caixa da empresa e ainda financiar a quitação de despesas e débitos operacionais junto à clientes e fornecedores, é preciso tomar bastante cuidado para não se enrolar. Verificar a existência de um valor mínimo ou máximo pode ajudar na escolha.
Além disso, com a antecipação de recebíveis são antecipadas as datas de resgate, pagando taxas de desconto para isso, as quais são, em média, de 3 a 12% a.m., toda a operação deve estar devidamente documentada para fundamentar o planejamento financeiro.
Esse alinhamento assegura melhor organização da gestão financeira, aquela alta performance que tanto almejamos, aumenta a segurança e reduz os riscos de comprometimento dos recursos que a empresa já recebeu e que, portanto, já estão incluídos no caixa.
Decidindo pela antecipação de recebíveis com uma factoring
Como já dissemos anteriormente, o acesso rápido ao capital de giro que é disponibilizado pela factoring pode ser usado para regular finanças empresariais, quitação de despesas e débitos operacionais.
Isto junto às menores taxas, uma factoring acaba saindo na frente de bancos, que muitas vezes cobram taxas altíssimas.
Geralmente, factorings também também visam a expansão pensando na antecipação de recebíveis como um dos seus objetivos principais.
Lembre-se que a Weel é uma empresa que entrega o dinheiro ainda mais rápido (em cerca de 15 minutos) e com a menor burocracia possível para a empresa.

Não tome nenhuma decisão sem consultar um analista ou gestor financeiro e também é importante manter um balanço para que o processo não se perca no meio do caminho.