Escritório Contábil: análise da concorrência - Blog | Arquivei
Publicado em

março, 2017

Escrito por

Arquivei

Como o escritório contábil pode fazer análise da concorrência

Manter uma empresa ou escritório no dinamismo do mercado é uma tarefa minuciosa que exige a análise múltipla de vários aspectos.

Contábil


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Manter sua empresa no dinamismo do mercado é uma tarefa minuciosa que exige a análise múltipla de vários aspectos. Você precisa olhar para si e perceber como o cliente enxerga a sua empresa e suas soluções.

Além disso, também é preciso olhar ao redor e analisar seu concorrente. Sim, por mais que alguns empresários acreditem que apenas fazer um bom trabalho já resolve essa questão, eles estão muito enganados.

Afinal, que parâmetro de comparação você terá, se olhar apenas para si mesmo? O seu concorrente pode estar oferecendo produtos melhores, serviços mais eficientes e usando métodos inovadores que você ainda nem conhece.

E fazer a análise de concorrência é um passo fundamental para obter esse feedback sobre sua própria empresa.

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Qual a importância da análise de concorrência?

A análise da concorrência é de vital importância para qualquer empreendimento. Sem ela, o gestor não consegue se mobilizar a tempo de prevenir uma ameaça ou aproveitar uma oportunidade.

Para isso, ele precisa estar atualizado em relação aos métodos de análise da concorrência, incluindo as metodologias de marketing digital. Isso por que vivemos hoje a era do omni channel, em que o cliente pode chegar a você por qualquer canal: seja pela sede física do escritório, seja pelo seu site, suas redes sociais etc.

Então, além de se preocupar em estar acessível a seu cliente e construir uma imagem digital positiva, que torne sua empresa uma referência e autoridade para seu cliente, você precisa avaliar como está sua concorrência, que preços está praticando, que produtos está oferecendo e qual o valor dela para seu cliente.

Por que é importante conhecer a si mesmo?

Para realizar uma análise eficaz da concorrência, em primeiro lugar, você precisa conhecê-la tão bem quanto conhece seu próprio negócio. Parece óbvio, mas é nesse ponto crucial que se encontra o maior desafio.

Primeiro, porque muitos empresários não se conhecem. Essa é a parte mais difícil, acredite. Segundo, porque não se sabe o que analisar. Mas tendo alguns parâmetros específicos, você pode olhar para si mesmo e se perguntar em quais dele seu concorrente é melhor (para ao cliente) que você.

São alguns os aspectos fundamentais da análise de concorrência:

1. Diferenciação

Identifique seus pontos de diferenciação: o que faz de sua empresa especial entre a concorrência? Estamos falando de fatores objetivos, capazes de definir se seu cliente será atendido por outra empresa ou pela sua. Alguns deles são:

  • Preços — avaliar seus valores em relação à concorrência e se inteirar a respeito das metodologias e ferramentas que eles usam e que contribuem para conseguir uma margem de preços melhor;
  • Localização — estar estrategicamente estabelecido, próximo das empresas-clientes;
  • Comunicação — alcançar seus clientes e, aqui, o marketing digital é extremamente importante;
  • Especialização — capacitar e atualizar seus profissionais, de modo que atendam a todas as demandas de seu público-alvo. Ter apenas profissionais que são multiskill, ou seja, “fazem de tudo” faz com que nenhum deles seja, para o cliente, uma referência para assuntos mais específicos. Isso contribui para sua empresa perder autoridade;
  • Qualidade — ter produtos e serviços finalizados de forma mais assertiva, sem erros e dando segurança a seus clientes. Também é preciso analisar seus métodos e processos e buscar boas práticas para trazer para si;
  • Atendimento — quanto mais personalizado e disponível, melhor. Aqui, o conceito de omni channel do qual falamos deve ser lembrado.

2. Identificação

Sua empresa transmite uma imagem para seu cliente. Diferente de como você próprio se vê — com sua missão, sua visão e seus valores —, o que está chegando ao seu público-alvo pode ser muito diferente.

Por isso, avaliar a concorrência pode mostrar o que falta para que essa percepção seja fiel ao que você deseja para si.

Por outro lado, a imagem que você transmite — que faz parte de sua estratégia de marketing — é profundamente influenciada pelas redes sociais, na era digital em que vivemos.

As pessoas não estão mais alheias às empresas, mas consultam diversos canais para construir a imagem de um fornecedor. As redes sociais, os blogs, os canais de atendimento oferecidos por um website, a experiência de navegação que esse site proporciona: tudo isso constrói uma visão sólida de sua empresa.

Portanto, o Marketing Digital é um parceiro fundamental de negócios. Algumas ações podem contribuir para essa construção positiva de imagem, tais como:

  • Manter um blog institucional, com publicação de temas que comumente geram dúvidas em seus clientes;
  • Manter-se ativo em suas redes sociais e avaliar seu público-alvo, definindo em quais delas ele está presente e focando seus esforços nas mais relevantes;
  • Responder rapidamente às solicitações de contato, sejam elas oriundas de sua fanpage, de um e-mail ou de um formulário de contato disponível em seu site. Um cliente que não obtém resposta às suas questões dificilmente confiará nos seus serviços;
  • Dispor de múltiplos canais, para que seu cliente possa entrar em contato a qualquer momento do seu processo de compra.

3. Eficiência

Parece subjetivo, mas na verdade esse é um conceito muito claro. Medir a eficiência de sua empresa começa com a avaliação de seus processos.

Por exemplo, se o concorrente consegue entregar um produto ou serviço em um tempo muito menor que você é capaz de realizar e, especialmente, sem abrir mão da qualidade, é hora de reavaliar seus processos.

O que são processos?

Parece difícil? Primeiro, então, entenda que os processos são formas específicas de fazer determinadas atividades, seguindo um passo a passo regular, que se repete sempre que determinado serviço é feito.

Isso garante um nível de qualidade final equiparado para todos os produtos e serviços que você apresenta a seus clientes. Além disso, também permite que você:

  • Não esqueça nenhuma etapa importante;
  • Garanta continuidade de serviços, mesmo quando um novo profissional assume a tarefa;
  • Tenha a clareza sobre o tempo necessário para atender seu cliente;
  • Identifique pontos de melhoria, localizando gargalos e buscando novas formas de realizar essas atividades.

Processos podem se tornar ineficazes, especialmente se não há uma reciclagem constante. Isso faz com que eles se tornem obsoletos, especialmente quando se fala de contabilidade, visto que há sempre mudanças legais e inovações na área.

Por exemplo, com o advento da Nota Fiscal eletrônica (NFe), os processos de localização, categorização, impressão e arquivamento mudaram drasticamente. Eles permitem, entretanto, otimizar sua empresa, agilizando o processo de consulta e controle de notas, minimizando custos de impressão e com espaço para arquivamento.

Avaliar seus processos, portanto, é a forma mais direta de medir sua eficiência. Se seu concorrente tem um perfil mais inovador e adere a novas metodologias e ferramentas, ele vai crescer em confiabilidade e em eficiência, entregando serviços melhores e em menor tempo. Avalie isso cuidadosamente!

4. Portfólio

É importante também saber o que o seu concorrente oferece para seus clientes. Se ele oferecer uma gama de produtos e serviços mais completa, é bem possível que conquiste clientes que desejam concentrar as atividades em apenas um fornecedor.

Portanto, esteja atento ao que seu concorrente oferece e busque se estruturar para fornecer o mesmo grau de comodidade para seu público-alvo. Aliás, fazer essa comparação de portfólio, pode abrir as portas para oportunidades de negócios nas quais você sequer pensou e para as últimas tendências do seu setor.

Como fazer a análise de concorrência?

Agora que você já sabe o que analisar, a pergunta que fica é sobre as formas de fazer a análise dos seus concorrentes. Para isso, siga os passos abaixo e tenha uma análise completa:

1. Identifique seu concorrente

Nem toda empresa que atua no seu ramo é sua concorrente. Seu concorrente é aquele com o qual você “duela” pela atenção e preferência de seu público-alvo, ou seja, de todas as pessoas que sua empresa pode e deseja atender.

O concorrente é aquele que atua sobre a mesma fatia de mercado que você e oferece serviços equivalentes. Por exemplo, um escritório de contabilidade que atenda apenas empresas da construção civil não concorre diretamente com outro que atue especificamente com pequenas empresas.

Você precisa, então, saber quem são seus concorrentes, e esse é o primeiro passo para uma análise eficaz.

2. Utilize uma metodologia de análise de pontos fortes e fracos

A chamada matriz SWOT é um método clássico de análise, que vale tanto para sua empresa como para as empresas concorrentes. SWOT é a sigla em inglês para as palavras:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

A análise SWOT é elaborada em quatro quadrados: em cada um deles, são registrados o maior número de fatores positivos e negativos para cada área —Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Quanto mais detalhada for a matriz SWOT, maior a chance de conhecimento da empresa.

Ao levantar a situação da sua empresa e das concorrentes (utilizando os dados de que você dispõe), será possível saber como o seu negócio e o deles está posicionado no mercado.

Esse deve ser um processo contínuo, periódico. Só assim, você não será surpreendido de forma negativa. Faça das ameaças sofridas pelos concorrentes as suas oportunidades.

Comece sua análise pelos concorrentes mais fortes, que lideram o mercado na sua área. Essa deve ser sua fonte de benchmark sempre, pois, com eles, certamente sua empresa terá bastante a aprender.

Depois, observe os concorrentes secundários; eles podem não estar em seu nível, mas provavelmente querem crescer.

Por fim, não se esqueça dos concorrentes potenciais. É o caso de clientes sediados no Brasil, mas que seguem determinações da matriz e, portanto, podem mudar repentinamente de fornecedor.

3. Aproveite as ferramentas digitais

O marketing digital tem avançado muito, por sinal essa evolução rápida é uma das suas características. Hoje em dia existem muitas ferramentas que podem te ajudar.

Os clientes trabalham continuamente nesse ambiente virtual e você, como fornecedor, precisa estar atento ao que acontece na área. O site de seu escritório contábil não pode ser uma peça estanque, sem vida. Precisa estar sendo sempre renovado. E a primeira ação para isso é criar um blog institucional.

As vantagens do blog

Não é brincadeira. Segundo dados da HubSpot, as empresas que utilizam blogs em seu marketing B2B (Business to Business) geram  67% mais leads (que são clientes em prospecção) do que aquelas que não usam.

Além disso, priorizar o blog dentro do site vai assegurar um retorno sobre o investimento (ROI) até 13 vezes maior.

Mas tenha cuidado com o conteúdo do seu blog: ele precisa agregar valor a quem lê e ser interessante especialmente para seus clientes em potencial.

Seu blog não pode ser tratado apenas como um instrumento de vendas diretas. Ele é, sim, um direcionador de tráfego e vendas, mas demanda criação de conteúdo de alta qualidade para atrair usuários e lhes mostrar que sua empresa domina o que faz.

Além de investir em um blog, mantendo-o atualizado, não se esqueça de seguir seus concorrentes nas redes sociais. Isso mesmo: esteja perto deles e atento ao que publicam.

Fazer comparativos é saudável e fundamental para entender porque um método de marketing tem mais sucesso que outro. Você deve se perguntar por que, por exemplo, seu concorrente aparece nas primeiras páginas do Google e você não.

Além disso, entender porque as interações (curtidas, compartilhamentos e comentários) na rede social do outro também é importante para entender que estratégias de sucesso ele usa e, em seguida, aplicá-las ao seu negócio.

As ferramentas para analisar a concorrência.

Também no mundo digital você tem métodos para seguir seus concorrentes, saber o que estão fazendo e, lógico, tentar superá-los no volume de tráfego.

Utilize ferramentas disponíveis para isso — softwares, plataformas ou aplicativos —, a exemplo do QuickSprout. Ela analisa o carregamento de um site e compara as velocidades de até três websites diferentes.

O QuickSprout também analisa o SEO (Search Engine Optimization, que é a adequação do site para favorecer sua presença em buscadores on-line, como o Google). É só usá-lo adequadamente para começar a atrair mais visitantes para o seu site e seu blog.

Outra ferramenta muito interessante, específica para análise da concorrência, é o Similar Web. Com ele, você vai saber quantos visitantes os sites da concorrência recebem por mês, analisando a audiência de ambos. Essa é uma ferramenta de marketing digital versátil e consegue dar uma percepção completa do site que está sendo analisado.

Todos esses aspectos constroem parâmetros sólidos para a análise de concorrência. Nela, você pode descobrir incríveis oportunidades de inovação e melhoria e tornar seu escritório ainda mais atrativo para clientes cativos e em potencial.

A Arquivei é sua parceira em todos os aspectos de seu negócio! Acompanhe nossos conteúdos e esteja sempre atento a dicas e informações úteis para a gestão de seu escritório contábil.

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