Medos do analista fiscal: Fisco? eSocial? Confira os 5 maiores!
eSocial, ICMS: quais são os 5 maiores medos de um analista fiscal?
Publicado em

julho, 2021

Escrito por

Arquivei

eSocial, ICMS: quais são os 5 maiores medos de um analista fiscal?

No país que tem uma das maiores (e mais pesadas) cargas tributárias do mundo, a profissão de Analista Fiscal não é fácil. As preocupações e ansiedades que rondam a profissão são as mais diversas. Quais são, então, os cinco maiores medos de um analista fiscal?

Fiscal


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A legislação a respeito dos tributos brasileiros é imensa — e aumenta de forma exponencial, com os governos federal, estaduais e municipais criando a cada dia novas leis, normas, regulamentos e decretos. 

Acompanhar tanto as mudanças das legislações, como também entender e decorar inúmeros processos e siglas e consulta NFe, eSocial e Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) podem confundir até os profissionais mais experientes. 

No país que tem uma das maiores (e mais pesadas) cargas tributárias do mundo, a profissão de Analista Fiscal não é fácil. As preocupações e ansiedades que rondam a profissão são as mais diversas. Quais são, então, os cinco maiores medos de um analista fiscal?

#1 Uma visita surpresa do Fisco

A fiscalização é uma grande preocupação dos analistas. A cada ano a Receita Federal e os governos estaduais e municipais aumentam a eficácia na coleta de informações, o que acaba gerando mais autuações. 

Mas isso não é novidade! 

O que muitos profissionais não sabem é que tanto pessoas físicas como jurídicas já estão nas ‘mãos do Fisco’, sendo monitoradas o tempo todo. Os órgãos acima cruzam, por meio de um sistema alimentado por diversas fontes, todas as operações financeiras: dados bancários, compras, vendas, financiamentos, aplicações no mercado de capitais e outras movimentações com as declarações entregues periodicamente, como o eSocial.

Para reduzir o receio de uma visita surpresa é importante estar ciente de todas as obrigações tributárias. Elas estão divididas entre:

  • As principais, que são obrigatórias, como o recolhimento do ICMS
  • As acessórias e não obrigatórias, como a escrituração das operações de circulação de mercadoria (notas fiscais), sujeitas ao ICMS. 

É preciso também que o profissional fique atento a todos os procedimentos adequados para garantir a segurança do negócio.

Leia nosso artigo 4 dicas para manter a empresa em dia com o Fisco e saiba como estar sempre em conformidade com as obrigações fiscais!

#2 Multas por falhas na gestão fiscal

Errar é humano, mas quando a falha traz perdas para a empresa — como, por exemplo, o recebimento de uma multa — a situação do analista pode ficar complicada. Para evitar que equívocos prejudiquem sua carreira, redobre a atenção em todas as atividades que você faz.

Além disso, contar com a tecnologia como aliada. Afinal, diminuindo esforços com tarefas repetitivas, você não só conta com mais tempo para se dedicar a outras atividades, como diminui as chances de falhas. 

Vale a pena também ficar atento às dicas:

  • Organize-se em relação aos prazos de pagamentos de tributos como o ICMS;
  • Entenda o motivo do cumprimento de obrigações tributárias acessórias;
  • Planeje e não deixe para a última hora a entrega de declarações e arquivos digitais ao Fisco, como o eSocial; 
  • Faça uma gestão eficiente dos documentos.

Seguir os passos descritos acima com certeza ajudará a organizar seu trabalho e evitar multas por falhas na gestão fiscal. 

#3 Perder o controle sobre as NFes emitidas contra o CNPJ da empresa

Quantas notas fiscais são emitidas contra o seu CNPJ todos os meses? Se você parou para pensar é sinal de que não tem controle desse fluxo.

Não saber quantas e quais notas foram emitidas, alteradas ou canceladas sem seu conhecimento e registro significa um grande perigo para a empresa que você trabalha. E trará dores de cabeça insuportáveis em um futuro não tão distante assim.

Mas a tecnologia pode ajudar na consulta NFe … 

Com o Arquivei, por exemplo, você tem sempre à mão todas as notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ, sem depender do envio pelo fornecedor. Com isso, você consegue uma melhor gestão fiscal da sua empresa, armazenando, consultando e fazendo download de todos os seus documentos fiscais no mesmo lugar. 

#4 Recuperar tributos pagos indevidamente e chamar a atenção do Fisco

Muitos analistas fiscais têm pavor de pedir de volta alguns tributos que foram pagos por engano e, assim, chamar a atenção e receber uma visita indesejada do Fisco. Se essa é uma insegurança sua, pode ficar tranquilo .

Sim, conforme mencionado no primeiro tópico, os governos sabem (praticamente) tudo sobre uma empresa. Mas a fiscalização de contribuintes como forma de retaliação pode ser ilegal e contrária à boa-fé que norteiam a Administração Pública. 

É o exercício de um direito… Por que os governos prejudicariam sua empresa?

#5 Se afundar em burocracia e não conseguir desempenhar o trabalho

Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)… No total, são mais de 90 tributos diferentes, segundo o Portal Tributário!

Isso sem dizer do preenchimento de obrigações como o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e eSocial, que fazem parte da rotina de qualquer empresa. Essas informações fiscais, que são transmitidas para o governo a fim de atestar as apurações de impostos, muitas vezes tornam o trabalho burocrático, atrapalhando o desempenho de um analista fiscal. 

Para não se afundar na burocracia, é ideal ter como aliada ferramentas que transformem a papelada em inteligência para o seu negócio. 

Capacite-se!

Com tantas siglas como ICMS, obrigações como o eSocial e a necessidade de realizar a consulta NFe realmente não é fácil ser um analista fiscal no Brasil… Mas também não é motivo para pânico! O importante é manter a calma, confiar nos seus conhecimentos técnicos e o mais importante – nunca deixar de estudar.

Participe de cursos, capacitações ou mesmo leia notícias e participe de fóruns de discussão de portais ligados ao setor como Portal SPED Brasil, Portal Tributário ou Portal Contábeis. O mais importante é se atualizar diariamente sobre as mudanças e novas legislações de produtos e serviços.

Uma mãozinha da Tecnologia na consulta NFe

Nessa jornada conte também com a ajuda da Tecnologia. Utilizar um software que faça a consulta NFe e realize automaticamente o download de todas as NFes e CTes emitidos para a sua empresa, direto da SEFAZ, ajudará demais o seu trabalho.

O receio irá embora e dará lugar a um sentimento de confiança, já que esse software será capaz de simplificar as suas tarefas. Com fácil acesso a todos os XML e DANFe, os dados fiscais serão transformados em inteligência de negócios.

Ao utilizar relatórios e filtros avançados será possível extrair muito mais informações e tomar decisões estratégicas para a sua empresa, com mais precisão e segurança.

E o melhor é que esse software já existe! Com o Arquivei você torna as notas fiscais verdadeiras aliadas não só na hora de manter uma gestão fiscal eficiente, como na hora de usar os documentos para tomadas de decisões estratégicas na sua empresa.  

A alta carga tributária no Brasil, aliada à crescente complexidade da legislação tributária aumenta a importância do setor fiscal nas empresas. Não tenha medo, mas se prepare!

E se quiser hoje mesmo começar a tornar sua gestão tributária mais eficiente, experimente grátis o software Arquivei por 7 dias.

Pular para a barra de ferramentas