Gestão orçamentária: o que é e saiba como fazer na sua empresa
O que é gestão orçamentária e qual a sua importância
Publicado em

setembro, 2021

Escrito por

Arquivei

O que é gestão orçamentária e qual a sua importância

Para ter um negócio de sucesso, com saúde financeira e orientado por dados assertivos é fundamental fazer a gestão orçamentária. Ela é o primeiro passo para garantir que a sua empresa consiga ter um controle financeiro eficaz.

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Para ter um negócio de sucesso, com saúde financeira e orientado por dados assertivos é fundamental fazer a gestão orçamentária. Ela é o primeiro passo para garantir que a sua empresa consiga ter um controle financeiro eficaz.

Por isso, a seguir, vamos mostrar o que é a gestão orçamentária, qual a sua importância e benefícios de investir nesse tipo de planejamento financeiro

O que é gestão orçamentária

A gestão orçamentária nada mais é que um plano financeiro baseado nas receitas e despesas de uma empresa esperadas ao longo de um período de tempo. A gestão orçamentária ajuda a estimar os gastos, identificar o capital disponível e prever a receita. 

Ela também descreve as metas financeiras e operacionais de sua organização, portanto, pode ser considerado um plano de ação que o ajuda a alocar recursos, avaliar desempenhos e formular planos.

Como funciona

O processo básico de gestão orçamentária envolve listar os custos fixos e variáveis ​​de sua empresa em uma base mensal e, em seguida, decidir sobre a alocação de fundos para refletir as metas.

O processo é feito normalmente uma vez no ano — geralmente no início de um novo ano ou, no final daquele que o antecede. Entretanto, a gestão desse planejamento pode ser feita mensal, trimestral, semestral ou anualmente — dependendo da técnica escolhida pela empresa para fazer a gestão orçamentária e do modelo de negócio da empresa.

A gestão orçamentária ajuda as empresas a estimar os gastos, identificar o capital disponível e prever a receita. De modo que, ajuda a liderança da organização a entender o desempenho da empresa.

Por que fazer uma gestão orçamentária

Além de prever despesas, auxiliar no fluxo de caixa a alocação de recursos, a gestão orçamentária é uma ferramenta importante que permite às empresas:

Medir performance

A gestão orçamentária ajuda as empresas a comparar os processos operacionais passados ​​e presentes para analisar o desempenho. Por exemplo, quando um analista financeiro compara a receita da empresa do ano passado com a receita atual, ele é capaz de avaliar estratégias e resultados subsequentes para fazer melhores escolhas para o futuro.

Cumprir os objetivos

A gestão orçamentária permite que as empresas desenvolvam planos e estratégias de crescimento. Pois, o planejamento orçamentário garante que os processos fiquem alinhados para atender às metas de receita e lucro. 

Melhorar as decisões

O orçamento bem definido ajuda os executivos a tomar decisões acertadas, pois há o conhecimento da saúde financeira de suas empresas. Um exemplo, é quando uma empresa analisa seu orçamento para garantir que as decisões de investimento proporcionem um retorno e como alocar fundos e recursos no futuro.

Identificar e mitigar riscos

Com uma comparação de gastos anteriores e alocações de despesas atuais, as empresas podem identificar problemas potenciais e criar soluções antes que surjam. 

Como fazer

Para fazer a gestão orçamentária, empresas costumam usar tipos especiais de orçamentos para avaliar áreas específicas de operação. Um orçamento de fluxo de caixa, por exemplo, projeta as entradas e saídas de caixa da sua empresa durante um determinado período de tempo. Seu principal uso é prever a capacidade de sua empresa de receber mais dinheiro do que paga.

O tipo de orçamento depende de suas necessidades, tamanho e operações. Alguns podem ter um orçamento geral e também incluir outros para necessidades específicas, como capital ou mão de obra. Os tipos mais comuns de orçamentos de negócios incluem:

Modelo para um orçamento empresarial

O modelo a seguir ilustra um plano de orçamento simples que você pode usar para rastrear despesas e receitas de uma empresa:

[ Receita ]

  • [ Receita de vendas ]
  • [ Receita do produto ]
  • [ Retorno do investimento ]
  • [ Outras receitas ]

[ Custo de Mercadorias Vendidas (CMV) ]

  • [ Matérias-primas, recursos e mão de obra diretamente relacionados à produção ]

[ Lucro bruto ]

[ Despesas fixas ]

  • [ Reembolso de empréstimo comercial ]
  • [ Financiamento ou aluguel da propriedade ]
  • [ Salários, benefícios e contribuições ]
  • [ Apólices de seguro ]
  • [ Licenças comerciais ]

[ Despesas variáveis ]

  • [ Utilitários ]
  • [ Folha de pagamento, benefícios e contribuições ]
  • [ Custos administrativos ]
  • [ Impostos da empresa ]
  • [ Transporte e viagens ]

[ Despesas pontuais ]

  • [ Taxas e pagamentos únicos, como custo de mudança ou compra única de equipamento ]

[ Lucro líquido ]

Hoje já existem no mercado softwares contábeis e financeiros capazes de analisar com mais detalhes a execução da gestão orçamentária.

Principais indicadores 

Ao realizar um orçamento bem detalhado da empresa, você consegue extrair informações importantes para o planejamento financeiro. O acompanhamento constante permite ao gestor analisar indicadores de rentabilidade e lucratividade, como:

Ebtida ou Lajida: uma métrica de lucratividade utilizada para avaliar o desempenho operacional da empresa. Pode ser visto como uma proxy do fluxo de caixa de todas as operações da empresa.

Margem de Lucro: informações disponíveis no orçamento permitem que gestores consigam medir o percentual de lucro de cada receita, o que facilita a análise da margem de lucro e ajuda no planejamento de ações da empresa.

Ponto de equilíbrio: com o orçamento você consegue conhecer os custos fixos e variáveis do produto que sua empresa produz ou uma boa aproximação deles. Dessa forma, é possível aplicar a fórmula do ponto de equilíbrio, usada para descobrir quanto uma empresa precisa faturar ou vender para não ficar no prejuízo.

Conclusão

Se você possui um negócio, você precisa fazer a gestão orçamentária. Pois, o orçamento é uma parte essencial de um plano de negócios e é necessário para iniciar um novo negócio. Ele desempenha um papel importante na determinação de seus custos iniciais e operacionais. Bem como é fundamental para a manutenção dos negócios. Sem uma boa gestão orçamentária, uma empresa pode entrar no caos. A má gestão financeira muitas vezes leva a graves deficiências de caixa e pode colocar uma empresa em perigo real.

Para melhorar ainda mais a gestão financeira da sua empresa, confira o nosso conteúdo sobre 5 etapas para um planejamento financeiro eficaz. E para facilitar a gestão de notas fiscais da sua empresa e estar sempre em dia com as suas obrigações, experimente o Arquivei!

Pular para a barra de ferramentas