Gateway de pagamento: o que é e como ajuda seu negócio a vender mais
Gateway de pagamento: o que é e como ele ajuda seu negócio a vender mais
Publicado em

agosto, 2021

Escrito por

Arquivei

Gateway de pagamento: o que é e como ele ajuda seu negócio a vender mais

Se você tem um comércio eletrônico, é fundamental entender como funciona o seu sistema de pagamento. E parte do processo de pagamento que os comerciantes online devem compreender é o gateway de pagamento.

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Se você tem um comércio eletrônico, é fundamental entender como funciona o seu sistema de pagamento. E parte do processo de pagamento que os comerciantes online devem compreender é o gateway de pagamento.

Um gateway de pagamento é um serviço comercial que autoriza o processamento de cartão de crédito ou pagamento direto para empresas. Os gateways de pagamento podem ajudar a construir um relacionamento melhor entre o cliente e o comerciante, pois oferecem aos clientes uma variedade de opções de pagamento para suas transações.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que é um gateway de pagamento e explicar como certificar-se de que sua loja online esteja configurada para um negócio de sucesso. 

O que é um gateway de pagamento

Um gateway de pagamento é uma parte do processamento de cartão de crédito. É como uma caixa registradora invisível para transações digitais. Sua função é tornar a transação rápida e conveniente e garantir que ela seja segura.

O sistema é integrado a qualquer plataforma de comércio eletrônico que sua loja esteja usando. Quando um cliente faz uma compra, o gateway envia com segurança as informações do site para o processador, da mesma forma que um terminal de PDV faz para lojas físicas.

Os gateways de pagamento são uma das principais maneiras pelas quais os comerciantes podem tornar seguras as transações em seus sites. Na verdade, é mais provável que as pessoas comprem em um site que pareça seguro porque está associado a um gateway de pagamento.

Leia: Porque o e-commerce emite NFe e não NFCe?

Como funciona um gateway de pagamento

Um gateway de pagamento tem o propósito de passar com segurança informações confidenciais do titular do cartão para o processador do cartão de crédito do ponto de venda (POS), depois para o processador de pagamento e, em seguida, de volta para o POS. Nesse processo, ele executa três etapas básicas:

  • Criptografia ou cifra: O procedimento de gateway de pagamento é iniciado pela codificação da troca de dados entre o navegador do usuário e o servidor do varejista, proporcionando uma forma de comunicação segura assim que o processo for iniciado.
  • Aprovação: O serviço então gera uma solicitação de autorização para a fonte de financiamento, a fim de obter uma aprovação para o andamento da transação.
  • Realização: Uma vez que a permissão é concedida e o gateway de pagamento completa a transação, ele orienta a interface para realizar outras ações.

O gateway de pagamento também executa algumas outras atividades simultâneas. Isso inclui avaliar e verificar novamente os procedimentos de transação para identificar empreendimentos fraudulentos, calcular os custos de impostos e usar a geolocalização para ações específicas do local.

Basicamente, os principais elementos do fluxo de trabalho do gateway de pagamento são:

Cliente: o titular do cartão que pretende efetuar o pagamento.

Gateway de pagamento: estabelece um vínculo entre o banco emissor e a conta do comerciante.

Banco emissor: o banco associado do titular do cartão solicita a transação em nome do cartão de crédito ou débito do titular.

Conta do comerciante: a instituição financeira associada ao comerciante recebe o pagamento e gera um recibo recapitulando o sucesso da transação.

Opções de gateways de pagamento para você avaliar

Estas são as plataformas mais conhecidas atualmente no universo dos gateways de pagamento no país:

  • PayPal
  • PagSeguro
  • Mercado Pago
  • Cielo

Outras que também vale considerar são empresas mais novas, porém com tanto potencial quanto as mencionadas acima:

  • Moip
  • iugu
  • Stripe
  • Pagar.me
  • Mundipagg

Vantagens da tecnologia 

A seguir estão as principais vantagens dos gateways de pagamento:

Experiência do usuário

Quando você usa um gateway de pagamento, não o está apenas usando como um canal para transações financeiras. Você também está proporcionando ao seu cliente uma experiência tranquila e sem falhas. Isso ajuda você a agradar seus clientes e chamar sua atenção, incentivando-os a comprar mais no seu site.

Pagamentos fáceis de manusear

O método de pagamento online lida facilmente com recursos adicionais, como política de devolução ou troca e / ou garantia de devolução do dinheiro.

Conexão direta com bancos e operadoras

Com o gateway de pagamento, sua loja é conectada diretamente aos bancos e operadoras que você escolher. Desta forma, todo o processo de pagamento acontece de forma mais prática e rápida.

Autonomia e independência

Com esse sistema, você tem mais liberdade para definir as condições de pagamento que serão praticadas em sua loja virtual. Por exemplo: quais cartões de crédito e débito aceitar, número de parcelas permitidas etc.

Segurança

Os gateways de pagamento atuam de acordo com as normas do PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard) — em tradução livre, padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de pagamento.

Esse conselho define as regras para garantir que todas as transações realizadas no ambiente virtual sejam feitas com segurança. Portanto, esses sistemas garantem a proteção dos dados da sua loja e dos seus clientes.

Como configurar um gateway de pagamento na sua loja

O primeiro passo é selecionar um gateway hospedado ou integrado que você deseja. Os gateways hospedados levam o comprador para fora do site para concluir o pagamento, enquanto os gateways integrados mantêm o comprador no seu site durante todo o processo de checkout.

Em seguida, se você já estiver usando uma plataforma de comércio eletrônico, certifique-se de que o gateway pode ser suportado por essa plataforma específica.

Confira contratos, política de cancelamento e taxas. Fique longe de soluções que tentam prendê-lo a negócios de longo prazo.

Além disso, caso você efetue vendas internacionais, certifique-se de que o gateway escolhido ofereça suporte a várias moedas.

Também se certifique de que a empresa está tomando todas as precauções contra transações fraudulentas.

Finalmente, considere as políticas de suporte ao cliente. Garantir que sua empresa possa aceitar pagamentos com segurança é essencial para as operações comerciais básicas. Portanto, se as coisas derem errado, você precisa contar com uma forte equipe de suporte.

Conclusão

Os consumidores de hoje são bem mais exigentes e preocupados com a segurança de seus dados. Por isso, é fundamental que o seu negócio seja capaz de oferecer experiências online aprimoradas e jornadas de cliente sem atritos e inseguranças. Sabemos que encontrar o parceiro de pagamento online certo é uma decisão importante para o seu negócio, por isso toda informação é fundamental para a decisão!

Para saber mais sobre como melhorar a gestão da sua loja online, confira o nosso conteúdo sobre as vantagens da emissão da nota fiscal no e-commerce e também como o Arquivei ajuda na gestão de notas fiscais do seu e-commerce.

Pular para a barra de ferramentas