Entrevista: Helio Donin Jr. no CONBCON 2018 - Blog | Arquivei
Helio Donin Jr
Publicado em

agosto, 2018

Escrito por

Yasmin Amaral

Entrevista: Helio Donin Jr. no CONBCON 2018

Entrevista com Helio Donin Jr, diretor de Tecnologia da FENACON e da Donin Contabilidade, palestrante do CONBCON 2018.

Contábil
/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

CONBCON (Congresso Online Brasileiro de Contabilidade), está sendo idealizado pelo Arquivei juntamente ao Portal Contábeis e se destaca entre os congressos do mercado contábil.

O evento é o maior do Brasil, e o melhor de tudo, oferecido gratuitamente e totalmente online. Marque na sua agenda, o evento acontecerá entre 13 e 17 de agosto de 2018. Veja o saldo do CONBCON 2018, com André Charone, palestrante:

Veja abaixo a entrevista com Helio Donin Jr., diretor de Tecnologia da FENACON e da Donin Contabilidade.

Entrevista com Helio Donin Jr. para o CONBCON 2018

Primeiramente, é um grande prazer recebê-lo para essa conversa. Você poderia nos contar, em primeira mão, qual será o tema da sua palestra no CONBCON 2018?

Helio: O prazer é todo meu! O meu tema escolhido para essa edição do CONBCON é “Contabilidade e as ferramentas tecnológicas da atualidade”. Entendo que é um tema atual e necessários para todos os profissionais e empresas contábeis.

Conte-nos um pouco mais sobre o que será abordado, o que você pensou para elaborar para sua apresentação. 

Helio: Estamos em um momento de grandes transformações tecnológicas na vida das pessoas e nas profissões. Na contabilidade não seria diferente, por isso escolhi esse tema onde vamos abordar novas formas de processar as informações, usando novas ferramentas tecnológicas e o que está sendo desenvolvido no mercado. Será uma nova forma de fazer antigos trabalhos. Vamos focar em aumento de produtividade e automação de processos na área contábil.

No ano passado, sua palestra no CONBCON de 2017, “Tecnologia nas Empresas Contábeis”, trouxe um tema importante a ser discutido no mercado contábil. Como foi o feedback no ano passado?

Helio: O feedback foi excelente. Recebi muitos contatos positivos sobre a palestras em todas as redes sociais e por e-mail, onde relataram a necessidade de repensar as suas ações para melhorar seus resultados e aumentar a competitividade. Somente pelo feedback já valeu o nosso esforço em levar informação de qualidade para todo o país.

O que as pessoas podem esperar da sua palestra deste ano? Quais serão os principais tópicos? Exemplo.

Helio: Nesse ano vamos além. O objetivo é falar sobre tecnologia e informar quais ferramentas tecnológicas estão disponíveis no mercado que podem melhorar, e muito, o trabalho do profissional ou da empresa contábil. Muitas vezes temos dificuldade de acesso às novas tecnologias por mero desconhecimento e o nosso objetivo é passar ao expectador esse informações que poderão literalmente mudar o perfil do seu negócio.

Qual sua expectativa com relação à receptividade e interação do público durante os 5 dias do Congresso com relação ao ano passado?

Helio: Se no ano passado já foi um total sucesso, esse ano a expectativa é bem maior. Temos um CONBCON consolidado, referência no país e sabemos que precisamos estar a altura, com as informações que o mercado contábil precisa. Sem dúvida, o CONBCON 2018 será uma explosão de informações muito úteis para o mercado contábil.

Você declarou que o CONBCON “democratiza o conhecimento” por se totalmente online e gratuito. Você acha que isto se concretizou ano passado?

Helio: Realmente, logo quando vi a proposta do CONBCON achei que a frase “democratiza o conhecimento” era a mais adequada, pois é gratuito e online, podendo levar informação de qualidade por todos os cantos desse imenso país. Não tenho dúvidas que foi o que ocorreu no ano passado e vai se repetir e superar nesse ano.

Você tem contato com alguns dos palestrantes, ou já assistiu a alguma palestra feita por eles? Qual foi sua impressão sobre a escolha dos demais profissionais?

Helio: Tenho contato com vários deles. São palestrantes de alto nível, referências em suas áreas. Já assisti alguns deles e pretendo, com o CONBCON, ter a oportunidade de assistir aos demais. O CONBCON foi muito feliz na escolha dos seus palestrantes e acredito que seja uma das maiores uniões de lideres da área contábil do país. Não me recordo de um evento que reúna uma quantidade tão grande de lideranças contábeis brasileiras.

No seu ponto de vista, porque é importante que o público compareça a eventos que estejam relacionados a sua área de atuação?

Helio: Nos dias de hoje isso é fundamental. Estamos na era de informação e elas ficam obsoletas com muita rapidez, portanto se manter informado é fundamental para um desenvolvimento profissional saudável e se manter bem no mercado. Em pouco anos ou meses grande mudanças podem acontecer. Mercados surgem e outros acabam. Temos que nos reinventar diariamente. Quem não se atualiza corre o risco de ficar fora do mercado em que atua em um futuro bem próximo.

E, para a empresa, na sua opinião, quais são os principais benefícios do investimento em eventos?

Helio: Muito grande. A capacitação da equipe é um dos grandes diferenciais nas empresas de serviços e isso só é possível com investimentos na equipe. OS eventos são uma grande oportunidade de concentração de informações em um intervalo de tempo curto, possibilitando acelerar o processo de conhecimento.

Você tem alguma dica de como o participante pode aproveitar melhor o conteúdo da sua palestra?

Helio: Entre para assistir a palestra de mente aberta e preparado para repensar os seus conceitos. Tenha em mente que é possível fazer melhor, mais rápido e com mais eficiência. Pense, analise e tire as conclusões para o futuro, pois temos que estar preparados para ele.

Para finalizar, deixe um recado para os inscritos.

Helio: O meu recado é o de parabéns por participar de um evento atual, onde você nunca sairá igual ao que estava antes dele.

Não esqueça de se inscrever no CONBCON, através do link: https://www.conbcon.com.br/

Acompanhe o CONBCON e suas novidades através da página oficial do evento no Facebook.