Entrevista: Fernando Almeida no CONBCON 2018 - Blog | Arquivei
Publicado em

julho, 2018

Escrito por

Yasmin Amaral

Entrevista: Fernando Almeida no CONBCON 2018

Entrevista com Fernando Almeida, pós-doutorando em Ciências Contábeis e Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, palestrante do CONBCON 2018.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

CONBCON (Congresso Online Brasileiro de Contabilidade), está sendo idealizado pelo Arquivei juntamente ao Portal Contábeis e se destaca entre os congressos do mercado contábil.

O evento é o maior do Brasil, e o melhor de tudo, oferecido gratuitamente e totalmente online. Marque na sua agenda, o evento acontecerá entre 13 e 17 de agosto de 2018. Veja o saldo do CONBCON 2018, com André Charone, palestrante:

Veja abaixo a entrevista com Fernando Almeida, pós-doutorando em Ciências Contábeis e Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Avaliador de curso e institucional, para cursos presenciais e a distância, pelo Ministério da Educação, além do Conselho Estadual de São Paulo.

Entrevista com Fernando Almeida para o CONBCON 2018

O CONBCON é uma grande oportunidade. Congressos de alto nível como esse, fazem com que seu público tome conhecimento de novidades e tendências que estão surgindo na área.

Primeiramente, é um grande prazer recebê-la para essa conversa. Você poderia nos contar, em primeira mão, qual será o tema da sua palestra no CONBCON?

Fernando: Obrigado. Também estou muito feliz por participar do CONBCON, pois é um grande evento, muito bem organizado e que permite uma grande valorização da classe contábil, além de possibilitar uma rede de alto nível.

Eu farei duas palestras, sendo que uma delas abordará Ética Empresarial Coorporativa, as políticas de responsabilidade social em cinco dimensões.

A outra apresentação contempla Como Elaborar um Projeto de Pesquisa.

Conte-nos um pouco mais sobre o que será abordado, o que você pensou para elaborar para sua apresentação.

Fernando: A abordagem sobre a ética consiste em uma abordagem com propostas práticas, a fim de melhorar os ambientes corporativas sendo proativos. Compreender a conjuntura atual e elaborar políticas corporativas para melhorar a sociedade, o ambiente corporativo, a imagem institucional e, consequentemente, os resultados.

A segunda apresentação é direcionada a quem necessita elaborar Monografia, Dissertação, Tese ou outros Trabalhos Acadêmicos. Consiste em uma forma didática com exemplos, para estudantes de graduação, mestrado ou doutorado níveis ou para quem deseja ingressar em cursos stricto sensu.

Em uma visão geral, o que as pessoas podem esperar da sua palestra? Quais serão os principais tópicos? Exemplo.

Fernando: As dimensões da ética, segundo abordo em meu livro, são: Sustentabilidade, Respeito à multicultura, Aprendizado contínuo, Inovação, Governança corporativa. Mas, esta teoria só tem valor quando há proposta de aplicação. Portanto, iremos dar exemplos, indicar tendências e fazer o que chamo de propostas de trabalho e operacionalização.

A palestra sobre a pesquisa abordará todas as etapas de elaboração do projeto e finalizar com algumas dicas para evitar erros comuns dos pesquisadores.

Qual sua expectativa com relação à receptividade e interação do público durante os 5 dias do Congresso?

Fernando: A minha expectativa é excelente, pois conheço o CONBCON e sei o seu alcance na classe contábil. Um público interessado e comprometido com o desenvolvimento da classe e atualizado com o mercado.

O evento será totalmente on-line, o que facilita o acesso de diversas pessoas. Qual sua opinião sobre este formato digital?

Fernando: Acredito que é um formato que possibilita levar grandes profissionais para locais distantes por um custo baixo. Isto é muito bom para os palestrantes e melhor ainda para quem tem acesso aos vídeos. Aliás, todos nós somos os expectadores, pois, certamente, também iremos assistir.

Você tem contato com alguns dos palestrantes, ou já assistiu a alguma palestra feita por eles? Qual foi sua impressão sobre a escolha dos demais profissionais?

Fernando: Sim. Já assisti palestras e alguns são meus amigos. Posso citar o Prof. Paulo Vaz, que tem uma vasta experiência como empresário da área contábil.

No seu ponto de vista, porque é importante que o público compareça a eventos que estejam relacionados a sua área de atuação?

Fernando: Por vários motivos, o primeiro é por defender a necessidade atual de melhoria contínua para o profissional ser competitivo. Mas posso citar vários outros, como:

  • Atualização
  • Compreender o que está ocorrendo no mercado.
  • Network.
  • Valorização dos profissionais da área contábil.

E, para a empresa, na sua opinião, quais são os principais benefícios do investimento em eventos?

Fernando: Acredito que é fundamental para a visibilidade institucional, para ampliação da rede de relacionamento, para conhecer ou desenvolver novos produtos e aperfeiçoar suas práticas. Este fato se deve, inclusive, por causa dos participantes serem formadores de opinião na sociedade.

Você tem alguma dica de como o participante pode aproveitar melhor o conteúdo da sua palestra?

Fernando: Acredito que são duas: a) Ficarem atentos para as propostas de execução. b) Sere criativos, considerando os conteúdos apresentado.

Para finalizar, deixe um recado para os inscritos do CONBCON 2018!

Fernando: Desejo excelente aprendizado, ótimo network e aproveitem, para que possamos terminar este congresso com melhor compreensão do mundo e com aperfeiçoamento das nossas práticas.

Parabenizo todos os organizadores, patrocinadores e palestrantes.

Não esqueça de se inscrever no CONBCON, através do link: https://www.conbcon.com.br/

Acompanhe o CONBCON e suas novidades através da página oficial do evento no Facebook.

Pular para a barra de ferramentas