É possível desenvolver espírito de liderança? - Blog | Arquivei
Publicado em

agosto, 2016

Escrito por

Yasmin Amaral

É possível desenvolver espírito de liderança?

Há pessoas que já nascem com um espírito de liderança, mas isso não significa que a liderança não possa ser desenvolvida por outras pessoas. Ser um líder requer algumas atitudes e ações específicas, afinal, as pessoas esperam que um líder tenha capacidade de saber conciliar conflitos, liderar equipes e também que sejam capazes de motivar […]

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Há pessoas que já nascem com um espírito de liderança, mas isso não significa que a liderança não possa ser desenvolvida por outras pessoas. Ser um líder requer algumas atitudes e ações específicas, afinal, as pessoas esperam que um líder tenha capacidade de saber conciliar conflitos, liderar equipes e também que sejam capazes de motivar as pessoas a seguirem em frente.

Se você quer ser um líder, aprenda como desenvolver espírito de liderança e saiba o que você precisa mudar:

Mudança de atitude

O primeiro passo para desenvolver o espírito de liderança é mudar algumas atitudes suas diante de certas situações. Antigamente, o bom empregado ou ainda o bom seguidor, era aquele funcionário que apenas recebia ordens e as cumpria exatamente como havia sido mandado.

Já o líder, mesmo como funcionário, passa a ser um colaborador da empresa, e ao invés de apenas obedecer o que é designado para sua função, ele começa a questionar e até mesmo sugerir novas formas de trabalhar ou de desenvolver seu trabalho.

O líder precisa ter a atitude de expor sua opinião e auxiliar nas tomadas de decisões das empresas. Isso faz com que os líderes sejam formados e fortalecidos dentro das empresas.

Com uma equipe mais decidida e que não sente medo de expor suas opiniões, os gestores de empresas não podem apenas mandar que façam. Eles precisam incentivar e dar bons motivos para que sua equipe (de líderes) faça o trabalho.

Conheça o que te motiva

Nada melhor para desenvolver o espírito de liderança do que saber o que te motiva a seguir em frente. Certamente você possui coisas importantes em sua vida que te motivam a trabalhar a liderar.

Seus colaboradores também possuem motivações diferentes, por que não descobrir o que os motiva e oferecer isso a eles? Além de melhorar a produtividade de toda a equipe, transforma-os em pessoas proativas e ajuda a desenvolver o espírito de liderança em cada um deles.

Entenda a motivação como o combustível para melhores resultados e também para desenvolver pessoas melhores.

Saiba se organizar

Um líder sabe se organizar e manter a ordem, seja de uma equipe seja da sua mesa de trabalho. Outra característica da liderança é inspirar os colaboradores a buscarem sempre o seu melhor.

Aprenda formas e ferramentas de organização, de seu espaço e de seu tempo, mostra para seus colaboradores como é produtivo saber alguns pequenos truques para se organizar. Não imponha, apresente as ferramentas e incentive a usá-las.

A organização é um dos pilares de projetos e pessoas bem sucedidas. Afinal, sem ela os resultados dificilmente são alcançados.

Saiba se comunicar

Outra ferramenta importantíssima para desenvolver o espírito de liderança é a comunicação. Ela é a base para o bom funcionamento de toda uma empresa, sem ela, a equipe de vendas não tem informações sobre o que irá vender.

Sem uma boa comunicação, os gestores da empresa não conseguem bons resultados com sua equipe. Ser um líder que sabe como se comunicar com todos é fundamental, além disso, demonstra o verdadeiro espírito de liderança e incentiva todos os colaboradores.

Vale ressaltar que não é apenas falar com toda a equipe, é preciso também que os gestores saibam ouvir o que sua equipe tem a dizer. Afinal, a liderança é algo mútuo, onde todos os envolvidos na empresa possuem sua parcela importância no resultado final.

Incentive o bom planejamento e a gestão adequada

Outra maneira de desenvolver o espírito de liderança é através de um bom planejamento e uma gestão adequada. Muitas empresas falham com sua equipe por não estarem com um planejamento adequado ou ainda por conter muitas brechas e problemas em sua gestão.

Um bom líder sabe que o planejamento é à base de tudo, e é através dele que a equipe encontra uma parte da motivação necessária para produzir mais. A gestão adequada também incentiva o bom desenvolvimento da equipe.

Invista em um planejamento onde a equipe tem um papel importante, tanto no desenvolvimento da ideia como no desenvolvimento prático.

Está em busca de conteúdos para um gestão eficiente no seu negócio? Acesse o Arquivei e tenha todo esse conteúdo agora mesmo!

Pular para a barra de ferramentas