DeSTDA: Prazos Preocupam Responsáveis Pela Obrigação
Publicado em

agosto, 2016

Escrito por

Yasmin Amaral

DeSTDA – Prazo de entrega preocupa profissionais responsáveis pela obrigação

Dia 20 deste mês vence o prazo de entrega da DeSTDA dos meses de janeiro à julho de 2016, ou seja, 7 meses, e preocupa profissionais responsáveis pela obrigação.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Acúmulo de obrigações

Enquanto muitos responsáveis pela entrega da DeSTDA reclamam do prazo de entrega, outros relatam que, para não acumular obrigação, estão entregando-a mensalmente. Mas, mesmo assim, muitos que ainda não começaram entregar o arquivo estão preocupados com o acúmulo de obrigações desde a competência janeiro de 2016.

Depois de duas prorrogações, o alívio para quem está preocupado com o número de Declarações acumuladas, somente virá se o governo estadual dispensar a entrega da obrigação para este ano ou pelo menos do 1º de semestre de 2016, assim como ocorreu nos Estados de Rondônia, Sergipe, que somente exigirão a DeSTDA a partir da competência julho de 2016Ou quem sabe, exigir a obrigação apenas a partir de 2017, a exemplo dos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão e Tocantins. “Poderia também neste momento não exigir esta obrigação, assim como ocorreu com o Estado do Pará que dispensou os contribuintes da entrega da DeSTDA”.

No Estado de São Paulo

Alguns relatam que já entregaram a DeSTDA até a competência junho de 2016 e transmitiram inclusive a Declaração de Substituição Tributária e Diferencial de Alíquota – STDA do ano-base 2015, cujo o prazo de entrega ainda vencerá no dia 31 de outubro de 2016.

Em São Paulo, a partir de 2016 a DeSTDA substituiu a STDA exigida até 2015. Assim, STDA 2016, ano-base 2015, deverá ser entregue no Posto Fiscal Eletrônico até 31/10/2016 e a DeSTDA deverá ser entregue mensalmente a partir de 2016 para fatos geradores ocorridos a partir de janeiro de 2016.

DeSTDA – nova obrigação mensal exigida do Simples Nacional à partir de janeiro de 2016

A Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação – DeSTDA, instituída pelo Ajuste SINIEF 12/15, exigida a partir de 2016 das empresas contribuintes do ICMS optantes pelo Simples Nacional na condição de micro e pequena empresa (MEI dispensado), tem periodicidade mensal e deve ser transmitida até o dia 20 do mês subsequente ao período de apuração, inclusive quando não tiver movimento a declarar.

Vale lembrar que o CONFAZ, por meio do Ajuste SINIEF 07/2016 prorrogou para dia 20 de agosto de 2016 o prazo para transmitir os arquivos da DeSTDA dos meses de janeiro a junho de 2016. Para obter mais informações acesse SEDIF.

Por Josefina do Nascimento

Fonte: Siga o Fisco

Pular para a barra de ferramentas