Consulta de NFe automática traz lucro ao escritório contábil - Arquivei
Consulta de NFe automática traz lucro ao escritório contábil
Publicado em

agosto, 2017

Escrito por

Arquivei

Consulta de NFe automática traz lucro ao escritório contábil

Existe um método simples para você aumentar o ticket médio de seu negócio — sem ter que, necessariamente, investir na captação de novos clientes e funcionários, ao mesmo tempo em que agrega mais valor ao serviço prestado.

Contábil


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Escritórios de contabilidade estão se tornando cada vez mais necessários, especialmente em pequenas e médias empresas que não possuem um departamento contábil interno (como startups ou até mesmo empreendedores individuais). Com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), por exemplo, torna-se mais importante do que nunca contar com profissionais que possam fazer a consulta de NFe e outros documentos fiscais sem cometer erros.

Porém, ao mesmo tempo, os escritórios e contadores autônomos costumam se deparar com o seguinte problema: o recebimento de honorários muito baixos por um trabalho que, muitas vezes, é extremamente operacional e repetitivo. Eles tentam dar um jeito de aumentar o faturamento mensal, mas essa é uma tarefa que, na maioria das vezes, se torna um desafio gigantesco. Felizmente, existe um método simples para você aumentar o ticket médio de seu negócio — sem ter que, necessariamente, investir na captação de novos clientes e funcionários, ao mesmo tempo em que agrega mais valor ao serviço prestado.

O caminho é usar a tecnologia

A maneira mais fácil de transpor esse desafio é usando a tecnologia a seu favor, adotando em seu escritório — independente de seu tamanho — uma solução de gestão de documentos fiscais, que lhe permitirá automatizar grande parte do seu trabalho e oferecer serviços extras e de maior valor agregado. Estamos falando de uma plataforma online que lhe permite fazer a consulta de NFes completas por meio de uma interface bem mais amigável e automatizada em comparação com a da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Em muitos casos, contadores trabalham com clientes que possuem apenas o DANFe de pedidos e mercadorias, tendo perdido os documentos XML (ou até mesmo nunca tendo recebido de seus fornecedores) que precisam ser armazenados por até cinco anos após a transação comercial. De qualquer maneira, não ter os registros eletrônicos devidamente armazenados pode ocasionar em multas caso a empresa em questão sofra uma fiscalização do Sefaz.

Com a ferramenta certa, você consegue acessar as notas fiscais lançadas contra um CNPJ em questão de segundos, fazendo o download dos arquivos XML. Por meio de um painel de controle unificado é possível pesquisar, filtrar e consultar as NFes baixadas com extrema facilidade. Além disso, também é possível armazenar tais informações em um local seguro e de fácil acesso, o que pode evitar futuras complicações com o Fisco e multas pela falta de preservação dos registros eletrônicos.

O escritório bagunçado e o escritório ideal

O “castigo” por não ter os documentos pode variar de multas que chegam a R$ 1 mil por documento perdido ou até mesmo um mandado de prisão contra quem for acusado de sonegação fiscal. É por isso que os registros eletrônicos devem ser guardados por pelo menos cinco anos a partir da data de sua emissão; o armazenamento posterior é opcional, mas fortemente recomendado.

Benefícios da solução de gestão de documentos fiscais

Ao adotar uma solução tecnológica de gestão e consulta de NFe, um escritório de contabilidade consegue reduzir o tempo gasto na tarefa operacional que é a busca pelos XMLs das notas emitidas contra os clientes, visto que a ferramenta automatiza boa parte dos processos rotineiros desse tipo de atividade profissional. Isso o torna mais disponível para desenvolver outros serviços e lhe permite ser mais consultivo, aumentando sua competitividade no mercado.

Estamos falando de atividades como a geração de relatórios personalizados que levam mais inteligência ao negócio do seu cliente. Tendo a disponibilidade de NFes em um painel de controle unificado, você consegue transformar as notas em estatísticas bastante úteis para qualquer empreendimento, comparando tributos, alíquotas e outros dados.

É o tão comentado conceito de Business Intelligence (BI), que também se incorpora no setor financeiro. Fazendo o cruzamento de dados da contabilidade de uma empresa, fica fácil, por exemplo, construir um gráfico mostrando quais produtos e/ou serviços trazem mais lucro ao empreendimento, quais departamentos internos podem ter seus custos reduzidos e assim por diante. As possibilidades são inúmeras.

Com isso, você vai muito além da consulta de NFe e oferece um serviço de maior qualidade para seus clientes, aumentando o ticket médio de seu escritório de contabilidade. É natural que, quanto mais o cliente perceber o valor de seus serviços e a melhora do desempenho operacional, menos ele questionará os custos dos investimentos.

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Consulta automática de documentos fiscais

Agora que você já conhece a importância de uma solução online para fazer a gestão dos documentos fiscais de seus clientes, conheça o Arquivei, uma plataforma baseada na nuvem e que conta com todas as principais funcionalidades de uma ferramenta de gestão e consulta de NFes, sendo capaz de pesquisar e baixar NFes completas diretamente do site do Sefaz de forma individual ou em lote.

O Arquivei lhe permite agrupar o XML de NFes, NFCes, CTes e NFSes de seus clientes em um único painel, monitorando a emissão de novos documentos emitidos contra o CNPJ atendido e possibilitando o fechamento do mês através de um clique. Além disso, a solução conta com um armazenamento seguro e ilimitado para armazenar os arquivos XML pelo tempo estabelecido por lei.

Mais de cinco mil clientes já estão usando o Arquivei para realizar o gerenciamento de seus documentos fiscais, reduzindo gastos, otimizando a produtividade de sua equipe contábil e evitando o desperdício de tempo com tarefas operacionais.

A rede varejista Riachuelo, por exemplo, adotou a ferramenta em agosto de 2016 e, em poucos meses, percebeu uma economia de tempo até 15 vezes maior na recuperação, administração e arquivamento de notas fiscais eletrônicas.

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