Arquivei promove encontros de discussão para executivos de TI e área fiscal - Arquivei
Executive Talks
Publicado em

setembro, 2019

Escrito por

Arquivei

Arquivei promove encontros de discussão para executivos de TI e área fiscal

A primeira edição do Executive Talks: IT & Fiscal Challenges ocorreu em julho de 2019 com o objetivo de debater a importância dos dados extraídos a partir dos documentos fiscais e como o profissional de tributos deve trabalhar essas informações tão ricas e completas. Participaram do evento diretores de empresas multinacionais, trazendo uma visão mais estratégica […]

Fiscal Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A primeira edição do Executive Talks: IT & Fiscal Challenges ocorreu em julho de 2019 com o objetivo de debater a importância dos dados extraídos a partir dos documentos fiscais e como o profissional de tributos deve trabalhar essas informações tão ricas e completas.

Participaram do evento diretores de empresas multinacionais, trazendo uma visão mais estratégica de como a área de tributos deve estar alinhada com o movimento da transformação digital e como os profissionais dessa área devem estar preparados para os próximos desafios.

Sobre os painelistas

Marco Castilho

Marco Castilho

Tax Director – BASF

Com mais de 25 anos de experiência na área tributária, com foco em Tax Planning, M&As, consultoria, contencioso e compliance; Marco Castilho possui uma carreira profissional construída em empresas multinacionais dos setores industriais, químico, agrícola, alimentício, além de empresas de consultoria e auditoria (BASF, Monsanto, CSN, McDonald’s, Dow e Ernst & Young). Bacharel em direito pela Universidade São Judas Tadeu (1996), possui vasto currículo acadêmico: Contador pelo FIPECAF (1998); Pós-graduação em Direito Tributário pelo IBDT (2000); Pós-graduação em Direito Processual Civil pela PUC (2003);

Especialização em Direito Internacional Tributário pelo CEU (2006); Aperfeiçoamento nas normas de contabilidade Internacional (IFRS) pela FIPECAF/IBDT (2019). Membro do Conselho de Administração do Instituto Ronald McDonald de 2009 a 2010 e Conselheiro do CARF no período de 2011 a 2014.

Antonio Pinheiro Neto

Antônio Pinheiro Neto

Diretor Financeiro – CFO
LONGPING HIGH-TECH

Carreira executiva de mais de 20 anos empreendida em grandes empresas multinacionais – LPHT/CITIC, Dow Chemical – onde ocupou as seguintes posições: CFO, Diretor Financeiro de Planejamento Estratégico e Finanças Empresariais para América Latina; Gerente Financeiro para América Latina da Divisão de Negócios de Thermoset.
Experiência executiva: controladoria, contabilidade, custos, análise de negócios, planejamento estratégico, merger & aquisition e finanças/Tesouraria.
Formação Acadêmica: MBA in Controllership – Instituto Paulista de Educação e Pesquisa e a Universidade de Dallas, EUA; Post-Graduation in Advanced Accounting – Universidade São Judas Tadeu; Graduation in Accounting Sciences – UniversidadeCatólica de Santos.

Isis Abbud

Isis Abbud

Cofundadora e COO / Diretora Comercial
ARQUIVEI

Engenheira de Produção, com pesquisas e publicações na área de Desenvolvimento de Produto e Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto (PLM) em parceria com a Technische Universität Darmstadt/Alemanha. Foi por 2 anos Agente Local de Inovação do Sebrae SP, auxiliando empresas da região a crescerem por meio de inovações e hoje atua como Diretora de Operações da Arquivei, que vem ajudando mais de 60.000 empresas a alcançarem controle, organização e tranquilidade fiscal.

A riqueza dos dados

A relação com dados mudou, porém, a rotina burocrática da área fiscal impede que o profissional olhe para os dados de maneira diferente. Mas não apenas isso, é importante entender que esse profissional está habituado a lidar com processos manuais ou semi automatizados, de modo que a visão de automatização gera incertezas sobre seu futuro dentro da empresa.

Hoje a área fiscal olha para os dados com o objetivo de entregar obrigações acessórias, porém, já é possível transformar os dados dos documentos fiscais em informações e insights de modo que esses dados extrapolem os limites da área fiscal e financeira otimizando processos de compras, recebimento, logística e guiar decisões estratégicas da empresa.

Software as a Service (SaaS), computação em nuvem, data analytics, data science  começam a fazer parte do vocabulário do profissional de tributos, demonstrando que uma mudança significativa já está acontecendo, porém, esse profissional ainda foca a atenção em rotinas burocráticas, deixando de lado a oportunidade de realizar tarefas mais analíticas por meio de ferramentas já disponíveis no mercado.

Desafios e oportunidades

Um dos desafios citados durante o evento foi o de como as empresas deverão preparar seus profissionais para lidar com essa quantidade de informações que já estão disponíveis, mas que ainda não foram trabalhadas de maneira analítica. Também foi citada a preocupação sobre a proteção dos dados desde a sua extração por intermédio dos arquivos XML até a análise final pela equipe fiscal.  

Está gostando do conteúdo do artigo? Assine nossa Newsletter!

Com dados em tempo real a área fiscal passará a ser vista como uma área de inteligência, com menos gente, mais automatizada e menos burocrática. Contudo, hoje existem poucos profissionais já preparados para a nova área fiscal. Nesse sentido é importante a quebra de mindset de um modelo burocrático e tradicional de tributos para um modelo integrado, rápido e com informações em tempo real. 

A conscientização desse novo modelo é um dos grandes desafios dos líderes de tributos, em que será preciso demonstrar que o cérebro humano é muito mais precioso que um robô e que o papel de cada um é fundamental para o negócio, agindo de maneira menos operacional e mais estratégica. 

Participaram desta edição empresas como Basf, Longping High-Tech, Adtalem, Seara, Souza Cruz, Siemens Gamesa, Akzonobel, Santander, Ourofino, Bayer e AES.

Segunda edição Executive Talks, it & fiscal challenges

A segunda edição do Executive Talks, it & fiscal challenges já tem data para acontecer e a troca de ideias será em torno da democratização das informações que constam nos documentos fiscais e como cada departamento pode gerar inteligência à partir desses dados de modo rápido e simples.

Promovido pela Arquivei, referência global em gestão e automação de dados de documentos fiscais, o jantar será em São Paulo, acompanhado pela sommelier Gabriela Monteleone, que promoverá uma experiência exclusiva de harmonização de vinhos aos convidados. 

O objetivo sempre será promover discussões que contribuam para o crescimento e evolução das áreas por meio de troca de experiências. No centro da discussão, um painel com Daniella Ramos Aguiar, Head of Tax da Bayer e Alessandra Vieira, Diretora Tributário da Claro.

Pular para a barra de ferramentas