5 cursos online para profissionais de contabilidade - Blog | Arquivei
Imagem ilustrativa
Publicado em

abril, 2017

Escrito por

Yasmin Amaral

5 cursos online para profissionais de contabilidade

A qualidade dos serviços profissionais voltados para o mercado de finanças depende do grau de capacitação do prestador. E um bom profissional, sabemos todos, sempre será valorizado pelo mercado, independentemente do cenário econômico. É fundamental que ele detenha uma visão ampla da área e, ao mesmo tempo, mantenha-se atualizado com a sua contínua evolução. Você […]

Contábil



Contabilidade

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A qualidade dos serviços profissionais voltados para o mercado de finanças depende do grau de capacitação do prestador. E um bom profissional, sabemos todos, sempre será valorizado pelo mercado, independentemente do cenário econômico.

É fundamental que ele detenha uma visão ampla da área e, ao mesmo tempo, mantenha-se atualizado com a sua contínua evolução.

Você sabia que existem inúmeros cursos on-line, gratuitos ou de baixo custo, de instituições renomadas e à sua disposição?

Não se preocupe mais em decifrar termos como “gestão de compliance”, “fontes de financiamento para o ativo circulante” e tantos outros com os quais você pode se defrontar em seu cotidiano de trabalho.

As cargas horárias de cada um deles, a depender do conteúdo de acesso, podem variar entre quatro e 280 horas, mas você decidirá isso na hora de se inscrever. Além disso, na maioria deles, você pode começar a estudar a qualquer momento.

Todos os cursos elencados aqui para você oferecem certificado on-line e abordam tanto os fundamentos gerais da contabilidade quanto aspectos específicos.

Se você já tem uma formação básica, procure uma área em que possa se especializar. Você pode começar com a introdução e, depois, seguir em frente se, de fato, a área for de encontro ao seu interesse pessoal.

Cursos contábeis gerais

1 – Fundamento de Linguagem de Negócios (USP)

A Universidade de São Paulo (USP) oferece curso on-line gratuito, em parceria com a plataforma internacional de cursos Coursera, denominado Fundamentos de Linguagem de Negócios: Contabilidade (The Blue Side Up), sob responsabilidade do professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Edgard Cornacchione.

É um curso bastante útil para quem deseja atuar na área corporativa, dando apoio à terminologia contábil no ambiente de negócios. Também auxilia a conhecer os relatórios básicos indispensáveis para a atuação na área de contabilidade da empresa.

2 – Contabilidade Geral (SENAC-SP)

O Senac-SP também possui o curso on-line de Contabilidade Geral, que é oferecido em 25 unidades da instituição em São Paulo e no interior paulista.

O objetivo é capacitar o aluno a trabalhar na área contábil, com base na legislação vigente e nas melhores práticas contábeis. Esse curso do Senac-SP também se propõe a ensinar as técnicas de elaboração de demonstrativos confiáveis e precisos, que forneçam suporte às tomadas de decisão da empresa.

São 60 horas/aula, ao custo de R$ 840,70, a serem pagas por cartão em até quatro vezes.

O Senac-SP está aberto a oferecer bolsas de estudos de até 50% aos alunos que se candidatarem ao benefício com pelo menos 60 dias de antecedência em relação ao início do curso.

A Unidade do Tatuapé, em São Paulo, tem um curso agendado para começar no próximo dia 7 de outubro.

Para receber novidades no mundo contábil e empresarial, assine a nossa newsletter:

Cursos contábeis específicos

3 – Escrita Fiscal 2.0

Um curso que vale muito a pena para os profissionais que atuam na área de contabilidade é o de Escrita Fiscal 2.0, organizado e ministrado pela empresa Contabilidade no Brasil. Antes de você se inscrever, é possível fazer duas aulas gratuitas.

O curso tem duração de 12 meses e é composto por 13 módulos. Não se preocupe, porém, se achar que não conseguirá terminar as aulas em 12 meses. Como se trata de um curso vivo – ou seja, à medida que a legislação se altera, ele é atualizado -, você terá direito a acessá-lo posteriormente.

Veja o conteúdo de dois módulos:

Módulo 1: a) Hierarquia Das Leis; b) Tipos De Tributos; c) Fatos Geradores; d) Imunidade; e) Isenção; f) Não Incidência; g) Suspensão; h) Diferimento; i) Entenda de vez o Simples Nacional.

Módulo 3: a) Notas de Entrada e Saída; b) Código de Situação Tributária; c) Nota Fiscal Eletrônica Xml e DANFE; d) Nota Fiscal De Serviço (ISSQN); e) Cupom Fiscal; f) Nota Fiscal do Consumidor (NFC); g) Aplicação de CFOP; h) Cuidados com Recebimento de Documentos Fiscais; i) Carta de Correção Eletrônica; j) Nota Fiscal Complementar; k) Cálculo do FCI.

4 – Substituição tributária (Unieducar)

Nesse curso da Unieducar, são esclarecidas as principais dúvidas referentes à Substituição Tributária (ST) do ICMS, um regime de tributação pelo qual a responsabilidade pela retenção e recolhimento do imposto é atribuída a outro contribuinte da cadeia.

Também é explicada a condição de substituto tributário, casos em que a legislação da SEFAZ estadual pode atribuir, a qualquer título, ao contribuinte do imposto ou ao depositário a responsabilidade pelo pagamento.

Em casos de substituição tributária, os contribuintes são classificados em duas modalidades: a) Contribuinte Substituto, que retém e recolhe o tributo; e b) Contribuinte Substituído, que é dispensado da obrigação principal, tendo em vista que essa ficou na responsabilidade do primeiro.

5 – Programa de Educação Continuada do CFC

O Programa de Educação Contábil Profissional Continuada tornou-se obrigatório para contadores, por determinação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em janeiro de 2016, desde que sejam responsáveis pelas demonstrações contábeis ou que exerçam funções de gerência ou chefia no processo de elaboração das demonstrações contábeis, além dos contadores com função de auditor. A Norma Brasileira de Contabilidade, que regula a Educação Profissional Continuada (NBC PG12 (R2) CFC nº12/16), passou a vigorar em 1º de janeiro de 2017.  

Os profissionais mencionados são obrigados a cumprir, no mínimo, 40 (quarenta) pontos de Educação Profissional Continuada por ano-calendário. Na íntegra da norma, é possível saber quais são as instituições capacitadoras que o CFC autoriza a manter os cursos necessários por meio on-line. Os Conselhos Regionais de Contabilidade estão entre as entidades autorizadas.

Levantamos como exemplo o que o Conselho Regional de Contabilidade-SP está oferecendo para ajudar no cumprimento dessa obrigação anual. A boa notícia é que no CRC-SP esses cursos on-line são oferecidos gratuitamente. Além disso, existem vários à disposição e você pode escolher aquele que quiser. A certificação de cada um deles será de acordo com o número de acertos. O importante é acumular os 4 pontos mínimos exigidos pelo CFC anualmente.

Viu como você tem inúmeras ferramentas de capacitação profissional à disposição? Não pare no tempo. Incremente seu CV e, principalmente, obtenha os melhores resultados para sua empresa!

Gostou das nossas dicas de cursos? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que seus colegas da área também possam se profissionalizar!

Pular para a barra de ferramentas