Passo 3: Consultar e Arquivar os CTes


Recentemente, a Secretaria da Fazenda criou um portal no qual é possível fazer a consulta de Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CTes) que contenham seu CNPJ, desde que você não seja o emissor, como é feito atualmente com as Notas Fiscais Eletrônicas (NFes). De forma pioneira, o Arquivei é atualmente a primeiro e única plataforma que dá suporte para este serviço, tornado possível que você consulte e arquive seus CTes de forma automática e os gerencie.

Para acessar sua página de CTes:

  • No menu lateral esquerdo, clique em Acesso às Notas e depois em CTe.
  • Observe que há 2 botões ao lado do nome da sua empresa: Tomador e Não Tomador. A diferença entre ambos é que tomador é a parte que contrata e financia o frete, e não tomador é qualquer outra parte.

A Consulta e Arquivamento de CTes se dá da mesma forma que a de NFe, bastando que:

  • Você cadastre seu certificado digital do tipo A1 ou conecte seu certificado digital do tipo A3 (como você fez no Passo 1);
  • Clique em Consultar!

Vale ressaltar que, para esta operação, tanto a consulta como arquivamento são realizados em uma única etapa então basta clicar em Consultar para ter seus conhecimentos armazenados no Arquivei.

Se você ainda não fez as consultas de Notas Fiscais nem cadastrou seu certificado digital, volte para o Passo 1.

Dica: para visualizar a nota fiscal do produto ao qual o CTe se refere, basta colocar o mouse em cima do CTe e clicar em NFe na barra escura que aparecerá.

Observação importante: como o serviço foi inaugurado no final de Dezembro/2016 pela Secretaria da Fazenda, o sistema deles ainda opera em atrasos e com lentidão, não estando disponíveis no próprio portal da Secretaria da Fazenda todas os CTes emitidos contra seu CNPJ. A equipe Arquivei garante que todo CTe que já estiver disponível no portal da Sefaz no momento de sua consulta será arquivado na sua conta!

Preciso de um certificado digital específico para CTes? Não, o certificado que você usa tanto para emitir notas quanto consultá-las no Arquivei é o mesmo que usará para fazer a consulta de CTes.


Esse artigo te ajudou?

Artigos Relacionados

Comentários

comentários