Módulo de Segurança: como instalar


O Módulo de Segurança Arquivei é um pequeno aplicativo que deve ser instalado em seu computador para que você possa utilizar seu Certificado Digital A3 (cartão/token) no Arquivei.

A instalação do módulo é simples e rápida, e deve ser feita caso você só possua Certificado Digital A3 ou não queira importar seu certificado A1 para o Arquivei.

Se tiver e quiser importar o seu certificado A1, então você pode saber mais acessando a página Certificados Digitais e Agendamentos.

Para começar a instalação, só seguir os passos abaixo.

Vamos lá?

1. Baixar e Instalar o Módulo de Segurança

Para baixar o instalador do módulo, clique no botão

Download do Módulo de Segurança Arquivei

Assim que terminar de baixá-lo, instale o Módulo clicando no arquivo baixado.

2. No Google Chrome, instale também a extensão

Caso você esteja utilizando o navegador Google Chrome, sugerimos que você também instale a extensão:

Extensão para o Google Chrome

3. Verifique o módulo de segurança

Quando você for efetuar uma operação que envolva o Módulo de Segurança, seu navegador pedirá autorização para executá-lo: é necessário que você permite sua execução para poder continuar.

Para verificar se o módulo de segurança está instalado e funciona corretamente no seu computador, clique no botão abaixo. Uma janela deve se abrir com dados sobre a instalação. Caso isso não ocorra, por favor, entre em contato com o suporte.

Verificar Módulo de Segurança Arquivei

 

4. Dê permissão para o módulo ser executado

Quando você for efetuar uma operação que envolva o Módulo de Segurança, seu navegador pedirá autorização para executá-lo: é necessário que você permite sua execução para poder continuar. As imagens abaixo mostram como aparece essa autorização para os diferentes tipos de navegadores:

No Google Chrome:

protocol-chrome

No Mozilla Firefox:

protocol-firefox

No Internet Explorer:

protocol-ie

5. Verifique também o seu Java

No passado, o Arquivei se baseava no plugin Java de seu navegador para poder acessar seu Certificado Digital A3. Entretanto, o navegador Google Chrome, seguido de outros, decidiram por desativar completamente o suporte a esse plug-in.

Portanto, a alternativa foi a criação de um Módulo de Segurança que garante o acesso seguro e conecta seu Certificado Digital à Secretaria da Fazenda, para operações que exigem-no.

Mesmo com o módulo de segurança, o JAVA ainda é necessário para que a conexão com o certificado ocorra. Assim, verifique a versão do seu java para que tudo ocorra corretamente.


Esse artigo te ajudou?

Artigos Relacionados

Comentários

comentários