Primeiros Passos: Certificado Digital & Módulo de Segurança


As operações que envolvem a Secretaria da Fazenda (como Consulta de Novas Notas, por exemplo), exigem que o Certificado Digital da empresa esteja conectado.

O Certificado Digital (e-CNPJ ou Cartão NF-e) pode ser representado por um arquivo (chamado certificado do tipo A1), por um cartão ou um pen drive (certificado do tipo A3).

Este é o mesmo certificado necessário para a emissão de notas – portanto, o computador da sua empresa que emite notas possui o certificado instalado. Caso você não saiba se possui um certificado digital, queira saber como instalar ou tenha outras dúvidas, veja a sessão Sobre Certificados.

Veja como o Arquivei trabalha com cada um dos tipos de certificados:

A. Com Certificado Digital em Arquivo (Tipo A1)

Para o Arquivei, o ideal é que você possua um Certificado Digital do Tipo A1 (o arquivo), pois você pode armazená-lo direto no sistema, possibilitando consultas mais rápidas, agendamento automático de consulta e download de notas e elimina a necessidade de instalar o Módulo de Segurança.

Para isso, você deve:

  1. Acessar a Página de Certificados e Agendamentos do Arquivei
    menu-certificados
  2. Clicar no botão “Escolher Arquivo” e escolher o arquivo do Certificado Digital em seu computador. Caso você não saiba como encontrá-lo, dê uma olhada na sessão Sobre Certificados.
    a1
  3. Digite a senha do certificado no campo “Senha do Certificado”
    tela-selecionar-certificado
  4. Clique em “Enviar Certificado”
  5. Se os dados estiverem corretos, surgirá uma janela pedindo que você escolha as empresas às quais você deseja associar aquele certificado. Dica: CNPJs de mesma raiz compartilham do mesmo certificado.
    selecionar-empresas
  6. Opcional e Indicado: Agendamento das Operações, você configura um horário para que o Arquivei consulte e arquive as notas automaticamente, todos os dias!

Pronto! Este é o cenário ideal. Agora você já pode seguir para o próximo passo para Consultar e Armazenar Notas Fiscais Emitidas para sua Empresa direto da Secretaria da Fazenda.

Caso você possua certificado do tipo A3 ou não queira armazenar seu certificado no Arquivei, continue lendo:

B. Com Certificado Digital em Cartão ou Token (Tipo A3)

Quando seu certificado é o cartão ou token, ou caso você não queira hospedar seu A1 no Arquivei, você terá que observar alguns itens quando for executar consultas e arquivamentos da SEFAZ:

  1. Utilizar o sistema operacional Windows
  2. Ter o Certificado Digital instalado e conectado no computador 
  3. Instalar o Módulo de Segurança Arquivei
  4. Permitir a Execução do Módulo de Segurança
  5. Digitar a senha do Certificado Digital quando pedido

Para saber como instalar o certificado em seu computador, entre em contato com a empresa certificadora responsável por ele.

Se você usa Mac OS, Linux ou outro sistema operacional: você não conseguirá utilizar o Certificado A3, deverá armazenar o Certificado A1 como explicado acima. Saiba mais.

Módulo de Segurança Arquivei

O Módulo de Segurança Arquivei é um pequeno aplicativo que deve ser instalado em seu computador para que você possa utilizar seu Certificado Digital A3 (cartão ou token) no Arquivei.

A instalação do módulo é simples e rápida, e obrigatória caso você só possua Certificado Digital A3 ou não queira importar seu certificado A1 para o Arquivei.

Baixar e Instalar o Módulo de Segurança

Para baixar o instalador do módulo, clique no botão

Download do Módulo de Segurança Arquivei

Assim que terminar de baixá-lo, instale o Módulo clicando no arquivo baixado.

Verificando e Permitindo o Módulo de Segurança

Quando você for efetuar uma operação que envolva o Módulo de Segurança, seu navegador pedirá autorização para executá-lo: é necessário que você permita sua execução para poder continuar.

Para verificar a instalação do Módulo, clique no botão abaixo. Uma janela deve se abrir com dados sobre a instalação. Caso isso não ocorra, por favor, entre em contato com o suporte.

Verificar Módulo de Segurança Arquivei

Caso você já esteja com o Certificado Digital configurado, pode seguir para o próximo passo para Consultar e Armazenar Notas Fiscais Emitidas para sua Empresa direto da Secretaria da Fazenda.


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