Você sabe o que é, qual a importância e como calcular o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) do seu produto e/ou serviço? 👉

O Custo de Mercadoria Vendida é o custo direto necessário para produzir todas as mercadorias ou serviços que serão vendidos por uma empresa, durante um determinado tempo.

E pra que serve o CMV?

O CMV ajuda a descobrir quanto foi lucrado com a transação, considerando todos os custos para produção ou compra de itens para a venda de um produto ou serviço.

Existem dois tipos de Custo de Mercadoria Vendida que podem incorrer em uma empresa: direto e indireto

Direto:

inclui materiais, mão de obra, comissões e outros; são os custos que podem ser rastreados até um produto, serviço ou atividade específica.

Indireto:

inclui despesas gerais, como utilitários, limpeza, material de escritório, aluguel, etc. São custos difíceis de rastrear, porém cruciais para o negócio.

Quer saber mais sobre o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) e como calcular?