Técnicas para aliviar o estresse no escritório - Arquivei
Publicado em

março, 2017

Técnicas para aliviar o estresse no escritório

Não alcançou o resultado determinado em uma ação? Terá que rever todo o planejamento da entrega de relatórios? Não desanime, não se estresse. Conheça técnicas para aliviar a tensão.

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

2017 começa pra valer após o Carnaval. Junto com o novo ano, começam as pressões para que a sua empresa tenha um rendimento superior ao ano anterior mesmo com a crise econômica. O Brasil deste ano promete ser difícil e muito trabalho vem atrelado ao estresse.

Pensando em você, que vai encarar todos os desafios de frente, a Arquivei selecionou algumas técnicas que podem aliviar a pressão de trabalho no seu escritório. Confira.

Organize sua mesa de trabalho

Ninguém trabalha bem olhando bagunça ao redor. Se você é um profissional de contabilidade e utiliza um notebook, evite o acúmulo de papéis ou relatórios nos arredores de sua mesa. Crie um arquivo com pastas para guardar o que for necessário.

Em cima da mesa, preserve o computador portátil, o celular, um relógio e a documentação que você usará ou consultará no dia de trabalho.

E lembre-se sempre: Menos é mais.

Não é fácil eliminar todos os papéis da frente, mas tenha um gaveteiro organizado se for o caso, separe por ordem alfabética e priorize seu tempo.

O Arquivei elimina todas as Notas Fiscais impressas que estão na sua mesa, mantendo todos os XMLs na nuvem prontos para você gerar DANFes e relatórios avançados. Experimente grátis!

Ouça música

Está permitido entrar no YouTube ou ouvir um Spotify para aliviar tensões diante do computador. Só tome cuidado para que as músicas não distraiam você do trabalho principal.
Para te ajudar, criamos uma playlist com algumas músicas indicadas por diversos membros da Arquivei. Aperta o Play e aproveite!

Crie pontos de descanso para os olhos no ambiente corporativo

Um vaso com uma planta que você gosta, um jardim zen japonês ou uma foto da sua namorada ou do seu namorado podem dar leveza ao ambiente. Recordações são uma forma de criar um alívio no ambiente.

Posicione-os na altura do seu olhar quando estiver sentado na frente do notebook. Num momento de tensão na entrega de relatórios ou resultados do mês, é para lá que você deve olhar.

O ambiente de trabalho não precisa concentrar apenas o que se refere ao seu ofício. É importante que ele seja confortável para você passar horas ali.

Tome cuidado apenas para não transformá-lo numa bagunça.

Tenha hobbies

Não estamos falando aqui do que você normalmente responde numa entrevista de emprego. Não são as suas aulas de guitarra, ou o surfe que você pratica toda vez que vai para Praia Grande. É importante ter pelo menos um hobby dentro do seu escritório.

Faça caminhadas ou corrida antes de chegar ao trabalho, para cuidar da sua saúde física. Aproveite ciclovias para pedalar.

Empresas grandes costumam ter massagistas e outros profissionais preocupados com a melhoria da saúde dos colegas. Mas caso a sua não tenha, vá receber uma massagem. Faz bem pra cabeça, vale muito a pena.

Descarregar energia numa atividade desconectada do seu ofício é sempre uma boa opção anti-stress.

Cultive um pensamento fora do padrão sobre seu trabalho

Não alcançou o resultado determinado em uma ação? Terá que rever todo o planejamento da entrega de relatórios? Não desanime.

Uma boa medida de relaxamento é deixar de lado o perfeccionismo e aceitar dados que você não pode mudar. Faz parte da evolução profissional entender que o verdadeiro sucesso não é uma linha reta. Erros acontecem com todos os profissionais, em maior ou menor grau.

O caminho para crescer muitas vezes não é evitar erros, mas encará-los da melhor forma possível. Medite sobre isso.

Faça alongamentos

Arrumou a mesa de trabalho? Colocou objetos para descansar os olhos? Mudou seu pensamento sobre a sua performance? E o hobby?

Depois e fazer tudo isso, aproveite o espaço caso o escritório seja grande. Passou por uma reunião interminável? Tomou bronca numa ligação telefônica?

Deite no chão com a coluna reta e faça exercícios de relaxamento, para evitar dores na coluna. Se o ambiente não estiver muito estressante e você tiver mais tempo, faça abdominais ou flexões. Alongue o corpo. Cuide dele.


Você pode fazer isso sem esforço nenhum de outras pessoas, mas também pode começar a incentivá-las a fazer o mesmo.

Planeje suas férias

Muita gente reclama de anos sem muitos feriados, mas você pode aproveitar as emendas e as datas para ir se planejando com antecedência. Aproveite suas férias para ir a locais que são desconhecidos para você e relaxantes ao mesmo tempo.

Se você tiver um calendário, utilize uma caneta vermelha para assinalar as datas de uma viagem. Caso tenha um caderninho ou uma agenda, liste as atividades que você quer fazer neste período.

Consulte sites de viagens, como Booking.com para verificar hotéis ou mesmo as seções de turismo de revistas e jornais. Bote sua cabeça no modo relaxamento.

Assine a newsletter do Arquivei e mantenha-se atualizado sobre notícias de última hora da Sefaz:

Coma nos horários corretos

Freelancers e profissionais autônomos tendem a errar muito neste quesito, sobretudo se trabalham de casa. Por isso é importante ter um planejamento mínimo para almoçar no horário correto e não esquecer da janta.

Nos momentos de refeição, evite falar sobre trabalho. Não é um assunto proibido, mas é um dos poucos momentos no seu cotidiano que você pode escolher não abordar o tema. Aproveite a ocasião para isso.

Melhore seu relacionamento com colegas

Você é do tipo fechado e “na sua” no trabalho? Não faça isso. Mesmo os introvertidos podem socializar para suavizar o ambiente de trabalho. As maiores demandas de trabalho se resolvem com esforço em equipe e muita conversa.

Não deixe de falar. É importante para evitar o estresse.

Recompense aqueles que estão rendendo bem

A ideia não é estimular somente a competitividade, mas sim mostrar que você se importa com os funcionários caso seja um gestor. Presenteie toda a equipe e reconheça os esforços individuais de cada um. Uma caixa de bombons ou um almoço pode ser uma forma de se fazer isso.


Caso você não seja o chefe,  dê uma lembrancinha de aniversário para o seu colega de trabalho. Bens materiais não são tudo, mas também são válvula de escape no ambiente corporativo.

Leia livros

Seis minutos de leitura podem diminuir seu estresse, seja em livro ou e-book. Não precisa se tornar o maior leitor do escritório, mas selecione obras e assuntos que te interessam em textos. O momento para leitura pode ser o tempo que você passa em transporte público até chegar no trabalho ou mesmo horários específicos que não te ocupam no expediente.

Em certas ocasiões, utilizar o serviço de streaming musical pode te ajudar na concentração de atividades solitárias, abafando os sons externos. Mas responda aos colegas para não deixar de socializar.

Evite substâncias estimulantes e consuma alimentos saudáveis

Café pode ser um estimulante pela manhã, mas seu consumo excessivo pode turvar a mente. A cafeína dos chás também aumenta a ansiedade e o cansaço das atividades. Dose as quantias.

Coma frutas e verduras. Alimentos como laranja, abacate, salmão, amêndoa e espinafre são tranquilizantes. Crie uma dieta balanceada, aliada a exercícios físicos.

O cuidado com a alimentação está ligado aos exercícios físicos, aos hobbies e até ao relacionamento com os colegas no escritório.

Tudo isso contribui para reduzir os níveis de estresse no ambiente corporativo.

Gostou do post? Curta e compartilhe nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter.

Pular para a barra de ferramentas