Relatórios que toda empresa deveria fazer sobre Notas Fiscais - Arquivei
Publicado em

abril, 2017

Relatórios que toda empresa deveria fazer sobre Notas Fiscais

As formas de montar estes gráficos são fundamentais para entender as emissões de documentação e o andamento da empresa.

Contábil



Dados

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Relatórios são de grande ajuda na hora de analisar os resultados da sua equipe contábil, fiscal ou tributária. Por isso, elencamos neste post alguns relatórios sobre notas fiscais que podem ser feitos por qualquer empresa, independente do setor.

As formas de montar estes quadros são fundamentais para entender as emissões de documentação e o andamento da empresa. Saiba como implementar essa prática na sua rotina e entenda como ela pode te ajudar.

Dados das Notas Fiscais que permitem inteligência financeira

A gestão automática de NFes e CTes melhora a organização e diminuição de papéis espalhados pela empresa. É comum que profissionais da área tenham que lidar com milhares dessas notas, o que precisa estar sempre organizado para otimizar o tempo da equipe.

É daí que parte a inteligência que atua nas finanças do seu negócio.

Os documentos eletrônicos ajudam na eliminação da digitação, que reduz os possíveis erros nas informações que eram incluídas manualmente. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) também é um ponto de vantagem, pois assim o grande volume de dados deixa de ficar desorganizado em papéis e passa a ser centralizado eletronicamente.

A inteligência financeira é alcançável justamente através dos dados dessas notas. Isso ocorre porque, nos campos das notas fiscais, é possível obter informações como o valor ICMS sobre cada produto, alíquotas e o código CFOP.

É possível gerar relatórios em Excel com todas as informações das notas que desejar e assim saber o valor total de tributações, produtos, entre outros. Distribuindo essas informações em uma linha do tempo também é possível entender como os preços por unidade, litro ou peso estão variando ao longo dos meses do ano. A mensuração fica mais fácil.

Relatórios com NFes referentes a produtos

Filtrando as NFes recebidas e emitidas é possível avaliar o giro de estoque da sua empresa. O controle de tráfego pode ser levando em consideração o quanto de determinado produto você está comprando e o quanto tem vendido, assim como avaliar a margem de lucro.

NFes recebidas e emitidas visualizadas a partir da plataforma do Arquivei


Nas NFes transportadas você pode levantar os custos que tem com transporte separando por produtos ou categorias de produtos que mais demandam transporte. Além disso ainda pode separar as mercadorias transportadas por fornecedor de transporte para entender quais você mais usa, por custo e por volume de entregas para renegociar contratos num futuro próximo.

Relatórios com NFSes referentes a serviços

NFSes recebidas podem indicar para sua empresa se existe alguma área que está queimando orçamento com serviços caros e recorrentes. Como otimizar isso?

Eles podem ser substituídos por um profissional contratado dentro da empresa para reduzir custos a longo prazo. Além disso, um contrato fixo com uma companhia de serviços que pode cobrar mais barato do que serviços avulsos.

NFSes recebidas e emitidas visualizadas a partir da plataforma do Arquivei


Nas NFSes emitidas, você pode fazer uma curva ABC para entender quais são os serviços prestados mais recorrentes e quais trazem mais receita e lucro para a empresa para ajudar a priorizar o esforço de Marketing para gerar ainda mais demanda para esses serviços.

Dentro do Arquivei, você pode ter essas notas com um clique, desde que elas estejam arquivadas na plataforma. Você  pode integrar o Arquivei com sua contabilidade, emissor e ERPs, sem precisar fazer a relação de todos esses documentos fiscais manualmente.

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Ferramentas facilitadoras do processo

A aplicação de etiquetas personalizadas para distinguir as notas com termos, citações a áreas e unidades da empresa pode ser uma funcionalidade útil para muitas empresas.

Com elas é possível criar segmentações ainda mais avançadas de suas notas além das informações que já existem no XML do documento fiscal. No caso de uma construtora, por exemplo, você pode separar a que obra se refere cada nota, apenas adicionando etiquetas à essas notas.

Com uma plataforma de gestão de documentos fiscais, é possível ter todas as NFes emitidas para o CNPJ da empresa para alavancar os processos. Isso permite tirar muita inteligência competitiva e fiscal, que podem ir muito além das citadas em situações mencionadas neste texto.

Desta forma, é possível acelerar o processo de busca manual para a realização de cálculos para obrigações acessórias. Uma das maiores vantagens de ter todos os arquivos armazenados na nuvem em uma plataforma inteligente, é a conferência SPED com segurança.

Com a certeza de que todos os arquivos vieram automaticamente da Secretaria da Fazenda, acompanhados pela atualização de status de cancelamento e cartas de correção sobre aquela nota, é muito mais fácil realizar a entrega de diversas obrigações fiscais.

Por isso é importante ter a ferramenta Arquivei como facilitadora do processo de criação de gráficos e organização de processos.

Quais são os Relatórios Automáticos em Excel do Arquivei?

Na plataforma do Arquivei você pode gerar basicamente seis relatórios e um extra, que é avançado. Os gráficos são criados a partir da análise dos seus XMLs de NFe, CTe e NFSe.

São três referentes à NFe, dois à CTe e um à NFSe. Eles se diferenciam pela quantidade de filtros que você pode aplicar e pela quantidade de atributos no relatório.

Sobre o Relatório Básico de NFes

Relatório disponível em qualquer plano, ele traz 16 opções de filtragem, que vão das datas, cancelamento, carta de correção até valor e modelo. Você pode acessá-lo diretamente do Painel de Acesso às NFes.

O relatório gerado contém informações das NFes, com as colunas: Chave de acesso, Número, Modelo, Série, Empresa, CNPJ, IE, Emissão, Tipo, Valor, Manifestação, Data Manifestação, Status, NSU, Arquivada e Criada em.

Como o Arquivei está sempre se atualizando, podem existir novidades em sua plataforma que ainda não estão descritas aqui. Assine a nossa newsletter para manter-se sempre atualizado:


 

A respeito do Relatório Avançado de NFes

Relatório Avançado de NFe a partir da plataforma do Arquivei


O relatório avançado de NFes traz mais de 24 de opções de filtragem. De forma restrita, e mais eficiente, você tem acesso a CFOP,  UF de destino e origem, notas de transferência e mais.

Os dados dão maior poder de análise, mostrando os resultados tanto por nota quanto Item a Item, de maneira mais mensurável. São relatórios habilitáveis com o Aplicativo Relatórios Avançados de NFe, disponível na loja de aplicativos para download.

Relatório Avançado de NFes traz opção Item a Item

Relatório Avançado de NFes traz opção Item a Item

A maior efetividade dos relatórios avançados vem da opção de mostrar item a item das notas. Desta forma, é possível gerar um relatório com a descrição completa de todos os produtos que foram vendidos ou comprados num ano.

O documento pode conter informações de CFOP, NCM, CEST, frete, peso, código de barras EAN, ICMS, outros tributos e etc.

Os dados aparecem sobre cada um dos itens.

Caso do Relatório Avançado de NFes Nota a Nota

Esta modalidade revela 56 atributos sobre as NFes, incluindo impostos, fatura, ICMS, COFINS e outras informações.

E o Relatório Básico de CTes?

Com diversas opções de filtros, os relatórios básicos de CTe também estão disponíveis para todos os planos diretamente no Painel de CTes. Este tipo de relatório conta com 26 colunas, revelando dados como Chave de Acesso, Emitente, Tomador e Recebedor, entre outras informações.

Relatório Avançado no caso de CTes

Habilitado com o aplicativo de mesmo nome, os relatórios avançados contam como seis opções de filtros e revelam 44 colunas de informação. Os dados servem como tomador, peso, valor do frete, apólice de seguro, NFe de referência e outros.

Caso do Relatório Básico de NFSe

Relatório Básico de NFSe através da plataforma do Arquivei


As Notas Fiscais de Serviço também marcam presença na plataforma do Arquivei direto do Painel de Acesso às NFSes. O relatório está disponível com nove opções de filtro.

Seu relatório aponta 12 colunas com dados como tributação, cancelamento e mais.

Resumidamente, o que você consegue ao montar os gráficos que toda empresa precisa no Arquivei?

Monitorar e receber notas emitidas para sua empresa: Consultas direto da Secretaria da Fazenda e Prefeituras, com avisos de Cancelamento e Cartas de Correção.

Centralização de todos os documentos fiscais: Gestão otimizada com buscas inteligentes, visualização, envios e mais. O Painel de Gestão de Notas deixa seus XMLs Fiscais sob controle da gestão eletrônica.

Contabilidade Acelerada: Com módulos de conferência que auxiliam a conferência do SPED, Fechamento do Mês num clique e o Painel do Contador, a contabilidade é feita com muito mais velocidade e segurança.

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Encontre o que precisar: São possíveis buscas e filtros por quaisquer conteúdos da nota. Nome do Fornecedor, Código de Barras do Produto e CFOP.

Relatórios num clique: Crie relatórios em Excel com todas as informações das notas, inclusive a nível de produto. Sem digitação de dados necessária.

Informação melhor distribuída: Acesso para todos os departamentos, documentos organizados por tipo, CNPJ, status, com todas as informações facilmente visíveis.

Mais informações do que o esperado: A visualização de notas no Arquivei exibe mais informações do que o regular. 

Venha conhecer o Arquivei e nos dê seu feedback, comece agora mesmo!

Dúvidas? Consulte o Arquivei para saber mais detalhes sobre todos os relatórios disponíveis!

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