5 lições de Game of Thrones para a área contábil - Blog da Arquivei
Publicado em

julho, 2017

Escrito por

Arquivei

5 lições de proatividade que Game of Thrones traz para a área contábil

Se você está em busca de um novo emprego na área contábil ou quer melhorar suas qualidades como líder, é melhor começar a prestar mais atenção às entrelinhas de algumas séries famosas.

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Se você está em busca de um novo emprego na área contábil ou quer melhorar suas qualidades como líder, é melhor começar a prestar mais atenção às entrelinhas de algumas séries famosas.

A tão aclamada Game of Thrones, com uma trama que envolve bastante jogo de poder e intrigas, tem diversas lições de proatividade, por exemplo.

No post de hoje, mostraremos de que forma personagens como Jon Snow, Daenerys Targaryen e Tyrion Lannister transmitem dicas de liderança que podemos assimilar no nosso universo profissional. E, não custa alertar, o artigo pode ter spoilers!

1. Construção de reputação e caráter

É indiscutível a maneira como algumas figuras constroem uma boa reputação ao longo da série. Um ótimo exemplo é Jon Snow, que chega a ser considerado moralmente indiscutível. Suas atitudes e o desapego ao poder o transformaram em modelo de caráter diante de aliados e até mesmo dos inimigos.

Uma frase que resume bem essa lição é de Tyrion Lannister: “Um Lannister sempre paga suas dívidas”. Todas as decisões de Jon, principalmente durante sua liderança na Muralha, foram baseadas em valores morais e palavra.

No mundo contábil, atitudes como essas são entendidas como positivas para a reputação profissional. O cumprimento de promessas, além da demonstração de valores morais e éticos, contribui para a credibilidade e construção do respeito mútuo no ambiente de trabalho.

2. Momentos difíceis e atitude

Ser líder tem bônus e ônus. Em vários momentos, é preciso tomar decisões difíceis e que podem impactar terceiros. Como disse Eddard Stark, “o homem que dá a sentença deve balançar a espada”, fazendo referência à responsabilidade atrelada à liderança.

Essa fala do comandante da casa Stark também pode ser interpretada no sentido de que um bom líder é aquele que conhece como ninguém o setor operacional, coloca a mão na massa junto com a equipe e não fica parado esperando as coisas acontecerem, sentado no trono.  

3. Pensamentos “fora da caixa” para progredir

“Eu não vou parar a roda; eu vou quebrar a roda”, disse Daenerys Targaryen em um dos episódios da série. Essa fala nos leva a refletir sobre a necessidade de mudanças estratégicas quando os resultados não estão sendo atingidos. Um profissional proativo, que busca destaque entre os demais, deve pensar “fora da caixa” e enxergar possíveis soluções até então não cogitadas, mas que têm potencial.

Quer receber matérias como essa? Assine a nossa newsletter agora mesmo:

4. Aliados e uma equipe forte são indispensáveis

Está para nascer um tipo de trabalho em que tudo é resolvido somente por um profissional. Sabemos que desde o planejamento até a execução de qualquer atividade existe uma divisão de tarefas. Então, essa é outra lição que podemos extrair de Game of Thrones: todo líder precisa de aliados e uma boa equipe.

Essa capacidade de agregar bons profissionais é vista também em Daenerys Targaryen. A cada temporada, a personagem consegue novos seguidores e acaba reforçando o seu exército em busca do trono que é seu por direito.

5. É preciso entrar no jogo e se esforçar

Se você não se esforçar, os resultados não aparecerão. Uma frase de Tyrion Lannister, que é um líder extremamente estratégico na trama, diz que “a mente precisa de livros assim como a espada precisa da pedra de amolar para ficar afiada”. Portanto, bons líderes procuram aprender coisas novas o tempo todo, estão atentos e dando o sangue para que os resultados sejam alcançados de maneira satisfatória.

A série, baseada nos livros As Crônicas de Gelo e Fogo, é repleta de significados que podem ser interpretados tanto na nossa vida profissional quanto pessoal. Agora, é só esperar pela sétima temporada de Game of Thrones – com previsão de estreia em julho de 2017 – para conhecer as novas lições de proatividade, os exemplos de liderança, de persuasão, de amor próprio, de identidade e de tantos outros temas.

Você assistiu a todos os episódios? Então nos diga quais outros ensinamentos dessa trama podem ser trazidos para dentro de um escritório contábil. Deixe o seu comentário!

Pular para a barra de ferramentas