Preços do escritório contábil: o que deve envolver o cálculo - Arquivei
Preços do escritório contábil
Publicado em

agosto, 2017

Escrito por

Yasmin Amaral

Preços do escritório contábil: o que deve envolver o cálculo

Quando o assunto é tabela de valores e a avaliação do valor a ser cobrado, existe muito o que levar em consideração, entenda agora.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Quando o assunto é tabela de valores e a avaliação do valor a ser cobrado, existe muito o que levar em consideração, por isso é preciso definir qual será o seu honorário contábil. Se você está com dificuldades para definir seus ganhos ou tem dúvidas sobre como calculá-los, esse post pode te ajudar.

Tabela fixa de honorários contábeis

Por questão de ética, os contabilistas devem seguir as tabelas estipuladas pelos sindicatos estaduais da categoria como piso mínimo. Mas, é preciso ter em mente que o valor a tabela nem sempre cobrirá todos os seus custos é por isso que os valores podem ser tão flexíveis (e que muitas vezes é mais adequado calcular os honorários específicos para certo serviço).

Outras alternativas

Nada impede que você tenha uma tabela pessoal de valores, mas o contexto do serviço que você está prestando e do cliente que você está atendendo podem (e devem) permitir que esses valores sejam mutáveis.

É preciso avaliar o valor a ser cobrado para que essa cobrança seja justa. A proporção de atividades envolvidas em cada caso deve ser levada em conta: do tempo dedicado para a preparação e atualização legal até a adoção de novos softwares.

No caso de uma empresa em que o faturamento caiu, principalmente se for enquadrada no regime tributário de lucro presumido (que tem um número um pouco menor de obrigações acessórias e a contabilidade é menos complexa) deve ser avaliado também o volume do serviço. Se o faturamento caiu, provavelmente o volume de trabalho tenha o mesmo efeito.

Considere todos os seus gastos

Não são somente suas horas trabalhadas, existem seus gastos com energia elétrica e com materiais utilizados, por exemplo. Tudo deve ser somado para avaliar o valor a ser cobrado do cliente.

Além do que é inerente ao serviço que você deve executar, a precificação precisa levar em consideração o investimento que você fez no escritório. Afinal, você precisa pagar a infraestrutura do seu local de trabalho, as despesas de manutenção e tributos, a capacitação dos funcionários.

Também é importante calcular, além do lucro, a arrecadação de capital de reserva para emergências. É claro que você é livre para determinar seus honorários, mas seu preço não pode ser incompatível com o trabalho – nem para você mesmo e nem para o cliente.

Com tantas variáveis que devem ser consideradas, é normal que mesmo profissionais que lidam diariamente com cálculos, como os contabilistas, tenham certa dificuldade em estabelecer os honorários de maneira precisa.

Estabeleça seus honorários

Um bom método para estabelecer honorário é pesquisar ofertas de emprego na sua região para cargos que envolvam sua qualificação profissional e as competências que você desempenha.

A média da pesquisa pode ser usada para fixar seu próprio custo. Quando for calcular o pró-labore não esqueça de levar em consideração 1/12 de 13º e somar 1/12 de férias + 1/3 de férias. Os 8% do FGTS também entram na sua remuneração efetiva.

Como estabelecer os trabalhos extras

Para os trabalhos extras que são próprios do final do exercício, como declarações de rendimento de pessoa jurídica, elaboração de RAIS e da DIRF, declarações contábeis anuais, folha de pagamento do décimo terceiro ou informes de rendimento. O valor dessa cláusula geralmente corresponde ao valor de uma parcela mensal.

Então, não tenha medo: fixe seus de extras com base em sua planilha de honorários contábeis, usando os critérios técnicos que adotar. Se você não cobrar por seus serviços, vai acabar tendo um lucro baixo demais, ou pior, nenhum lucro!

Análise de resultados

Uma vez determinado o preço, é importante analisar a lucratividade da operação. É para isso que serve a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE). Ela apresenta de maneira vertical e resumida o resultado que foi apurado depois de analisar as operações de um determinado período (normalmente, de um ano). Nele estão discriminados:

  • Lucro ou prejuízo operacional, receitas e despesas;
  • O resultado do exercício antes do Imposto de Renda (já com a previsão do imposto);
  • O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o montante por ação do capital social;
  • A receita bruta dos serviços, os abatimentos, as deduções e os impostos;
  • A receita líquida, com o custo dos serviços e o lucro bruto;
  • As despesas financeiras, deduzidas das receitas, e as demais despesas operacionais;
  • As participações de empregados, partes beneficiárias e administradores.

O DRE computa as receitas e rendimentos do período e os custos, encargos e perdas correspondentes a essas receitas.

Para ver modelos explicativos e detalhados, com tudo o que o DRE contém e como ele é calculado, baixe o nosso E-book completo sobre “Como estabelecer preços contábeis”, gratuitamente.

Esse modelo de DRE pode servir de guia para que você monte o modelo da sua empresa. Esse demonstrativo contábil basicamente mostra como se forma o resultado líquido do exercício comparando receitas e despesa. Isso é feito tanto de forma gerencial (com os custos, projeções de crescimento, etc…) quanto de forma fiscal (com as taxas e impostos recolhidos ao longo do ano).

Para continuar atualizado, assine a nossa newsletter:

Como uma plataforma de consulta ajuda a diminuir custos no escritório contábil

A automatização do escritório contábil traz inúmeras vantagens, liberando a equipe de trabalhos manuais, sujeitos a incorreções e retrabalhos, agilizando os processos e melhorando o atendimento aos clientes.

Controle e independência sobre as notas fiscais dos clientes

Uma pesquisa feita com os usuários do Arquivei mostram que, antes de uma solução para consultas automáticas de NFes, colaboradores chegavam a gastar mais de duas horas diariamente atrás de notas. A prática passava a comprometer seus processos e a ausência de um programa capaz de reduzir gargalos se provou necessária.

Isso significa essencialmente perda de dinheiro com tempo dos funcionários lidando com este processo. Para tentar sanar este problema, temos novas soluções automatizadas para a gestão de Notas Fiscais eletrônicas (NFes).

Padronizar a forma como os clientes enviam a documentação dos lançamentos ao escritório de contabilidade auxilia na gestão, agilizando o processo no recebimento da informação e no fechamento contábil.

Com o Arquivei, o contador já consegue visualizar a NFe online do seu cliente automaticamente por conta da integração com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), fazem download dos XMLs e importam no sistema contábil, para a escrituração e apuração dos impostos.

Além de garantir a conformidade com o Fisco, com uma plataforma como o Arquivei o processo de fechamento das obrigações fiscais fica muito mais facilitado, com ganho de tempo e sem retrabalhos.

Com a ferramenta certa é possível gerar o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) muito mais rapidamente e com mais assertividade, fazendo o fechamento do mês de todos os clientes em poucos minutos.

Confira como o Arquivei libera mais tempo para você investir em novos serviços para os clientes atuais e para conquistar novos contratos. Teste gratuitamente!

Pular para a barra de ferramentas