Pokémon GO: 10 fatos sobre John Hanke que podem inspirar sua carreira - Arquivei
Publicado em

setembro, 2016

Pokémon GO: 10 fatos sobre John Hanke que podem inspirar sua carreira

A carreira de John Hanke é inspiradora para qualquer empreendedor, sua passagem pelo Google e a fundação da Niantic fizeram a solidez de seu trabalho.

Notícias e Novidades


Lançado em 6 de julho, Pokémon GO é um fenômeno dos games para celular ao redor do mundo. O jogo já foi mais procurado na internet do que pornografia, chegou a superar o Twitter em tráfego de usuários e fez a Nintendo se valorizar na Bolsa de Valores de Tóquio em quase US$ 10 bilhões.

O homem por trás deste fenômeno chama-se John Hanke, um empreendedor que se formou na Universidade do Texas, em Austin, e fez parte da equipe do Google. Liderando uma startup chamada Niantic Labs, Hanke percorreu um longo caminho até fazer o game bem sucedido dos monstrinhos de bolso gratuito no download para smartphones Android e iOS.

Separamos 10 fatos que mostram que John Hanke pode inspirar a sua carreira.

Ele fez o primeiro jogo online massivo em 96

Hanke é um dos nomes por trás do game Meridian 59 pela 3DO Company. O jogo foi lançado para Windows, era programável e foi um dos primeiros massively multiplayer online role-playing game (MMORPG). Ou seja, era um produto feito para jogar na internet com um grande número de pessoas. Então, a experiência dele com games globais vem de uma experiência de, pelo menos, 20 anos.

Meridian

Mapeamento do mundo em 2000

De olho na tecnologia GPS, ele lançou no ano 2000 a ferramenta Keyhole. Era uma maneira de linkar mapas com fotografias aéreas, criando o primeiro panorama 3D rastreável do mundo.

Em quatro anos, vendeu a tecnologia para a maior empresa do setor

Muita gente sonha em vender sua invenção ao Google. John Hanke conseguiu isso com o Keyhole em apenas quatro anos. Sua tecnologia de GPS conectado deu origem a um dos produtos gratuitos mais utilizados na geolocalização no mundo: O Google Earth. A venda do produto de Hanke permitiu que o executivo trabalhasse dentro da maior empresa de internet com os produtos deste segmento.

Google Earth

Fez uma carreira sólida de seis anos no Google

Com um currículo invejável após a criação do Google Earth, Hanke ainda criou dentro da empresa o Google Street View. Com sua equipe, ele enviou carros ao redor do mundo para melhorar o mapeamento universal dos serviços GPS da empresa. Permaneceu neste cargo entre 2004 e 2010.

Criou uma empresa para retornar aos games

Voltando aos tempos de Meridian 59, John Hanke fundou em 2010 a Niantic Labs, como uma startup com apoio do Google. O nome é uma referência à famosa “Corrida do Ouro” que aconteceu no oeste dos Estados Unidos. Os games criados por sua empresa teriam como base os mapas de Hanke desenvolveu em 10 anos.

Niantic

 

Ingress é o primeiro MMO baseado em mapas

Em 2010, Hanke lançou com a Niantic Labs o jogo online massivo Ingress. Baseado no uso de smartphones com GPS, o game é um embate entre grupos para dominar localizações públicas montando formas geométricas semelhantes. Este projeto seria a base de algo maior.

Ingress

A brincadeira de Primeiro de Abril de 2014

John Hanke juntou forças com o Google, há dois anos, para pregar uma peça nos usuários do Google Maps. Ele colocou Pokémon em localidades da ferramenta online. O jogo casual tornou-se um viral na internet, feito com permissão da Pokémon Company, empresa desenvolvida com a Nintendo. O sucesso desta iniciativa abriu caminho para outro ainda mais expressivo.

Reaproveitamento de ideias

Hanke e sua Niantic decidem, em três anos, utilizar a estrutura do Ingress para pensar um novo game envolvendo Pokémon. Os monstrinhos de bolso ganham seus Pokéstops na mesma localização dos pontos de encontro de Ingress.

Investimento milionário para um jogo campeão

John Hanke recebe um aporte de US$ 25 milhões do Google, da Nintendo, da Pokémon Company e de outros investidores para formar um time de mais de 40 pessoas num projeto ambicioso. O investimento começa em dezembro de 2015 e vai até fevereiro de 2016. O projeto é apresentado na Electronic Entertainment Expo (E3) do ano passado, antes da atuação dos investidores, e ganha o nome de Pokémon GO.

Depois da E3, o sucesso

Pokémon GO é lançado em 6 de julho de 2016 na Austrália e na Nova Zelândia, tornando-se o aplicativo mais baixado em menos de uma semana. Falsificação de sinais GPS e downloads ilegais sobrecarregam os servidores da Niantic, mas o jogo faz sucesso nos Estados Unidos e por onde lança. Chega ao Brasil e até a América Latina em 3 de agosto. O jogo promete ser o maior lançamento para celulares de todos os tempos.

pokemongo1

O que podemos concluir?

A carreira de John Hanke mostra como um empreendedor apagado dos games soube utilizar a tecnologia de mapeamento e GPS para mudar o universo dos jogos eletrônicos. A capacidade de conectar especialidades tão diferentes tornou a trajetória do dono da Niantic Labs única, fora a ousadia na hora de apostar em novos negócios.

Gostou do nosso post sobre Pokémon GO? Increva-se na nossa newsletter e descubra como a Arquivei pode ajudar ainda mais o empreendedor!

Pular para a barra de ferramentas