Planejamento estratégico contábil: 5 passos para executar com sucesso
5 etapas para um planejamento estratégico contábil de sucesso
Publicado em

abril, 2021

Escrito por

Equipe Arquivei

5 etapas para um planejamento estratégico contábil de sucesso

Se você deseja que seu escritório contábil prospere, desenvolver um planejamento estratégico contábil é fundamental. O planejamento estratégico nada mais é que definir uma estratégia geral de como seu negócio terá sucesso.

Contábil
/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Se você deseja que seu escritório contábil prospere, desenvolver um planejamento estratégico contábil é fundamental. O planejamento estratégico nada mais é que definir uma estratégia geral de como seu negócio terá sucesso. 

Ambos os fatores internos e externos são analisados, bem como como todos os fatores vão funcionar juntos. Esses fatores podem incluir sua base de clientes e concorrência, a cultura de sua empresa e os pontos fortes e fracos de sua equipe, entre outros.

O planejamento estratégico geralmente começa com três perguntas:

  • Onde está meu negócio agora?
  • Aonde eu quero chegar?
  • Como vou chegar lá?

A gestão estratégica consiste em gerir o seu negócio para cumprir o plano que definiu em resposta a “Como vou chegar lá?”.

Um planejamento estratégico contábil é desenvolvido para escritórios de contabilidade, pensado em sua rotina, estrutura e objetivos. Mas o resultado final, assim como para outros negócios, é examinar, estruturar e comandar seus objetivos de gerenciamento estratégico.

Portanto, quer você seja o proprietário de uma empresa de contabilidade procurando capitalizar novas oportunidades de mercado ou um contador em ascensão procurando conquistar seu próprio espaço no mercado, considere estas cinco dicas para fazer um planejamento estratégico de sucesso.

Como fazer um planejamento estratégico contábil 

1. Defina objetivos específicos

Com metas precisas, as mudanças ocorrem com mais facilidade. Uma forma de definir muito bem seu objetivo é usando a metodologia Meta SMART.

A meta SMART é a criação de metas para processos, projetos ou negócios que envolvem as 4 primeiras letras da sigla SMART (inteligente ou esperto, em inglês). Dessa forma, a definição de objetivos SMART deve obedecer a 5 critérios: Specific (Específico); Measurable (Mensurável); Attainable (Atingível); Relevant (Relevante); Time based (Temporal).

Vamos explicar melhor:

(S) Específico

Seja específico! O seu objetivo deve ser claro e específico. Caso contrário, você não será capaz de concentrar seus esforços ou se sentir verdadeiramente motivado para alcançá-lo.

(M) Mensurável

Sua meta é quantificável? Por exemplo, supondo que o objetivo seja aumentar a receita do escritório, você pode medir isso pela quantidade de clientes e contratos fechados necessários para tal aumento. Uma meta mensurável permite que você identifique quando exatamente ela foi alcançada, ou seja, o que você deseja como resultado final.

(A) Atingível

O objetivo de uma meta é desafiar e motivar a si mesmo para concluir um trabalho, se você definir sua meta muito alta, isso pode causar estresse e, assim, diminuir a chance de seu alvo estar realmente ao alcance. É importante começar com algo mais realista. Lembre-se que negócios de sucesso não se tornam bem-sucedidos da noite para o dia.

(R) Relevante

Esta etapa é para garantir que sua meta seja importante para você e para a sua equipe. Todos nós precisamos de suporte e assistência para atingir nossos objetivos, mas é importante manter o controle sobre eles. Para criar uma meta relevante é importante olhar os principais números da empresa, como o faturamento, número de clientes e lucro. Assim, uma meta relevante terá impacto direto nesses indicadores.

(T) Temporal

Metas necessitam de prazos. Cada meta precisa de uma data-alvo, para que você tenha um prazo para se concentrar e algo em que trabalhar. Isso ajuda a evitar que as tarefas diárias tenham prioridade sobre suas metas de longo prazo.

2. Desenvolva métricas

Depois de conhecer seus objetivos, é importante criar métricas em seu planejamento estratégico contábil. Por exemplo, se você tem como meta aumentar o faturamento do escritório em 60% até 31 de dezembro de 2021, talvez se esforce para aumentar o número de contratos e clientes a cada trimestre. Esses tipos de métricas são necessárias à medida que você mede o progresso em direção aos seus objetivos. Elas também ajudam a ver onde ajustes precisam ser feitos ou onde é necessário mais foco.

3. Organize sua equipe

É muito importante organizar sua equipe para atingir objetivos específicos. As equipes devem ser equilibradas, principalmente do ponto de vista do estilo de trabalho, e cada membro deve saber sua função e pelo que é responsável.

Se você está construindo um plano de crescimento pessoal, esta etapa ainda é válida. Em vez de “equipe”, pense em pessoas que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos de carreira (ou seja, um mentor, líderes na profissão, etc.)

4. Use estratégias de marketing

Quando se trata de objetivos de crescimento para toda a empresa, os métodos para atrair clientes são uma parte importante do plano geral. Identifique o seu público-alvo e decida as formas de melhor alcançá-lo. Use métricas para entender em quais táticas de marketing vale a pena gastar tempo e dinheiro, e quais não. Quando se trata de seus próprios objetivos pessoais, pense nesta etapa como um “marketing” de si mesmo. Aumente sua rede, participe de eventos do setor e torne-se ativo na comunidade contábil.

5. Reúna e aplique feedbacks

Quando se trabalha a partir de um planejamento estratégico contábil, certifique-se de criar mecanismos de feedback, seja de clientes, membros da equipe ou da gerência. Analisar as opiniões sobre como o plano está se desenvolvendo ajuda a identificar onde há deve haver alterações em seu plano quando e onde forem necessárias.

Conclusão

Dedicar tempo para desenvolver um plano estratégico abrangente é o que abre o caminho para uma execução bem-sucedida. Pois, com um plano estratégico eficaz, você garantirá que estará no caminho certo para cumprir – e possivelmente superar – seus objetivos. Entre os fatores a serem considerados no desenho do processo estão o nível de maturidade da organização, a experiência de sua equipe de gestão e o prazo desejado para seu desenvolvimento e implementação. Lembre-se que o planejamento estratégico tem o poder de transformar sua organização.

Para ajudar a estabelecer metas e fazer crescer seu negócio confira o nosso conteúdo sobre 5 ferramentas de gestão para turbinar seu negócio e qualificação de leads

E para facilitar a  sua rotina contábil e estar sempre em dia com as suas obrigações, experimente o Arquivei, o software que realiza a gestão de notas fiscais de um jeito muito mais fácil, permitindo a consulta de NFe diretamente do site da Sefaz e muito mais!