Desenvolvido e comercializado pela Totvs, gigante brasileira da tecnologia, o Protheus é um sistema de gestão empresarial (ERP) com diversas funcionalidades, como finanças, estoque, RH, vendas, compras, entre outros. 

Mas apesar da conveniência, o processo de emitir um pedido de compra no sistema pode ser complexo e confuso para muitos usuários. 

Para esclarecer as principais dúvidas e perguntas relacionadas a um pedido de compra no Protheus, criamos este guia FAQ de perguntas frequentes. Aqui, descubra os principais aspectos e veja instruções detalhadas, explicações e insights valiosos sobre a ferramenta. Confira!

O que é um pedido de compra?

Toda empresa precisa de insumos para manter sua operação. Logo, é necessário adquiri-los no mercado, o que deve ser feito por meio de uma solicitação formal para fins de organização, responsabilidade e transparência. 

Assim, o pedido de compra é um documento comercial emitido por um comprador a um vendedor, indicando os tipos, quantidade, prazos e preços acordados para produtos ou serviços que a empresa compradora deseja adquirir.

Logo, trata-se de um documento que fornece um registro detalhado da transação entre o comprador e o vendedor. 

Como fazer um pedido de compra no Protheus?

Para emitir um pedido de compra no Protheus, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o módulo Compras no Protheus;
  2. Navegue até o menu de Pedidos ➜ Pedido de Compras;
  3. Clique em “Incluir” para inserir um novo pedido de compra;
  4. Forneça as informações necessárias, como o fornecedor, condições de pagamento, quantidade e outros detalhes relevantes;
  5. Após o preenchimento, clique no botão superior direito “Salvar”.

Esse é o passo a passo simples de um pedido de compras no Protheus, mas você também pode gerar este documento vinculado com uma solicitação de compras que já esteja criada no ERP. Para isso, antes de salvar acesse o botão “Outras Ações ➜ Solicit.”.

Para vincular o pedido de compras com um documento de entrada recebido, o mais recomendado é possuir um software de automação como a Arquivei. Deste modo, os XMLs são importados de forma automática no ERP e vinculados ao pedido de compras.

Legenda do pedido de compra Protheus

Dentro do Protheus, na lista de compras, os itens são identificados por pequenas bolinhas coloridas à esquerda da tela. Cada cor possui um significado e indica um status para aquela compra. Compreender seus significados é essencial para interpretar corretamente as informações no sistema.

Nesse sentido, ao fazer um pedido de compra Protheus, você vai se deparar com as seguintes cores:

  • Bola Verde: indica que o pedido de compra está aberto e pendente;
  • Bola Amarela: representa um pedido de compra parcialmente recebido;
  • Bola Vermelha: sinaliza um pedido de compra totalmente recebido;
  • Bola Laranja: demonstra um pedido de compra com recebimento ou processo pendente;
  • Bola Azul: simboliza um pedido de compra cancelado;
  • Bola Cinza: caracteriza um pedido de compra fechado ou arquivado.

Quais são as tabelas de pedido de compras?

No Protheus, o módulo de pedido de compra interage com várias tabelas, armazenando e organizando informações críticas relacionadas ao processo de compras. Essas tabelas ajudam a gerenciar a criação, rastreamento e monitoramento de pedidos de compra. 

Algumas das tabelas essenciais de pedido de compra Protheus incluem:

  • SB1: Tabela de Cabeçalho de Pedido de Compra;
  • SB2: Tabela de Itens de Pedido de Compra;
  • SB3: Tabela de Despesas Adicionais de Pedido de Compra;
  • SB5: Tabela de Fornecedores de Pedido de Compra;
  • SB6: Tabela de Condições de Pagamento de Pedido de Compra.

➜ Leia também: tipos de condição de pagamento Protheus e como cadastrar

Como vincular pedido de compra e documento de entrada?

Vincular o pedido de compra e o documento fiscal recebido é crucial para manter registros precisos e atualizados. Se feito manualmente, pode ser trabalhoso, mas, no Protheus, esse vínculo pode ser automatizado usando softwares especializados, como é o caso da Arquivei

Essa automação elimina a necessidade de entrada manual de dados e reduz o risco de erros ou discrepâncias entre o pedido de compra e o documento de entrada. Com o pedido de compra e a nota fiscal recebida vinculados de forma contínua, é possível garantir registros financeiros precisos.

Conclusão

Como vimos, o Protheus é um sistema completo e abrangente, e o módulo de compras permite agilizar as atividades, tornando o processo mais efetivo e contribuindo para aprimorar a eficiência geral da organização.

O pedido de compras no Protheus pode ser feito de forma simples e manual, mas também é possível vincular à uma solicitação de compras previamente preenchida. A nota fiscal eletrônica também pode ser vinculada ao pedido de compra, mas nesse caso, o ideal é contar com um software que automatize o processo, como a Arquivei.

Quer agilizar ainda mais seus processos com o ERP Protheus? Conheça as vantagens da integração entre a Arquivei e o Protheus!

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Escrito por Arquivei

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