Para que serve o organograma de uma empresa? - Blog | Arquivei
Publicado em

janeiro, 2017

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Para que serve o organograma de uma empresa?

Organogramas são as representações gráficas da estrutura hierárquica de uma empresa que indicam o nível de organização e atividades da mesma. Saiba mais!

Gestão de Empresas


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O organograma de uma empresa é parte de sua organização estratégica, pois ele é importante para definir responsabilidades e limites, clarificando a cadeia hierárquica geral. Por meio dessa ferramenta, uma empresa, de qualquer porte, promove a visualização de sua organização a todos os seus colaboradores e parceiros.

Sua empresa já possui um organograma elaborado? Saiba por que e como preparar essa importante ferramenta administrativa para sua empresa.

Qual o objetivo de se fazer um organograma empresarial?

O organograma empresarial serve para representar a estrutura dos diferentes tipos de empresa e seu funcionamento hierárquico. Nas pequenas e médias empresas, essa estrutura é conhecida por todos, não havendo, na maioria das vezes, necessidade de se elaborar um organograma gráfico da empresa.

Nas empresas de maior porte, no entanto, essa ferramenta é de extrema importância, para que todos entendam como a empresa funciona administrativamente.

O organograma de qualquer empresa é montado por meio de formatos gráficos, geralmente quadrados ou retângulos, com cada figura representando um cargo dentro da empresa. Ele não deve apresentar nomes, já que são os cargos que importam dentro de estrutura administrativa. Quando houver uma equipe, por exemplo, coloca-se o nome da equipe, e não o das pessoas que a compõem.

As linhas no organograma de uma empresa separam e mostram os níveis de hierarquia na administração da empresa, tornando mais fácil entender quem é subordinado a quem nessa estrutura.

Que facilidade ele traz para a gestão da empresa?

O organograma empresarial, como mostra a estrutura administrativa da empresa, ajuda a simplificar o funcionamento e a fazer com que todos saibam a quem devem se reportar, diante de qualquer problema, ou prestar contas de suas obrigações.

Nele, devem ser definidos todos os níveis hierárquicos da equipe de colaboradores, mostrando cada setor abaixo de sua própria estrutura e representando, assim, de modo gráfico como é distribuída a organização dos cargos.

Essa distribuição deve ser feita desde a gerência ou diretoria até os cargos mais baixos hierarquicamente, definindo quem deve responder a quem em relação aos processos operacionais e administrativos.

Como determinar o melhor tipo de organograma empresarial?

Determinar o melhor tipo de organograma para uma empresa depende da forma como ela é administrada. Existem diversos modelos que podem ser adaptados para cada tipo de administração, possibilitando sua aplicação conforme a necessidade.

1. Organograma vertical

O modelo mais comum de organograma empresarial é o vertical, utilizado para mostrar a hierarquia de cima para baixo. Nesse modelo, a diretoria está no mais alto nível, enquanto que os subordinados são inseridos nas figuras que vêm abaixo.

No organograma vertical, temos uma situação mais comum e tradicional, seguindo uma linha hierárquica de forma mais rígida. Assim, quanto maior for a autonomia e a responsabilidade exigidas para cada cargo ou setor, mais alta deve estar a sua posição na representação. A interligação é feita de cima para baixo, podendo haver alguma, também, entre os diversos cargos ou setores, de acordo com a realidade administrativa da empresa.

Por exemplo, no organograma empresarial vertical, o presidente vai ocupar a posição mais alta, tendo como subordinados os diretores comercial, administrativo e de produção, que, por sua vez, terão subordinados os gerentes, e assim por diante.

2. Organograma circular ou radial

Nesse modelo de organograma empresarial, também é apresentada a hierarquia, embora de forma mais suave, colocando-se os cargos lado a lado. O circular ou radial começa no centro, com a gerência e a diretoria, espalhando-se pelos lados os cargos diretamente ligados.

O organograma circular ou radial não tem a preocupação de mostrar a estrutura hierárquica, sugerindo mais a ideia de uma colaboração entre os profissionais, com a participação entre as áreas, que são representadas em círculos concêntricos.

Esse tipo de organograma é o mais usado em empresas modernas, ressaltando a importância do trabalho em equipe e do contato de clientes com os setores da empresa ou com a direção.

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3. Organograma funcional

O modelo de organograma funcional possui muitas semelhanças como organograma vertical, embora, em vez de representar as relações de trabalho de forma hierárquica, ele traz as relações funcionais dentro da organização.

O organograma empresarial funcional é o mais racional entre todos os modelos.

4. Organograma matricial

No organograma empresarial matricial, temos uma estrutura semelhante ao organograma tradicional. Entretanto, ele é aplicado para representar a estrutura de empresas que não mantêm uma definição clara das unidades funcionais, e sim dos grupos de trabalho, que podem ser temporários.

Assim, o organograma matricial oferece maior flexibilidade, enquadrando-se nos modelos de empresas com estrutura dinâmica e mutável, como aquelas de consultoria, engenharia e outras, orientadas para projetos.

5. Organograma linear de responsabilidade

No organograma linear, temos um modelo diferente, representando a relação entre os cargos e a execução de suas respectivas tarefas. A sua estrutura pode ser mais complexa, em razão da variedade de rotinas existentes dentro da empresa.

No entanto, depois de montado, ele permite uma análise mais objetiva da estrutura da empresa. Esse é um modelo de organograma mais adequado a empresas com estrutura formal e rígida, onde cada profissional executa estritamente sua responsabilidade, dando pouca margem à criatividade e à inovação.

6. Organograma em barras

No organograma em barras ou em retângulos, os cargos são distribuídos através da utilização de barras com tamanhos diferentes e proporcionais à importância e à autoridade de cada cargo.

É um organograma pouco utilizado, já que não permite a visualização das relações entre os órgãos, apresentando apenas o nível de hierarquia, ou seja, quanto mais alto o cargo, mais alto e maior também é o retângulo ou barra.

Como montar um organograma empresarial?

O organograma de uma empresa deve ser elaborado representando o seu funcionamento, o que demanda conhecimento da sua situação administrativa. Veja, a seguir, os passos necessários para sua elaboração:

  1. Separar as funções de todos os funcionários da empresa, lembrando que pode haver a ocorrência de uma mesma pessoa assumir cargos diferentes;
  2. Indicar desde o comando até o cargo mais baixo na hierarquia, separando cada nível com cores diferentes para facilitar a visualização;
  3. Oficializar o organograma na empresa, distribuindo-o entre os setores e o deixando em local visível para todos os colaboradores da empresa.

É preciso lembrar a todos que o organograma não é uma ferramenta de controle, mas sim a representação da gestão administrativa e do fluxo de processos dentro da organização.

O organograma empresarial é uma ferramenta necessária em toda e qualquer organização, apresentando sua estrutura e deixando claro — não só aos empregados, como também aos clientes, fornecedores e parceiros — como é montada a sua estrutura administrativa.

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