O que é Balanced Scorecard e por que aplicá-lo na sua empresa? - Arquivei
Publicado em

setembro, 2016

Escrito por

Arquivei

O que é Balanced Scorecard e por que aplicá-lo na sua empresa?

O diferencial do BSC é que ele leva em conta muito mais do que informações econômicas ou financeiras, avalia a gestão estratégica das empresas até o seu efetivo desempenho de mercado.

Financeiro


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O Balanced ScoreCard, ou BSC, é uma metodologia de gestão de desempenho que é traduzida como Indicadores Balanceados de Desempenho, criado em 1992 pelos professores Robert Kaplan e David Norton,  da Harvard Business School. Desde então, vem sendo aplicado, mundialmente, em inúmeras organizações do setor privado, público e em organizações não governamentais.

De acordo com os seus criadores, “no Balanced ScoreCard a comunicação se dá por meio de uma estrutura lógica, baseada no gerenciamento das metas estabelecidas, possibilitando aos gestores realocar recursos físicos, financeiros e humanos, a fim de alcançar os objetivos estratégicos. Mais que uma ferramenta de mensuração de desempenho, o BSC é um tradutor da estratégia e comunicador de desempenho”.

Estudos indicam que cerca de 50% das empresas da lista Fortune 1000 utilizam o Balanced ScoreCard nos Estados Unidos, enquanto na Europa tal percentual oscila entre 40% e 45%. Não por acaso, a metodologia foi eleita pela renomada revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.

Não há dados globais do uso do BSC no Brasil, porém, muitas organizações são conhecidas por utilizá-lo, conforme salienta o especialista Cristian Menezes. Entre elas, podem-se destacar a Alcoa, Aracruz, Camargo Corrêa, Eletrosul, Suzano, Gerdau, Oxiteno, Petrobras. Não se trata, no entanto, de uma metodologia que se aplica somente a grandes empresas. Pelo contrário, como é possível constatar em dois exemplos dados, no final deste post.

Como funciona

Essa visão integrada e balanceada da empresa permite visualizar claramente a estratégia da empresa, por meio de quatro perspectivas, que são os objetivos estratégicos da gestão: 1) econômico-financeira; 2) mercadológica; 3) processos internos; 4) inovação. O BSC trata tais perspectivas como relacionadas entre si, ou seja, todas carregam uma relação de causa e efeito.

Isso não significa que os resultados econômico-financeiros não sejam importantes, entretanto, na concepção do BSC, o real desempenho de uma empresa deve integrar outras avaliações, tais como desempenho de processos internos e de pessoas (produtividade), desempenho da atual tecnologia (inovação) e desempenho de mercado (setor). Sabemos que esses são os ativos intangíveis da corporação e que, juntos, dão sustentação ao empreendimento.

Como se vê, o diferencial do BSC é que, para medir o sucesso de uma empresa, ele leva em conta muito mais do que informações econômicas ou financeiras, avalia a gestão estratégica das empresas, acompanhando a gestão desde o planejamento até seu efetivo desempenho de mercado.

Do ponto de vista prático, em um projeto BSC, parte-se de umMapa Estratégico enunciando, de forma cristalina, qual é a real Estratégia da empresa, assim como definindo os Objetivos vinculados entre si e distribuídos nas quatro dimensões mencionadas anteriormente.

Cada objetivo conterá de um a dois indicadores, com metas e planos de ação associados a cada um deles.Desta maneira, será possível gerenciar a estratégia de forma integrada, assegurando que toda a organização visualize e reúna esforços em direção à sua estratégia central. Se não se enxerga a estratégia com clareza, não há como reunir os esforços de todos.

Exemplos de BSC

Acompanhe abaixo, dois exemplos hipotéticos de projetos BSC que se aplicam a empresas de porte pequeno e médio:

1)BSC – Mapa estratégico de empresa de e-commerce

OBJETIVOS METAS INDICADORES INICIATIVAS
Perspectiva Financeira: Aumentar vendas e diminuir custos Aumentar em 15% as vendas líquidas e diminuir em 10% o custo operacional Demonstrativos financeiros Negociar com fornecedores
Perspectiva do Cliente: Ser referência por variedade de produtos Aumentar em 15% o lançamento de novos produtos a cada trimestre Número de novos produtos lançados por trimestre Criar comitê de inovação e desenvolvimento
Perspectiva de processos internos: Ser capaz de desenvolver novos produtos constantemente Iniciar ao menos 5 projetos de desenvolvimento de novos produtos a cada mês Relatórios de projetos de inovação Adquirir software específico para o gerenciamento do desenvolvimento de produtos
Perspectiva de Aprendizado e crescimento: Ter equipe extremamente capacitada no desenvolvimento de produtos Ter ao menos 2 profissionais com mestrado na área Número de profissionais de empresas com diploma de mestrado na área Selecionar um funcionário para receber bolsa de mestrado e contratar outro com mestrado na área

2)BSC – Mapa Estratégico de cervejaria artesanal

OBJETIVOS METAS INDICADORES INICIATIVAS
Perspectiva Financeira: Aumentar receitas Aumentar em 10% a receita líquida Demonstrativos financeiros Desenvolver novas políticas de crédito para os distribuidores
Perspectiva do Cliente: Contar com um ticket médio alto Aumentar o valor de cada compra em 15%, em média Valor das notas fiscais de cada venda individual Melhorar o mix de produtos e criar combos de ofertas
Perspectiva de processos internos: Oferecer diversas opções de canais de vendas Transferir ao menos 30% das vendas para novos canais de vendas % de vendas por canal Implementar telemarketing e implementar loja virtual
Perspectiva de Aprendizado e crescimento: Contar com força de vendas capacitada Treinar 100% da equipe de vendas Número de certificados adquiridos pela equipe Desenvolver parceria com empresa de cursos online

Que tal você achou da metodologia BSC? Com certeza pode ajudar na sua elaboração de estratégia e, principalmente, a conquistá-la. Acompanhe nossos posts pelo endereço www.arquivei.com.br/blog

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