O que é a TI Verde? Entenda como isso pode valorizar o ativo da empresa - Arquivei
Publicado em

agosto, 2016

Escrito por

Yasmin Amaral

O que é a TI Verde? Entenda como isso pode valorizar o ativo da empresa

Inteligência sobre descarte e redução do número de hardwares antigos, que consomem muita energia, pode te ajudar até mesmo a conquistar clientes.

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Certamente você já ouviu falar em TI Verde, uma expressão que mais e mais tem sido usada no meio empresarial. Neste post, vamos mostrar o que a TI Verde tem a ver com o seu escritório contábil e, obviamente, com a gestão das empresas modernas.

A TI Verde pode ser considerada uma resposta dos fabricantes de tecnologia da informação (TI), cuja produção exige insumos que agridem o ser humano e o meio ambiente, para amenizar o impacto causado, uma vez que a sociedade atual demanda uma produção que seja sustentável.

Dessa forma, a TI Verde carrega em si o conceito de preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Inicialmente, o tema abordava de forma predominante o consumo eficiente de energia no setor de informática. Atualmente, porém, essa discussão é bem mais ampla, alcançando empresas dos mais diversos setores, conscientizadas da importância da incorporação da sustentabilidade em suas atividades corporativas. Entre as pioneiras no Brasil, podemos citar a Natura, a Unilever, Cemig e Laboratório Fleury.

Valorização dos ativos

O gerenciamento de ativos, com base em critérios verdes, ou seja, em sustentabilidade, é uma tendência mundial e não poderia ser diferente no Brasil. E é precisamente nesse aspecto que a sua parceria com os empresários, no sentido de aumentar a valorização de seus ativos, torna-se de importância vital. Como entraram novos fatores para o cálculo do custo dos ativos, baseados na  sustentabilidade, você precisa se familiarizar com eles para poder auxiliar os empreendedores a otimizar a sua gestão.

Atualmente, por exemplo, é necessário considerar a quantidade de gases tóxicos que a empresa gera, bem como a eficiência com que consome eletricidade e o quanto se empenha em praticar um descarte de material de forma correta. O uso de sistemas de processamento automatizado, por exemplo, pode reduzir o número de equipamentos de hardware antigos, que consomem muita energia. Pense nisso quando estiver falando com o seu cliente.

De acordo com pesquisa da Symantec Corp, a TI Verde pode ser considerada uma realidade no planejamento estratégico dos fabricantes da área de informática. Nada menos do que 45% dos executivos entrevistados sobre o tema responderam que adotam iniciativas baseadas nos conceitos de TI Verde, visando especialmente a diminuição de consumo energético e a redução de custos com resfriamento de equipamentos de hardware.

ISE no Brasil

Não pense que a TI Verde ou os conceitos de sustentabilidade já incorporados pelo mundo empresarial são realidade distante. Desde 2005, foi criado no Brasil o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), cujo objetivo é estimular um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade ética das corporações.

Financiado pela International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, o modelo metodológico do ISE é de responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).

Por outro lado o cálculo do índice bem como sua aplicação às empresas no tocante às práticas de sustentabilidade são liderados pela Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA) por meio de um conselho permanente (CISE) do qual participam mais 10 instituições corporativas empresariais, ambientais, financeiras e governamentais como: IFC, Abrapp, Anbima, Apimec, Ethos, IBGC, Ibracon, GIFE, Pnuma e Ministério do Meio Ambiente.

Viu como os aspectos de gestão de sustentabilidade estão valorizando as empresas? Fique atento para orientar seu cliente sobre essa importância crescente, inclusive valorizando os ativos da organização!

Pular para a barra de ferramentas