Lidar com montanhas de papéis, preencher planilhas complexas e realizar processos manuais demorados é coisa do passado. O uso de um sistema de gestão empresarial, também conhecido como ERP, otimiza o trabalho administrativo e ainda pode aumentar a eficiência e lucratividade de um negócio!

E entre as soluções de gestão mais conhecidas do mercado está o Oracle ERP, que reúne, em um único sistema, todos os processos empresariais. E tudo isso por meio de diversos módulos, que funcionam como peças que podem ser encaixadas no sistema principal para ampliar as funções do sistema e dar mais poder às organizações.

Neste conteúdo, você vai conhecer os principais módulos do Oracle ERP, suas principais funções e como potencializar ainda mais o uso desse sistema de gestão no seu negócio. Boa leitura!

Quais são os módulos do Oracle ERP?

Como a maioria dos ERPs disponíveis no mercado, o Oracle ERP conta com diferentes módulos, cada um responsável por ajudar na gestão de uma área da empresa e tornar os seus processos mais inteligentes. Ele conta com módulos de finanças, contabilidade, aquisições, gerenciamento de cadeia de suprimentos e muito mais.

Juntas, essas soluções permitem administrar um negócio de maneira totalmente integrada e em um só sistema, desde acompanhar as finanças da empresa, otimizar a gestão de projetos, gerenciar os fornecedores, gerar relatórios fiscais e muito mais.

Confira, abaixo, os principais módulos do Oracle ERP e como eles funcionam.

Módulo de Gerenciamento Financeiro

Não é segredo que, para manter a saúde e lucratividade de um negócio, é fundamental ter um panorama completo das finanças da empresa e elaborar um planejamento sustentável.

O módulo de Gerenciamento Financeiro do Oracle ERP, conhecido como Fusion Cloud Financials, rastreia contas a pagar e a receber e auxilia na administração do razão-geral, oferecendo uma visão clara de sua situação financeira atual e futura do negócio. Esse módulo também é responsável pela geração e armazenamento de balanços, comprovantes de pagamento e outros documentos financeiros essenciais.

Nesse sentido, a automação é um recurso fundamental. O módulo de Gerenciamento Financeiro do Oracle ERP automatiza diversas tarefas, como faturamento, pagamento de fornecedores, controle de despesas, gerenciamento de ativos e contabilidade de joint venture, entre outras funções. Por exemplo, a automação do gerenciamento de caixa facilita a análise de transações em dinheiro e aprimora as previsões de fluxo de caixa.

Tudo isso permite que sua equipe de contabilidade encerre os livros contábeis mais rapidamente, às vezes economizando mais de uma semana, ao mesmo tempo em que segue rigorosamente as normas de reconhecimento de receita. A automação dos balanços oferece dados quase em tempo real, proporcionando uma visão mais precisa da posição financeira da empresa.

Módulo de Project Management

O módulo de Project Management do Oracle ERP aprimora a gestão de projetos por meio de ferramentas de visualização compartilhada que auxiliam no acompanhamento de cronogramas, orçamentos e recursos.

Por exemplo, é possível visualizar múltiplos planos de projeto em uma única tela, permitindo a alocação e realocação de recursos de forma eficiente. Você pode formar a equipe de projeto ideal utilizando filtros de pesquisa por função do colaborador, habilidades e localização. Além disso, é possível gerenciar orçamentos de maneira mais eficaz ao padronizar o monitoramento de custos em toda a empresa. Ferramentas avançadas de gestão de projetos também otimizam o fluxo de caixa, automatizando faturas de clientes e o faturamento de projetos.

O uso do módulo de Project Management é um diferencial em setores com projetos intensivos, como construção e manufatura. Quando implementado corretamente, ajuda a garantir a conclusão pontual dos projetos, monitorar e controlar os custos, melhorar a precisão das estimativas e custos baseados em serviços, e otimizar o uso de pessoal e equipamentos.

Módulo de Procurement

O módulo de Procurement do Oracle ERP aprimora sua capacidade de obter os produtos ou materiais necessários para a fabricação ou venda de mercadorias. Ele facilita a automação, rastreamento e análise de cotações, além de auxiliar na elaboração e envio de pedidos de compra.

E com uma lista de fornecedores aprovados, o módulo pode automatizar a compra de itens específicos, acelerando o processo, assegurando gastos adequados, fortalecendo o relacionamento com fornecedores e, por fim, aumentando a lucratividade da empresa.

O módulo também simplifica todo o processo de compras, bem como a gestão de gastos e compras diretas de materiais e serviços. Utilizando dados em tempo real para negociações com fornecedores e atribuição de contratos, ele também pode encontrar maneiras de consolidar seu poder de compra, garantindo o menor custo possível e minimizando interrupções no fornecimento.

Módulo de Gestão de Risco e Conformidade

O módulo de Gestão de Risco e Conformidade  (GRC) do Oracle ERP utiliza inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina para aprimorar os controles financeiros. Isso permite que as equipes evitem vazamentos de recursos, atendam às demandas de auditoria e se protejam contra riscos emergentes E tudo isso enquanto economizam horas de trabalho manual.

Com os recursos disponíveis nesse módulo, é possível manter a conformidade automatizando processos, como relatórios de segregação de funções (SoD), além de conceder e controlar o acesso dos usuários.

A automação também agiliza as transações de auditoria, permitindo a rápida identificação de fraudes, erros e violações de políticas. Além disso, otimiza fluxos de trabalho relacionados à auditoria e conformidade com a Lei Sarbanes-Oxley (SOX), gestão de riscos e planejamento de continuidade de negócios.

Módulo de Enterprise Performance Management (EPM)

O módulo de Enterprise Performance Management (EPM) do Oracle ERP otimiza os processos relacionados ao planejamento de negócios, orçamento, previsão e relatórios de desempenho da empresa. Esse módulo permite o planejamento integrado, substituindo a abordagem fragmentada do passado, oferecendo uma visão unificada das áreas financeira, operacional e de negócios.

A automação é uma característica central do módulo, acelerando a geração de relatórios financeiros. Além disso, por meio de modelagem de cenários e planejamento de longo prazo, o EPM do Oracle ERP aprofunda a compreensão dos custos e da lucratividade da empresa. Ele também contribui para atingir metas de receita e simplifica a reconciliação de contas e os relatórios fiscais.

Módulo de Análise Avançada de ERP

Por fim, o módulo de Análise Avançada de ERP do Oracle ERP oferece suporte aos profissionais de finanças, compras e gerenciamento de projetos. Sua função é proporcionar insights valiosos para otimizar a lucratividade, gerenciar o capital de giro com eficiência e controlar as despesas comerciais.

Por meio da Análise Avançada de ERP, é possível obter uma visão abrangente da lucratividade, agilizar o processo de cobrança e melhorar o fluxo de caixa. Além disso, o módulo aprimora o gerenciamento das contas a pagar, permitindo que as equipes financeiras monitorem os valores devidos aos fornecedores, tanto dentro dos prazos quanto em atraso. Essa funcionalidade também ajuda a identificar oportunidades de economia e a mitigar riscos financeiros, garantindo a conformidade com as políticas de despesas.

Como potencializar o uso do Oracle na sua empresa

Para maximizar ainda mais as funcionalidades dos módulos do Oracle ERP, conte com a Arquivei! Com a Conexão Oracle, você não apenas automatiza o lançamento de documentos fiscais, mas também garante a segurança nas conferências.

A integração do Oracle ERP com a Arquivei oferece diversos benefícios:

  • Realização do cruzamento de informações entre documentos fiscais, pedidos de compra e cadastros no SAP para validação e conferência.
  • Acesso às NFSes de todas as prefeituras do Brasil.
  • Automação da entrada de NFes, NFSes e CTes no seu ERP.
  • Detecção ágil de erros e inconsistências, evitando penalidades para o seu negócio.
  • Otimização do tempo gasto com tarefas fiscais em até 85%.
  • Economia ao evitar multas e despesas decorrentes de erros manuais.
  • Aumento da produtividade da sua equipe, eliminando tarefas manuais repetitivas.

Quer transformar a realidade fiscal do seu negócio, ter mais tempo para decisões estratégicas e criar uma rotina focada no crescimento? Fale com um dos nossos especialistas e alcance o compliance fiscal com facilidade, sem gastos desnecessários.

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Arquivei

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor